Wireshark, um software que analisa pacotes e protocolos de rede
Resolver problemas relacionados a infraestrutura de TI nem sempre é uma tarefa simples, principalmente quando não temos as ferramentas adequadas.
A interrupção do trabalho causada por problemas na rede local pode levar a atrasos nos projetos, insatisfação dos clientes e perda de receita.
Além disso, falhas podem gerar gargalos na rede, limitando a capacidade de transmissão de dados e causando lentidão nas operações, afetando negativamente a experiência dos usuários e atrasando a execução de processos.
Diante desses desafios, empresas e usuários precisam de soluções rápidas e eficazes para identificar, diagnosticar e resolver problemas em qualquer tipo de infraestrutura.
Nessa hora, ferramentas como o Wireshark ajudam a monitorar o desempenho da rede, identificar vulnerabilidades, gargalos, bem como facilitar a implementação de medidas corretivas para garantir a estabilidade e a segurança da infraestrutura.
O que é Wireshark?
Wireshark é um analisador de protocolos utilizado para monitorar o tráfego de rede. Esse software captura pacotes de dados transmitidos em uma rede local, permitindo assim que administradores de rede analisem e resolvam problemas de comunicação ou identifiquem possíveis ameaças à segurança.
Também conhecido como sniffers, esses analisadores de protocolo conseguem capturar a maioria dos pacotes de dados utilizados em uma rede, além de fornecer vários recursos para filtragem e para visualização dos dados capturados.
Como capturar e analisar dados de outros usuários sempre é uma tarefa sensível, o uso desse tipo de ferramentas deve ser amparado por regras de governança e autorizações explícitas de todos os usuários envolvidos.
O Wireshark é compatível com a maioria dos sistemas operacionais, incluindo o Windows, macOS, Linux e outros sistemas baseados em Unix.
Quais são as principais aplicações do Wireshark?
Solução de problemas de rede: O Wireshark ajuda na identificação e resolução de problemas de comunicação, congestionamento e latência, permitindo que os administradores de rede analisem o tráfego em tempo real e identifiquem a origem dos problemas.
Análise de desempenho: O software pode ser usado para monitorar o desempenho da rede, medir a utilização da largura de banda e identificar gargalos.
Ele pode ajudar a otimizar o desempenho de uma rede local, mostrando ajustes de configurações necessários como a criação de novas rotas ou a substituição de componentes.
Segurança de rede: O Wireshark pode ajudar a identificar atividades suspeitas ou maliciosas, como tentativas de intrusão, ataques DDoS, varreduras de porta e outros comportamentos anômalos.
O sistema também é usado para investigar incidentes de segurança e fornecer informações detalhadas sobre eventos e atividades específicas.
Desenvolvimento e teste de software: Desenvolvedores podem usar o software para verificar a implementação correta de protocolos de rede em suas aplicações.
Além disso, o Wireshark permite analisar a comunicação entre os componentes como servidores, storages, switches, roteadores e identificar possíveis falhas de segurança e desempenho.
Análise forense de rede: O Wireshark pode ser utilizado para coletar e analisar evidências de atividades suspeitas durante investigações de incidentes de segurança.
Ele ajuda a entender o alcance de um ataque, identificar os invasores e fornecer informações para a recuperação e prevenção de futuros incidentes.
Aprendizado e treinamento: O Wireshark é uma excelente ferramenta para entender como os protocolos de rede funcionam e como os dados são transportados entre servidores, componentes de rede e endpoints.
O software é frequentemente utilizado em programas de treinamento e certificação para profissionais de TI, como administradores de rede, engenheiros e especialistas em segurança.
Auditoria e conformidade: O Wireshark também pode ser utilizado para auditar redes e verificar se as políticas de segurança, como o uso de criptografia, de autenticação e outras políticas de controle de acesso estão sendo seguidas.
Quais são os dispositivos que o Wireshark pode monitorar?
O Wireshark pode monitorar uma ampla variedade de dispositivos de rede e tráfego. Ele é capaz de capturar e analisar pacotes de dados em tempo real em redes ethernet, Wi-Fi, bluetooth e muitos outros tipos de redes.
Porém, a capacidade de monitorar um dispositivo específico bem como seu tráfego de rede também está associada as configurações da rede, permissões e limitações de hardware e software.
Assim, caso o interesse seja capturar tráfego em redes sem fio (Wi-Fi), pode ser que seja necessário algum hardware especial ou drivers compatíveis com a exigência do monitoramento.
Esses são alguns dispositivos de rede que podem ser monitorados:
- Computadores: Servidores, computadores, notebooks e outros dispositivos de computação podem ser monitorados pelo Wireshark para analisar o tráfego de entrada e saída de dados.
- Switches e roteadores: Ao configurar o espelhamento de porta (port mirroring) em um switch ou roteador, o software pode capturar e analisar todo o tráfego que passa por esses dispositivos.
