RAID 1: Guia definitivo para espelhamento de discos
RAID Mirroring ou RAID 1, dados gravados simultaneamente
Arranjos de discos entregam vantagens como segurança e desempenho para servidores, workstation e storages. O padrão RAID 1 ou espelhamento de HD é uma boa alternativa para quem precisa de segurança ao armazenar informações, mas não tem um grande orçamento.
Com dois hard disks trabalhando em conjunto, o espelhamento de HD é feito de maneira transparente para o usuário, sendo uma boa ferramenta para quem precisa proteger dados.
Ao implementar o mirroring, o sistema gravará a informação simultaneamente em seu par “espelhado”, por isso esse tipo de arranjo necessita apenas de um disco rígido adicional para ser implementado.
Tenho 4 discos, vale a pena espelhar?
No caso de espelhamento para mais que um disco, é necessário criar mais volumes no pool de discos, sendo que cada arranjo de RAID 1 será criado aos pares e não terá seu volume integrado aos demais.
Nesses casos vale a pena considerar arrays em RAID 5 ou RAID 10 (0+1), que permitem maior capacidade, entregam maior performance e gravam informações de paridade para facilitar a recuperação de dados caso haja problemas.
Capacidade pela metade, proteção em dobro
Ao implementar RAID 1, metade da capacidade bruta do array será usada para manter cópia reserva dos dados em produção e, caso um dos discos falhe, o sistema comunica ao administrador de TI que um HD precisa ser substituído.
O arranjo em mirror é seguro e barato, porém exige metade do espaço para backup e é mais lento que outros formatos de arranjo.
A recomendação nesse caso é manter o sistema de backup funcionando pois, apesar do sistema de espelhamento ser seguro, caso os dois discos apresentem problemas simultaneamente, os dados serão perdidos.
Isso parece improvável, porém como a recomendação ao montar um arranjo RAID é usar discos idênticos e como o tempo médio de vida desses discos tende a ser o mesmo, a possibilidade dos dois pararem simultaneamente acaba existindo.
Outra vantagem de manter backup do sistema atualizado é problemas de energia, que podem afetar o pool de discos como um todo.
Desvantagens
Ao implementar o espelhamento de HD não existe ganho de desempenho, pelo contrário: o sistema precisa escrever duas vezes a informação, por isso gasta mais tempo na escrita.
Como um dos discos fica como backup, a dica para quem pretende usar servidores ou workstations é usar outro barramento (SATA ou SAS), obtendo assim algum ganho de performance.
Para implementar RAID 1 em personal storages, vale a consulta antes de adquirir o qualquer solução, pois não são todos os NAS que suportam esse arranjo.
A grande vantagem de implementar RAID 1 é o aumento da disponibilidade dos dados em caso de falha em disco único porém, se a controladora falhar, nem sempre é possível recuperar as informações do pool.
Como fazer RAID 1?
Não são todos os computadores que permitem a montagem de arranjos de discos, por isso certifique-se que seu equipamento permite esse tipo de configuração.
A maioria dos computadores domésticos geralmente não permitem RAID 1. Nesses casos, é necessário a compra de uma placa SATA ou mesmo uma placa mãe (motherboard) nova, voltada para essa aplicação e que seja compatível com seu sistema.
Além disso, vale lembrar que seu gabinete também tem que possuir uma baia para discos livres, sob pena de ser impossível a montagem do arranjo.
Além disso, a maioria dos computadores saem de fábrica equipados com hard disks que não suportam esse recurso, não possuem ventilação ou fonte de alimentação apropriada para essa empreita.
Lembre-se que montar um arranjo de discos com hard disks impróprios pode ser mais perigoso para seus dados que manter sua configuração atual.
Se esse for seu caso, ao invés de comprar uma nova fonte de alimentação, dois novos hard disks e uma placa mãe que suporte arranjos de discos, talvez seja melhor comprar um storage NAS e manter seu sistema como está.
Tecnologias
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Tecnologias.
Sistemas para Armazenamento de Dados DAS, NAS e SAN
Sistemas para Armazenamento de Dados: Saiba mais sobre Storages NAS, DAS e redes SAN, onde são aplicados e conheça alguns exemplos de utilização.
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.
Dicas importantes para comprar o storage certo.
Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.