Atendimento por WhatsApp

Synology vs Asustor: Qual o melhor storage NAS?

No universo das soluções de armazenamento em rede, tanto a Asustor como a Synology possuem seu espaço de mercado garantido.

Com diversos modelos de NAS disponíveis, cada um desses fabricante possui sistemas operacionais distintos, além de agregar funcionalidades, serviços e aplicações para diversas necessidades.

Com características de hardware e software similares, comparar os sistemas de armazenamento dessas duas marcas pode ser um desafio para quem precisa comprar seu primeiro NAS.

Vamos mergulhar nas semelhanças e contrastes desses dois principais fornecedores de NAS para proporcionar uma visão completa do que eles podem oferecer.

Asustor vs Synology

Asustor vs Synology

Tanto a Asustor como a Synology são, sem dúvida, dois dos principais fabricantes mais conhecidos quando se trata de sistemas de disco conectados a rede.

Ambas conquistaram sua reputação fornecendo soluções de armazenamento em rede confiáveis e capazes de armazenar grandes volumes de dados de forma segura e eficiente.

Embora cada marca tenha suas peculiaridades e benefícios, existem diferenças significativas que diferenciam uma linha de produtos da outra, tornando assim a análise prévia uma boa prática antes de comprar qualquer sistema.

Tudo começa nos requisitos de hardware de cada equipamento. Uma comparação equilibrada exige que sejam comparados equipamentos preferencialmente com as mesmas características técnicas, que sejam voltados para o mesmo mercado e permitam o mesmo número de hard disks.

Conheça a linha de storages Synology

O que deve ser analisado ao escolher um NAS?

Capacidade de armazenamento: Após identificar qual a capacidade necessária de armazenamento do sistema, o primeiro passo é definir quantas baias para hard disks serão necessárias para ter o espaço em disco livre para a aplicação.

Tanto a Asustor quanto a Synology suportam hard disks de alta capacidade, por isso um pequeno NAS 2 baias pode entregar até 40TB de espaço bruto com a instalação de apenas dois hard disks.

Apesar de tentadora, usar discos de alta capacidade em storages domésticos quase nunca é uma boa ideia. O custo de um NAS com duas gavetas com esses hard disks geralmente é maior que montar um sistema da mesma capacidade, mas equipado com quatro hard disks.

Além disso, arranjos de disco que usam RAID 5 são mais eficientes que arranjos RAID 1, porque utilizam uma área menor em disco para proteger o sistema.

Quatro discos de 10TB disponibilizam 30TB de espaço bruto em RAID 5, enquanto usar dois discos de 20TB entregam apenas a metade do espaço total disponível em RAID 1.

Desempenho: Avaliar o desempenho de um NAS de forma teórica é uma questão um pouco mais complicada. O problema é que cada sistema operacional e tipo de aplicação que será executada exigirá diferentes recursos do sistema.

De qualquer forma verifique as especificações de hardware de cada equipamento, como a velocidade da CPU, a quantidade de RAM, a capacidade de expansão e o número de portas de rede.

Esses componentes afetarão o desempenho do sistema, seja ele um Synology ou Asustor. Caso a busca seja por equipamentos residenciais, privilegie sistemas com portas HDMI e compatíveis com o padrão DLNA.

Se a busca for por sistema que suporte ser usado em tarefas intensivas, procure entender melhor sobre a redundância oferecida e a capacidade de expansão de cada sistema.

Tanto a Synology como a Asustor possuem em suas linhas equipamentos com fontes e ventiladores redundantes. Porém, nesse ponto a Synology leva vantagem, pois além de oferecer redundância, ela também possui em sua linha storages de alta disponibilidade.

Outro recurso importante que deve ser considerado para quem precisa de mais desempenho é a possibilidade de adquirir um NAS que suporte a criação de um cache para os dados.

Nessa hora, a fábrica de storages NAS que está à frente nesse quesito, mas não faz parte dessa comparação, é a Qnap.

A maioria dos modelos disponíveis fabricados por eles possui recursos para a instalação de SSD NVMe e permitem a montagem de cache de armazenamento através da instalação de módulos flash.

O que deve ser analisado ao escolher um NAS

Softwares: Antes de entrarmos no mérito sobre os sistemas operacionais de cada equipamento, vale lembrar que as duas fábricas incluem vários aplicativos úteis para facilitar o trabalho.

Tanto os NAS Synology como os Asustor possuem seus próprios softwares para armazenamento, backup, vigilância, aplicações multimídia e gerenciamento de dados.

