O que é replicação remota de dados?
Replicação remota de dados é a ação de duplicar pastas, arquivos ou volumes inteiros entre diferentes locais físicos, através da transmissão de dados via rede local, remota ou via internet.
O principal objetivo de replicar dados é manter cópias de segurança sincronizadas para recuperação de dados em caso de desastres.
A replicação de dados também garante que um aplicativo esteja altamente disponível, ou seja, possa fornecer serviços continuamente.
Para isso, uma ou mais "réplicas" do mesmo software são armazenadas em diferentes servidores, onde um agente monitora o funcionamento do sistema e aciona uma réplica do aplicativo caso o servidor de aplicação principal apresente falhas.
A replicação de dados é a garantia de redundância
A replicação de dados é um dos componentes de sistemas redundantes.
Empresas que usam a estratégia de backup 3-2-1 geralmente mantém uma cópia do sistema e base de dados na área de produção, outra replicada em outro local físico da empresa e a terceira replicada para fora da empresa, geralmente um provedor de nuvem.
Além disso, sistemas distribuídos e de alta tolerância a falhas buscam a replicação de suas plataformas para melhor desempenho. Essa replicação pode acontecer via software ou hardware.
Ambientes virtualizados e clusterizados dentro de datacenters possuem diversas ferramentas para manter suas bases sempre disponíveis e funcionando.
Pequenas e médias empresas também podem duplicar seus dados em dois sistemas de armazenamento em rede (NAS). Os equipamentos fabricados pela Qnap permitem a replicação de dados em tempo real e contam com o recurso de sincronização de arquivos com serviços de nuvem.
Alta disponibilidade
Qualquer sistema de alta disponibilidade sempre dependerá de algum mecanismo que faça a replicação de dados. Sem ele seria impossível manter dados em serviços funcionando sem nenhuma interrupção.
A replicação é responsável pela sincronização de aplicações, ambientes e base de dados entre duas ou mais infraestruturas de TI ou datacenters.
Outra razão para a distribuição de dados entre diferentes servidores é fornecer acesso mais rápido às informações para usuários de vários locais. Para essa aplicação, existem três tipos de replicação de dados:
- Replicação de Snapshot - Os dados de um servidor são simplesmente copiados para outros servidores, sem monitorar as atualizações dos dados. Ao realizar essa cópia de snapshot, não existe nenhum controle de alterações. Esse procedimento é frequentemente usado quando os dados são alterados com pouca frequência.
- Replicação Transacional - No primeiro momento uma cópia completa do banco de dados é enviada e, em seguida, as atualizações dos dados alterados são enviadas periodicamente (ou continuamente).
Essa replicação é usada quando é necessário que todas as instâncias do banco de dados tenham os mesmos dados dentro de alguns segundos após a alteração. - Replicação de Mesclagem - Nesse formato, a replicação de arquivos de dois ou mais bancos são combinados em um único banco de dados principal. Primeiro, uma cópia completa do primeiro banco de dados é enviada, em seguida, o sistema verifica as alterações que aparecem nos diferentes locais onde estão outras cópias do banco e, em horário agendado ou mediante solicitação, sincroniza todas as atualizações num único lugar.
Esse recurso é especialmente útil quando um servidor utiliza apenas seus próprios dados, mas precisa manter seus dados sincronizados com os outros sites.
Vantagens da replicação remota para sua empresa
A replicação pode oferecer grandes benefícios para todos os portes de empresas, principalmente relacionados ao desempenho, disponibilidade e segurança de dados.
- Maior confiabilidade: replicando bancos de dados em vários servidores, você garante que os dados estejam disponíveis, mesmo que uma das máquinas tenha uma falha de hardware.
O sistema de gerenciamento de banco de dados distribuíd, deve ser capaz de rotear os usuários afetados para outro servidor disponível. - Melhoria de desempenho: como os dados são distribuídos em diferentes servidores, vários acessos não saturam a infraestrutura de TI. Isso é especialmente importante em aplicativos que atendem milhares de solicitações simultâneas em plataformas não-escaláveis, aumentando intensamente o desempenho para os usuários.
- Segurança de dados aprimorada: Num sistema tradicional, todas as atualizações em um banco de dados são salvas no mesmo (arranjo de) disco. Assim, a segurança dos dados sempre fica associada a estratégia de backup implementada neste servidor.
Com a replicação de banco de dados, a segurança é aumentada, pois as atualizações estão sendo gravadas em vários servidores. Ou seja, vários discos, várias fontes de alimentação, CPUs, etc garantem que seus dados estejam seguros mesmo que haja alguma falha de hardware em algum ponto da estrutura.
Replicação remota como backup (RTRR)
A Replicação Remota em Tempo Real (RTRR) é uma aplicação disponível nos storage NAS Qnap que sincroniza e gera um backup imediato de volumes, pastas ou arquivos para outros storages remotos.
O RTRR melhora a eficiência dos backups, pois atualiza as bases de dados em tempo real. Reduzindo assim, o tempo dessa operação. Também permite fazer backup para servidores FTP remotos e vice e versa.
Essa replicação é um processo de compartilhamento de informações em tempo real via rede (LAN, WAN ou internet), que garante a consistência entre dois sites diferentes sincronizando, por exemplo, servidores de armazenamento e fazendo a duplicação de dados à distância.
Recursos avançados como compactação de dados, criptografia e filtragem de arquivos também são fornecidos, melhoraram a segurança e a eficiência do backup remoto de dados.
Vantagens da replicação remota em tempo real:
- Permite replicação instantânea e contínua de arquivos, bem como monitoramento de alterações;
- Vários tipos de servidores;
- Unidade externa, servidor NAS e FTP;
- Backup via LAN e WAN;
- Replicação remota;
- Suporta compactação, criptografia e verificação de integridade de dados;
- Suporta filtragem de arquivos e controle de políticas.
Replicação via RSYNC e QSYNC
Utilitários como o RSYNC e QSYNC Qnap são essenciais, sendo inclusive capazes de manter a segurança de dados e evitar a perda de arquivos importantes.
RSYNC
Esse aplicativo, é voltado para replicação e utilizado para que tenhamos a cópia de arquivos em mais de um servidor.
Disponível nos sistemas Unix e como funções de alguns programas específicos que sincronizam dados e realizam a transferência de arquivo, o Rsync é uma solução de replicação de dados de baixo custo voltada para pequenas e médias empresas.
QSYNC
O QSYNC (Sincronização Cruzada de Sistemas de Arquivos) é um utilitário que disponibiliza a sincronização otimizada e eficiente entre dispositivos como servidores e storages NAS.
Esse aplicativo também possibilita que usuários utilizem seus arquivos com um grande número de dispositivos (celulares, tablets, notebooks, etc), o que ajuda a aumentar o trabalho da equipe, garantindo a otimização de serviços.
Consulte nossos especialistas em armazenamento de dados e backup
Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Consulte nossos especialistas, somos distribuidores Seagate, Qnap, Synology e Infortrend. Nossos profissionais estão capacitados para fornecer soluções de armazenamento e backup para suas necessidades.
Tecnologias
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Tecnologias.
O que é e como funciona o Round Robin?
O que é Round Robin? Saiba como esse algoritmo faz o balanceamento de cargas de trabalho entre servidores web, storages e outros recursos de rede.
iSCSI: O que é como usar o serviço no storage NAS iSCSi QNAP
O serviço iSCSI possibilita a alocação de espaço adicional para computadores e servidores através da criação de hard disk virtual em storages NAS.