- Dispositivos IoT (Internet das Coisas): O Wireshark pode ser usado para monitorar e analisar o tráfego de dispositivos IoT como câmeras de segurança, sistemas de automação residencial e até dispositivos vestíveis.
- Acess points e dispositivos Wi-Fi: O aplicativo pode monitorar o tráfego entre os dispositivos conectados à rede sem fio, access points e controladores de rede sem fio.
- Unidades de armazenamento em rede (NAS): O software pode monitorar o tráfego de storages NAS e outras unidades de armazenamento para analisar o desempenho e a segurança das transferências de arquivos.
- Dispositivos móveis: Smartphones e tablets compatíveis com Android e iOS podem ser monitorados quando conectados à mesma rede que o computador que está executando o Wireshark.
- Dispositivos VoIP: O analisador de pacotes Wireshark pode ser ainda monitorar e analisar o tráfego da maioria dos dispositivos e sistemas de telefonia baseados em VoIP (Voice over IP).
Quais são os perigos de instalar o Wireshark em uma rede local?
A instalação do Wireshark em uma rede local pode apresentar alguns riscos, principalmente se o software for usado de maneira inadequada ou por pessoas não autorizadas. Aqui estão alguns riscos associados ao uso do software:
Violação de privacidade: O Wireshark tem a capacidade de capturar e analisar o tráfego de rede, incluindo informações confidenciais como senhas, e-mails e dados pessoais.
Se o software for usado indevidamente, ele pode comprometer a privacidade da rede, usuários e de todos os sistemas executados.
Problemas de segurança: Um usuário mal-intencionado com acesso ao Wireshark pode explorar as informações coletadas para fins nefastos, como ataque a sistemas e serviços, roubo de informações e outras atividades maliciosas.
Impacto no desempenho: O processo de captura de pacotes de dados em tempo real pode consumir recursos dos servidores, roteadores, switches e da banda de comunicação da rede.
Por isso, caso seja usado de forma inadequada ou mal configurado, softwares desse tipo podem afetar o desempenho geral da rede e de todos os dispositivos conectados.
Violação de políticas e conformidade: Algumas organizações possuem políticas e regulamentações específicas relacionadas ao uso de ferramentas de monitoramento de rede, armazenamento e captura de pacotes.
A instalação e o uso do Wireshark sem o conhecimento e a autorização apropriada podem resultar em violação dessas políticas e levar a consequências legais ou disciplinares.
Para minimizar esses riscos, é essencial que o Wireshark seja usado apenas por profissionais de TI autorizados e treinados, seguindo as políticas de segurança e privacidade estabelecidas pela organização.
Onde fazer download do Wireshark?
Para fazer o download do Wireshark, vá ao site oficial do projeto em:
https://www.wireshark.org/
Na página inicial, você encontrará botões de download para diferentes sistemas operacionais como Windows, macOS e Linux. Escolha a versão apropriada para o seu sistema e siga as instruções para baixar e instalar o programa.
É recomendável baixar o software através do site oficial para garantir que você obtenha a versão mais recente, atualizada e segura do aplicativo.
Além disso, o site também oferece documentação, recursos de aprendizado e outras informações para os novos usuários.
Wireshark, uma ferramenta de muitos recursos
O Wireshark é uma ferramenta para análise e monitoramento de dados que oferece muitos recursos para o diagnóstico de problemas, análise de desempenho e investigação em questões de segurança.
Através de sua interface amigável e uma ampla gama de recursos e funcionalidades, o software é uma solução valiosa para administradores de TI que gerenciam grandes redes locais.
No entanto, o uso indiscriminado do software também apresenta riscos, incluindo violações de privacidade, problemas de segurança e possíveis impactos no desempenho da rede.
Para garantir que a ferramenta seja utilizada de forma eficaz e segura, é fundamental que apenas profissionais autorizados tenham acesso ao software, e que todas as políticas de segurança e privacidade sejam seguidas.
Empresas que não podem se dar ao luxo de problemas legais podem ainda implementar soluções de conectividade da família Meraki Cisco, que possuem uma série de dispositivos de gestão mas não tem acesso direto aos dados transmitidos.
Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos especialistas em servidores, conectividade, sistemas de armazenamento e backup.
Rede de Computadores
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Rede de Computadores.
Duplicati, um software de backup em nuvem com criptografia
Duplicati? Saiba como a estratégia de backup local, um software para backup em nuvem e recursos de criptografia podem ajudar a proteger seus dados.
Backup e recuperação de banco de dados: 7 práticas recomendadas
Todo sistema, peça ou equipamento é suscetível a falha. Logo, é importante ter boas práticas de backup e recuperação de dados para evitá-las. Entenda
Qual storage comprar, NAS ou DAS?
Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.