Redes Locais: O que é LAN ou Local Area Network?
Conectar dispositivos eletrônicos para compartilhar recursos já é uma rotina diária para a maioria das pessoas que usam computadores ou mesmo celulares.
Esse mundo cada vez mais conectado trouxe conceitos e tecnologias, antes exclusivos para apenas um grupo de especialistas, para fazer parte do nosso cotidiano.
Redes de comunicação são sistemas que fazem parte dessa evolução. Muito provavelmente você já configurou dispositivos como computadores, celulares, modems, roteadores ou switches para compartilhar dados ou acessar a internet.
Mesmo antes do uso massivo da internet, muitos computadores já estavam interligados para compartilhar dados e recursos dentro de empresas e residências através de dispositivos chamados hubs.
O que poucos sabem é que a tecnologia que permite a interligação de computadores e outros dispositivos evoluiu muito até finalmente chegar no padrão das redes locais ethernet que conhecemos hoje.
O que é uma rede local?
Rede Local ou LAN é um grupo de computadores e outros dispositivos interligados através de uma linha de comunicação comum, formada por cabos ou links sem fio, com o propósito de compartilhar recursos, dados ou serviços dentro de um ambiente controlado e de área geográfica definida.
Também denominada Local Area Network, uma rede interna de computadores pode servir para apenas interligar dois computadores em um pequeno escritório ou milhares de usuários e dispositivos dentro de grandes organizações.
Uma rede local geralmente é configurada em ambientes do tipo "cliente-servidor", onde vários computadores compartilham programas, recursos e dados com outros dispositivos da rede (nós).
Além disso, as LANs também permitem que seus usuários acessem softwares administrativos de servidores internos, bases de dados ou compartilhem recursos como impressoras, sistemas de backup ou unidades de armazenamento em rede.
As LANs e as WANs
Enquanto uma rede local possibilita que dispositivos sejam agrupados logicamente no mesmo ambiente e conectados através de cabos de cobre ou fibra óptica, uma WAN possibilita a conexão de uma LAN com outras redes ou ou dispositivos instalados fora das proximidades.
Podemos entender que uma WAN (Wide Area Network) é uma rede privada de longa distância, geograficamente distribuída e que interconecta várias redes locais (LANs) ou dispositivos remotos, através de fibra óptica ou linhas de transmissão do tipo banda larga.
Em outras palavras, uma rede local é aquela que abriga dispositivos próximos e pertencentes a mesma residência ou organização e uma WAN (Wide Area Network) é uma rede que interliga-se a outras redes e pontos instalados em maiores distâncias.
O padrão ethernet e a comunicação Wi-Fi
Os padrões Ethernet e Wi-Fi são as duas principais normatizações que padronizam a comunicação das conexões LAN.
O padrão ethernet é um conjunto de especificações estabelecidas pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE 802.3) que rege a comunicação entre computadores e outros dispositivos através do uso de switches, placas e cabos dentro da rede local.
Já o padrão Wi-Fi baseia-se na norma IEEE 802.11 e usa ondas de rádio no espectro de 2,4 GHz (Gigahertz) e 5 GHz para conectar computadores e dispositivos sem fio através de dispositivos como roteadores e access points.
As redes locais cabeadas e as redes Wi-Fi
Os dois tipos de redes locais mais usados são as redes cabeadas comuns (LANs convencionais) e as redes sem fio, também conhecidas como Wireless Local Area Network ou WLANs.
Para empresas e escritórios com poucos dispositivos instalados, uma LAN cabeada em um único switch geralmente é suficiente para suprir a demanda exigida para todo o tráfego de transmissão.
O problema é que muitos dispositivos móveis como notebooks e celulares foram adicionados a equação, exigindo também a instalação de equipamentos como access points e roteadores para fazer a comunicação sem fio.
Os switches de rede
Para montar uma rede local com fio é necessário instalar pelo menos um switch e montar uma estrutura física baseada no cabeamento ethernet, disponibilizando assim conexões de rede para vários dispositivos como computadores, storages, terminais e servidores.
Considerando que a rede local é um ambiente para compartilhamento de dados fechado e controlado, caso haja muitos dispositivos conectados, pode ser que a quantidade de tráfego seja superior ao suportado pela estrutura e cause congestionamentos ou gargalos.
Para organizar todo o tráfego enviado e recebido, um switch ethernet permite dividir a LAN em várias redes locais virtuais (VLANs). Esse procedimento direciona o tráfego, otimiza a transmissão geral de dados e reduz os problemas de congestionamento e desempenho da rede.
Vale destacar que embora switches gerenciáveis que possuem recursos para montar rede virtuais possam ajudar nestes pontos, grandes estruturas podem exigir a instalação de switches core ou de camada 3 para fazer o roteamento entre as VLANs existentes.
Assim, empresas com dezenas, centenas ou milhares de dispositivos podem exigir que equipamentos mais sofisticados como switches FC ou switches empilháveis L3 sejam incorporados à infraestrutura para garantir o melhor funcionamento da rede.
É importante destacar que as grandes redes corporativas geralmente são divididas em centenas de VLANs e em diferentes endereços físicos, por isso exigem que equipamentos como roteadores também sejam implantados em cada segmento da rede.
Quais são os benefícios de usar uma LAN?
