Servidor DLNA ou Media Server - O que é e como funciona?
O que é DLNA?
A Digital Living Network Alliance (DLNA) ou "aliança para redes digitais domésticas" é a organização responsável pela normatização da tecnologia que padroniza a comunicação, transmissão e execução de conteúdo entre computadores, storages, dispositivos móveis e eletrodomésticos.
Com participantes como Sony, Intel, Microsoft, LG, Samsung e outras grandes empresas, o consórcio DLNA criou regras para que os produtos sejam compatíveis entre si e possam ser conectados, permitindo streaming (transmissão) de conteúdo de multimídia para toda a casa, através de qualquer dispositivo.
Com essa padronização, os usuários ganharam mais liberdade e flexibilidade para melhorar a experiência de compartilhamento de mídias digitais como filmes, vídeos, fotos ou músicas, utilizando TVs, home theaters ou consoles de videogames.
Um servidor DLNA pode ser um computador, sistema de armazenamento, tablet, celular ou outros dispositivos que tenham a capacidade de distribuir o conteúdo armazenado, quer seja através de uma rede local ou em forma de onda, através de antenas Wi-Fi ou Bluetooth.
Como funciona um Servidor DLNA ou Media Server
Um servidor multimídia DLNA é uma solução formada por hardware e software que tem como objetivo fornecer serviços de compartilhamento (streaming) entre os diversos eletro-eletrônicos emparelhados.
Baseado em sistemas dotados de processador, algum tipo de porta de comunicação e discos rígidos ou memórias, um servidor DLNA gerencia e compartilha as bibliotecas de conteúdo armazenadas (arquivos como fotos, imagens, vídeos, músicas, etc..).
O storage NAS Qnap executando o software Plex é um exemplo de servidor DLNA completo e fácil de instalar.
Como já foi dito, um celular é um pequeno media server, pois atende os requisitos mínimos necessários para compartilhar conteúdo multimídia, porém arquivos de vídeo ou áudio quase sempre ocupam muito espaço, por isso é indicado que um servidor de conteúdo possua um ou mais discos rígidos para as armazenar informações compartilhadas.
Os melhores servidores de media com certificação DLNA são os storages NAS pois possuem alta capacidade de armazenamento, não dependem de computadores para funcionar, são simples de serem configurados, possuem recursos que permitem acesso aos arquivos remotamente e entregam segurança com alta velocidade.
Media Center e servidor DLNA
O servidores NAS são equipamentos que permitem para armazenar grandes coleções de vídeos, fotos e músicas e outros arquivos multimídia com segurança.
Composto de um portfólio amplo, os servidores de rede Qnap são media servers certificados DLNA e possuem uma série de recursos adicionais para proteger o conteúdo armazenado.
Com possibilidade de combinar discos para entregar maior performance ou copiar informações em duplicidade para maior segurança, os storages NAS são Media Centers por vocação e tem um espaço significativo nesse mercado.
Todos servidores DLNA são baseados num sistema operacional (conjunto de aplicativos) para gerenciar os equipamentos emparelhados e distribuir o conteúdo conforme as requisições.
O QTS é o sistema operacional que equipa os storages NAS Qnap e fornece aplicações sofisticadas para armazenar, exibir, catalogar e compartilhar coleções digitais, utilizando o NAS como uma central multimídia.
Além de exibir arquivos de mídia armazenados através da internet, é possível inclusive assisti-los em Telas de TV com qualidade full HD através do AirPlay, Chromecast ou uma conexão HDMI direta.
Softwares adicionais como o Download Station permitem enriquecer ainda mais as coleções através de novos downloads para que o entretenimento fique ainda mais divertido.
Aplicativos adicionais: Media streaming add-on
O Media Streaming é um conjunto de pacotes para os NAS Qnap (File, Photo, Music e Video Station) que permite transmitir conteúdo para diferentes dispositivos ou locais simultaneamente usando AirPlay, Chromecast e equipamentos conectados diretamente via HDMI ou uma conexão de rede.
Com o sistema de gerenciamento avançado para DLNA, o Media Server Qnap permite definir configurações como controle de usuários, proteção por senha para acesso, criptografia de pastas e arquivos, escolha no idioma do menu e muito mais.
Configurando um Servidor DLNA com Qnap
Os media servers Qnap suportam diversas aplicações para criação e gerenciamento de um servidor de conteúdo: Os mais utilizados são Qnap Media Server e Twonky Media DLNA Server.
Ambos fornecem controle sobre o conteúdo, sistema de backup, capacidade de propagação via internet, utilização de redes locais LAN ou Wi-Fi e gerenciamento de usuários e contas.
A comunicação entre os diversos equipamentos ao usar o padrão DLNA pode ser feita através de cabo (wired), wireless (Wi-Fi) ou de forma mista. Ao escolher um servidor de media para uso residencial é importante verificar quais equipamentos oferecem possibilidade de conexão e qual será o meio de comunicação a ser utilizado.
Apesar de óbvio, é sempre importante lembrar que o padrão DLNA foi criado em 2.004, porém sua popularização aconteceu de forma massiva no início de 2011.
Atualmente mais de 240 empresas já são associadas ao consórcio liderado pela Sony, incluindo os maiores fabricantes de aparelhos eletrônicos, celulares, equipamentos móveis e computadores, assim como grandes desenvolvedores de software, de serviços de entretenimento e provedores de conteúdo para internet.
Tecnologias
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Tecnologias.
NAS server - Um Sistema p/ o Armazenamento de Dados em Rede Seguro
NAS server é um sistema composto por computadores e/ou softwares voltados para armazenar e compartilhar dados em rede. Clique e saiba mais.
Placas de Captura HDMI, USB, Gravadores e Receptores de TV
Placa de Captura? USB, HDMI, Componente ou RCA. Temos placas Internas e Externas para PC, Sintonizadores de TV e Servidores de Streaming - AVerMedia e Elgato.
Em parceria com a Elgato lançamos a placa de captura de jogos PS3, Wii U e Xbox
O novo Game Capture HD Elgato permite capturar a ação do jogador nos principais consoles de videogame