Visite o site dessas fábricas para saber mais sobre quais são os softwares disponíveis para cada sistema e quais são os requisitos mínimos de hardware.

Alguns servidores NAS oferecem recursos como sistemas para backup automático de dados, hospedagem de servidor de mídia, acesso a arquivos via dispositivos móveis e até mesmo a execução de aplicativos de virtualização.

Preço da solução: O preço total de cada solução de armazenamento é outro fator a ser levado em consideração. Isso inclui a compra, instalação, configuração, manutenção e eventuais treinamentos necessários para usar os equipamentos.

As soluções Synology e Asustor possuem um preço de mercado parecido, porém ao adicionarmos os hard disks e os eventuais serviços de configuração ao sistema a coisa muda de figura.

A Synology possui um painel simples e pode ser configurada por usuários iniciantes. Já os sistemas da Asustor exigem mais conhecimento para a montagem do sistema e a instalação dos softwares.

Além disso, o custo de cada sistema pode variar significativamente dependendo de quem será o fornecedor da solução. Distribuidores autorizados são especialistas no assunto e vendem mais que empresas especializadas na venda de computadores e impressoras.

Fuja do comércio eletrônico. Comprar um NAS via site pode ser um problema, pois apesar de muitas vezes possuírem preços competitivos, esse tipo de empresa não oferece nenhum tipo de suporte técnico.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Os sistemas operacionais ADM e DSM

Tanto a Synology quanto a Asustor possuem sistemas operacionais baseados em Linux. Enquanto a Asustor possui o ADM (Asustor Data Master), a Synology entrega em suas máquinas o DSM (DiskStation Manager).

Apesar de ambos possuírem recursos parecidos, a interface de uso do sistema da Synology é mais bem resolvida, principalmente quando o assunto envolve aplicações corporativas.

O DSM da Synology é amplamente elogiado por sua facilidade de uso e interface limpa, que é muito semelhante ao sistema operacional que equipa nossos computadores desktop.

Além disso, o DSM possui uma grande variedade de aplicativos disponíveis, o que simplifica a instalação e pode ajudar a expandir as funcionalidades do sistema.

Por outro lado, o sistema operacional ADM da Asustor também possui uma interface de usuário intuitiva e fácil de usar, que lembra muito o sistema operacional da Apple.

O problema é que essa interface foi desenhada para atender usuários domésticos, por isso ela privilegia aplicações que nem sempre são uteis no ambiente corporativo.

Apesar disso, os NAS Asustor também suportam a instalação vários aplicativos para solucionar problemas, como a montagem de um servidor de arquivos ou de backup.

Outra vantagem do ADM em relação ao sistema da Synology é que ele permite uma personalização mais granular das configurações de segurança.

Em termos de desempenho e estabilidade, o DSM leva ligeira vantagem sobre seu rival, possivelmente por ser um sistema mais antigo, maduro e possuir mais usuários ativos.

Apesar disso, os dois sistemas operacionais suportam uma ampla variedade de protocolos de rede e possuem excelentes recursos de segurança, incluindo criptografia de dados em repouso e em trânsito.

Os sistemas operacionais ADM e DSM

Especificações de hardware: Synology x Asustor

Feitas as considerações entre os sistemas operacionais Asustor e Synology, vamos verificar as especificações de hardware.

Comparados de igual para igual, notamos que as especificações técnicas da Asustor sempre são inferiores que as dos seus pares fabricados pela Synology. No entanto, isso não significa que comprar um NAS Asustor é um mau negócio.

Em alguns casos, esses servidores incluem portas HDMI, portas LAN de alta velocidade, conectividade Thunderbolt e portas USB, que podem ser úteis para media center mas que nem sempre serão utilizadas em ambientes corporativos.

Quando comparamos a capacidade de processamento, geralmente os servidores Synology possuem as melhores especificações gerais que seus concorrentes e pelo menor preço.

Isso de deve principalmente ao maior volume de fabricação. Com essa economia de escala, a empresa possivelmente entrega sistemas de armazenamento equipados com CPUs atualizadas e mais memória RAM. 

Qual NAS possui as melhores especificações de hardware?

Os storages NAS Synology são melhores quando se trata de especificações técnicas, componentes redundantes e slots de conectividade.

A empresa possui diversos modelos corporativos que acompanham fontes redundantes, softwares para backup de máquinas virtuais e recursos para a montagem de clusters de alta disponibilidade.