Como vimos, uma rede local conecta diversos dispositivos no mesmo barramento comum e privado. Além disso, uma rede local permite:
- Compartilhar recursos e serviços como servidores, storages, impressoras e aplicativos;
- Controlar o acesso das estações aos aplicativos centralizados em servidores;
- Otimizar os investimentos em hardware de acordo com o uso;
- Facilitar o gerenciamento, a transmissão de dados, o tráfego e os recursos da rede;
- Armazenar todos os dados críticos da organização em apenas um sistema de armazenamento;
- Compartilhar uma única conexão de internet para diversos dispositivos conectados à LAN;
- Proteger os dispositivos conectados através ferramentas unificadas de segurança;
- Expandir a rede sem grandes investimentos financeiros.
Outros tipos de redes
Antigamente existia apenas a rede local, mas com o avanço tecnológico e a necessidade de trocar informações entre diversos dispositivos cada vez maior, outros tipos de redes surgiram. São elas:
- WLAN - Wireless Local Area Network: Para quem está familiarizado com o termo LAN, a sigla WLAN se refere a conexão dos dispositivos na rede local através de Wi-Fi. Esse tipo de rede pode ser utilizado em residências, empresas e locais públicos.
- WAN – Wide Area Network: Também conhecida como rede de longa distância, a WAN é capaz de abranger uma área muito maior do que as LANs, podendo cobrir cidades, países e até mesmo continentes.
- WWAN – Wireless Wide Area Network: Trata-se de redes que cobrem longas distâncias sem fio. Esse tipo de rede é capaz de alcançar um extenso território e, justamente por isso, está sujeita a mais ruídos.
- MAN – Metropolitan Area Network: Trata-se da conexão de diversas redes dentro de grandes áreas metropolitanas. Essas redes são empregadas em casos onde empresas precisam interligar dispositivos e computadores em escritórios dentro na mesma cidade.
- WMAN – Wireless Metropolitan Area Network: Assim como as demais, essa é a versão sem fio da MAN, cujo alcance pode chegar a dezenas de quilômetros e conectar diversas redes de escritórios de uma mesma corporação.
- SAN – Storage Area Network: SAN é uma rede privativa de armazenamento, cuja função é conectar e manter disponíveis servidores e storages dentro de um ambiente seguro e isolado do tráfego de dispositivos como computadores da LAN ou WAN.
- PAN – Personal Area Network: Traduzido como rede de área pessoal, esse tipo de rede tem como finalidade conectar aparelhos de uso pessoal através de uma conexão sem fio e pode cobrir áreas de até 10 metros.
A rede local é um ambiente seguro?
Qualquer ambiente de rede local, quando bem configurado, tem como premissa ser um local seguro. Essa segurança está associada à correta configuração de segurança que envolvem servidores, switches e roteadores utilizados.
É importante destacar que o uso de mecanismos de autenticação, administração, logs de dispositivos, bem como fazer as atualizações de software necessárias são fundamentais para manter a LAN em segurança.
Ter controle dos dispositivos cadastrados, do hardware utilizado e usar recursos como o reconhecimento através de impressão digital, tokens de segurança e criptografia também podem ajudar a garantir a segurança da sua rede local.
Alguns dispositivos de rede permitem a instalação de pacotes de segurança adicionais que protegem o perímetro da rede, que podem ser instalados localmente ou adquiridos através de SaaS (software como serviço).
As topologias de rede
Há várias formas para organizar a interligação dos nós da rede, sejam eles servidores, storages, computadores ou celulares.
Grandes redes podem ser complexas e exigir vários profissionais na administração dos recursos envolvidos, por isso precisam de uma estrutura topológica bem definida, tanto da parte física como a parte lógica da estrutura.
Os diferentes tipos de topologia existentes cumprem esse papel, pois possibilitam diferentes níveis de redundância, flexibilidade na instalação e disponibilidade de serviços. Cabe ao administrador de rede optar por qual tipo de topologia usar.
Essa escolha normalmente está associada ao tamanho de cada organização, os objetivos de negócios e do orçamento disponível. Os principais tipos de topologia para as redes locais são:
- Topologia Estrela
- Topologia Ponto-a-ponto
- Topologia Barramento ou Backbone
- Topologia Anel
- Topologia Árvore
- Topologia Malha (Mesh)
- Topologia Híbrida
Somos especialistas em servidores e storages
Redes locais bem configuradas melhoram a performance de equipamentos como servidores, computadores e outros dispositivos conectados.
A aplicação, distância e o tipo de equipamentos conectados são fatores que irão determinar o tipo de rede de acordo com as necessidades de cada corporação.
A Controle Net é distribuidora de servidores, conectividade e sistemas de armazenamento de fabricantes como a Asus, Seagate, Western Digital, Cisco, Qnap e Synology.
Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Nossa equipe de especialistas está pronta para indicar a melhor solução para otimizar sua rede.
Rede de Computadores
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Rede de Computadores.
O que é storage e quais são os principais modelos?
Conheça os principais modelos, aplicações para uma unidade de armazenamento de dados e quais são as diferenças entre servidores NAS, DAS, SAN e FAS.
Vai comprar um Network attached storage (NAS)? Confira nossas dicas.
Escolher o melhor NAS não é uma tarefa complicada. Confira as dicas de quem entende no assunto para manter os dados de sua empresa seguros e online.
Dicas importantes para comprar o storage certo.
Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.