O que é WAN?

Wide Area Network ou WAN trata-se de uma rede de longa distância. Ou seja, nada mais é do que uma maneira de ligar várias redes locais que estejam distantes umas das outras, possibilitando a comunicação entre si.

Para que se faça entender de forma mais clara, podemos utilizar como exemplo a internet. A internet é pode ser considerada uma espécie de WAN sendo, inclusive, a maior do mundo. Isso porque, é ela quem proporciona a conexão de redes locais (LANs).

As LANs, por sua vez, são normalmente utilizadas para conectar computadores ou dispositivos que se encontram fisicamente próximos um do outro. A lógica encontrada em uma empresa, por exemplo, é de haver como padrão uma LAN para interligar os aparelhos da sede ou de cada filial de forma individual e a WAN, para conectar os escritórios uns aos outros de forma globalizada.

Tais conexões são feitas através de um roteador que consiga ligar a LAN à WAN. Dentro desta infraestrutura de rede, é possível utilizar as famosas VPN’s (Virtual Private Network) capazes de formarem uma rede virtual privada que através da criptografia e outros métodos, garante a privacidade e a segurança das conexões WAN.

Tipos de conexões WAN

As redes de longa distância podem ser divididas em dois grupos: o grupo de rede com fio e o sem fio.

São exemplos de conexão WAN com fio a comutação de rótulo multi protocolo (MPLS), T1s, Carrier Ethernet e links de internet banda larga comercial. Já as conexões sem fio são os dados celulares, as redes Wi-Fi ou as redes via satélite.

Ainda que redes como o 4G estejam conseguindo ocupar algum espaço no mercado empresarial, a maioria delas ainda é dominada pelas redes que utilizam o cabeamento. Isso ocorre pela possibilidade de a empresa poder ser dona da sua própria WAN, mas também alugar toda a infraestrutura contratando um provedor, uma operadora de rede IP ou mesmo uma empresa de cabeamento.

Qual a utilidade da WAN?

Desenvolver uma conexão WAN abre um leque quase infinito de utilidades. Seja em uma rede montada em casa ou dentro de uma empresa, todas se beneficiam muito da utilização dela.

Sabendo que a rede de longa distância pode funcionar exatamente como uma ponte que une duas LANS, eis então o primeiro grande benefício.

A possibilidade de ter um escritório em Londres e se manter conectado a outro em Nova Iorque da mesma forma com que consegue trocar informações com o vizinho de sala é um dos principais benefícios da WAN.

Desta forma, a WAN serve para que todas as redes locais, possam ser interligadas umas às outras.

Segurança WAN

A utilização de rede WAN acaba deixando os usuários mais suscetíveis à exposição de seus dados. Para que isso não ocorra, a utilização de softwares de proteção é sempre altamente indicada.

Os Firewalls também costumam ser apropriados para que a segurança eleve seu nível e garanta que suas informações não corram riscos.

Uma forma bastante recomendada para aprimorar essa defesa do seu dispositivo é a utilização de VPN. Cuja função de criptografia, dificulta o acesso de invasores. A criptografia faz, a grosso modo, com que tudo pareça embaralhado e, dessa forma, mais difícil de ser acessado.

Entretanto, é importante ter em mente que no mundo virtual, assim como no mundo real, nem todo o cuidado do mundo é garantia para nada. Portanto, é fundamental estar sempre atento, pois ainda que todas essas barreiras compliquem bastante o processo, há hackers dispostos a fazer qualquer coisa.

Otimização de WAN

Em poucas palavras, as restrições de latência e largura de banda, geralmente fazem com que as WANs corporativas sofram com problemas de desempenho, não sendo incomum que necessitem ser otimizadas.

A ideia consiste basicamente em incorporar uma série de soluções com o intuito de garantir a melhora do tráfego de dados. Estas melhorias podem ser feitas através desde a desduplicação e compactação de dados até o monitoramento de rede e otimização de protocolo.

Resumidamente, estas ações visam, por si só, otimizar a rede WAN e proporcionar maior tráfego de dados para os usuários por meio de software ou hardware específicos. Garantindo, portanto, que aquela tarefa que consome muita banda de rede, mas que não tenha tanta relevância seja deixada em segundo plano para que a mais importante consiga se estabelecer com maior tráfego de dados.

Vantagens e desvantagens da WAN

As vantagens da WAN incluem:

Quanto às desvantagens, pode-se citar:

WAN vs. LAN, qual escolher?

Cada uma das redes (LAN ou WAN) possuem suas próprias características e finalidades distintas. Enquanto a LAN conecta computadores a outros dispositivos comuns à redes em um mesmo local, a WAN permite conectar computadores de diversas localizações funcionando como uma rede externa.

Considerando isso, uma rede local não exige grandes projetos para que funcione ou ainda requer muita manutenção. Já no caso da WAN, o caso muda de figura, uma vez que para configurá-la é preciso ter um conhecimento mais técnico.

Além disso, a WAN vs LAN também se diferem quanto a taxa de transferência de dados, a LAN oferece uma taxa alta para um pequeno número de usuários, enquanto a WAN disponibiliza uma transferência mais lenta, porém para um número muito maior de dispositivos conectados.

Conclui-se, portanto, que para resolver problemas de comunicação em uma área geográfica específica como um escritório entre aparelhos ali existentes, a rede local é a mais indicada. Enquanto a WAN é mais bem aproveitada para conectar diversos computadores entre escritórios de diversas localizações.

Dito isso, a escolha da rede deve ser feita com base nas características da infraestrutura de rede implementada e/ou desejada.

Produtos recomendados:

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Rede de Computadores

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Rede de Computadores.

VPN, O que é como funciona uma Virtual Private Network
VPN, O que é como funciona uma Virtual Private Network

VPN, O que é como funciona uma Virtual Private Network. Saiba como disponibilizar uma conexão remota segura e diminuir os riscos de violação de dados.

Backup e recuperação de banco de dados: 7 práticas recomendadas
Backup e recuperação de banco de dados: 7 práticas recomendadas

Todo sistema, peça ou equipamento é suscetível a falha. Logo, é importante ter boas práticas de backup e recuperação de dados para evitá-las. Entenda