Além disso, seus equipamentos “high-end” geralmente possuem suporte a memórias SSD NVMe, um ou mais slots PCIe livres, são facilmente expansíveis e geralmente entregam conexão de rede 10G.

Outro ponto importante é que, neste segmento, apenas a Synology e a Qnap oferecem equipamentos capazes de suportar controladores redundantes para entregar a alta disponibilidade exigida por ambientes corporativos.

Caso a necessidade de sua empresa ou aplicação pessoal não exija utilizar nenhum desses recursos, as unidades Asustor são mais amigáveis para o uso, principalmente onde a mão-de-obra especializada de TI não existe.

Alguns de seus modelos possuem portas HDMI, portas LAN 2.5GbE e são ótimos para usuários PLEX e operadores de sistemas de vídeo-monitoramento.

O sistema Asustor ADM também permite a instalação de vários aplicativos para expandir as funcionalidades de seus equipamentos, agregando diversos aplicativos à solução.

Entre os aplicativos destacam-se Backup Plan, para backup, o EZ Connect para acesso remoto através de dispositivos móveis e o AiMaster para gerenciamento do ambiente.

Além disso, o equipamento também possui uma plataforma completa de vídeo-monitoramento chamada de Surveillance Center, que permite transformar seus NAS em soluções IP de vigilância.

Qual NAS possui as melhores especificações de hardware

Synology ou Asustor: Qual é o equipamento mais barato?

Essa pergunta sempre é difícil de ser respondida, pois sempre dependerá da procedência, da forma de importação e da garantia de cada equipamento.

Como o Brasil possui uma alta carga tributária, a comparação de qual empresa entrega produtos mais acessíveis acaba sofrendo distorções de acordo com o canal de fornecimento.

Como a maioria dos equipamentos da Asustor é voltada para o mercado de NAS residenciais, eles não oferecem a mesma quantidade de softwares e serviços que a Synology e acabam custando um pouco menos.

No mercado corporativo, o fiel da balança sobre esse assunto é o nível de serviço oferecido (SLA) por ambos. Por estar a mais tempo no Brasil, a Synology possui uma rede autorizada de serviços e uma equipe maior de profissionais para dar suporte a seus equipamentos.

Conheça a linha de storages Qnap

Synology X Asustor, uma decisão difícil

Apesar da Asustor se destacar por sua versatilidade e possuir ferramentas voltadas para o uso residencial, muitas vezes os recursos de seus equipamentos também podem suportar necessidades de armazenamento de pequenas e médias empresas.

Por outro lado, a Synology e a Qnap se sobressaem no cenário corporativo, oferecendo soluções robustas e que se adaptam bem às demandas de aplicações empresariais, incluindo necessidades de alta disponibilidade e redundância.

Além disso, um aspecto notável dessas empresas é a eficiência de seu suporte técnico, que é frequentemente elogiado por entregar uma resposta rápida e soluções eficazes.

Tanto Synology quanto Asustor possuem uma grande quantidade de modelos de NAS disponíveis, porém o grande diferencial desse tema é escolher um fornecedor especializado e possua um time de pós-vendas confiável.

O custo da perda de dados sempre é maior que o valor do equipamento. Apesar disso, na maioria das vezes, o peso da decisão final sobre qual servidor de armazenamento escolher recai apenas sobre o preço e a capacidade do sistema.

Como o custo da interrupção dos serviços e a possível perda de dados geralmente é muito maior que qualquer custo de hardware ou software, nenhum equipamento será realmente confiável se não possuir um bom suporte.

Assim, entender melhor quem prestará o serviço de pós-vendas, garantia, assistência técnica e treinamento pode ajudar na decisão e evitar uma boa quantidade de problemas.

Quer saber mais sobre o assunto? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup.

Produtos recomendados:

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Storage

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Storage.

Vai alugar um storage? Fazemos aluguel de storages para datacenter
Vai alugar um storage? Fazemos aluguel de storages para datacenter

Vai alugar um storage? Temos aluguel de storages e servidores de armazenamento para datacenter. Desempenho, capacidade e redundância. Ligue e fale conosco

Hybrid Storages ou Sistemas de Armazenamento Híbrido
Hybrid Storages ou Sistemas de Armazenamento Híbrido

Os hybrid storages Qnap são sistemas de armazenamento que custam pouco, entregam mais performance que soluções em disco e não exigem mudança na infraestrutura de TI.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.