Qual o melhor NAS 4 baias de 2024: Qnap, Synology, Asustor ou WD?
Dados são os ativos mais valiosos para qualquer negócio, por isso a escolha correta de um sistema de armazenamento é uma decisão estratégica.
Analisamos nesse artigo alguns modelos de NAS 4 baias de fabricantes como Qnap, Synology, Western Digital e Asustor para simplificar a decisão de quem está procurando um equipamento robusto e confiável.
Comprar um equipamento errado pode comprometer a operação e a integridade dos dados armazenados, além de trazer custos significativos devido a falhas do sistema ou numa eventual recuperação de dados.
Além de observar características como, qual o tipo de gabinete do equipamento, componentes como processador, memória, portas de rede e tipo de hard disks, também é necessário avaliar quais são os softwares que acompanham o produto.
Além disso, serviços como a configuração do sistema, instalação, garantia e suporte técnico também fazem parte do pacote que deve ser analisado, pois esses elementos também afetam diretamente as aplicações e serviços prestados.
Os NAS 4 baias analisados
Para essa comparação selecionamos os modelos TS-431K Qnap, DS923+ Synology, My Cloud EX4100 WD, DS420J Synology e o AS1104T Asustor.
Todos esses equipamentos são storages NAS de 4 baias, ou seja, são dispositivos de armazenamento em rede que comportam até quatro unidades de disco, sejam eles HDDs ou SSDs.
Todos eles também suportam as principais configurações de arranjo de disco como os RAID 0, 1, 5, 6 e 10, além de oferecer equilíbrio entre desempenho e redundância.
Existe ainda a opção de trocar hard disks por SSDs, proporcionando assim maior velocidade e confiabilidade ao sistema.
Por serem entregues em gabinetes desktop, esses NAS geralmente são destinados para usuários residenciais ou pequenas empresas.
Hard disks Hot swappable
A maioria dos NAS da Qnap, WD My Cloud, Synology e Asustor possuem baias hot-swappable, ou seja, permitem que discos rígidos sejam substituídos sem necessidade de desligar o dispositivo.
Esse recurso é especialmente importante para equipamentos de uso corporativo, pois permite que os sistemas recebam manutenção ou atualizações sem que os serviços sejam interrompidos.
Dos equipamentos avaliados, o único que não possui esse recurso foi o DS420J, que possui uma porta traseira para acesso aos discos e precisa ser desligado para eventuais substituições.
Além disso, nenhum dos equipamentos possui fontes redundantes, por isso, caso seu sistema precise funcionar 24x7, talvez seja melhor optar por um NAS rackmount.
Um NAS para cada necessidade
Comparar dispositivos como o QNAP TS-431K, WD My Cloud EX4100 WD, Synology DS923+, Synology DS420J e Asustor AS1104T exige entender quais as aplicações que serão executas e as características técnicas de hardware e software de cada produto.
De qualquer forma, as características de hardware do DS923+ se sobressaem aos demais, salientado o ótimo desempenho do processador AMD Ryzem R1600 e a maior capacidade de memória (4Gb).
Os processadores Ryzem são conhecidos no mercado por equipar computadores pessoais, por isso possuem um bom desempenho quando o assunto é processamento intenso, incluindo aplicações multimedia e armazenamento em rede de alta produtividade e streaming de vídeo.
Já as CPUs Alpine AL214 1,7 GHz (TS-431K), Armada 388 1,6GHz (EX4100), Realtek RTD1296 1,4GHz (AS1104T e DS420J), não possuem o mesmo desempenho que o concorrente, mas cumprem bem seu papel para aplicações como armazenamento e backup.
As portas de rede e a agregação de link
A agregação de portas LAN (Link Aggregation) é uma tecnologia que permite aumentar a capacidade de transmissão de dados entre um servidor de armazenamento com os demais computadores, combinando várias portas de rede físicas em um único link lógico.
Esse tipo de recurso não só melhora a velocidade de transferência de dados entre o NAS e outros dispositivos na rede, mas também oferece redundância.
Assim, se uma das conexões físicas falhar, a outra pode continuar a transmissão de dados, minimizando assim o risco de interrupção dos serviços e da rede.
Nesse cenário, nem o EX4100, DS420J ou AS1104T disponibilizam essa tecnologia, pois cada um deles só possui uma porta de rede em suas especificações técnicas.
Vale ressaltar que o AS1104T entrega uma porta LAN de 2,5 gbps, mais rápida que a conexão fornecida pelos demais produtos, porém também exige um switch compatível com o sistema.
Os sistemas operacionais e softwares que compõe cada sistema
Cada um desses fabricantes de NAS possuem um sistema operacional embarcado próprio para operação de seus sistemas.
Enquanto o Qnap TS-431K está equipado com o QTS, conhecido por sua estabilidade e vasta gama de aplicativos, os modelos Synology usam o DiskStation Manager (DSM), conhecido pela interface intuitiva e simplicidade de operação.
Já o NAS Asustor AS1104T utiliza o ADM, que oferece diversos recursos multimedia para uso residencial, enquanto o WD My Cloud EX4100, por ser um equipamento mais antigo, ainda opera com o My Cloud OS.
A melhor relação de custo x benefício
Enquanto o Synology DS923+ entrega especificações técnicas superiores, seu preço é bem mais alto quando comparado com os outros modelos mencionados.
De qualquer forma, para quem precisa de mais desempenho pode ainda analisar o recém lançado TS-453E da Qnap, que possui mais memória, também suporta cache SSD e ainda entrega duas portas HDMI.
Vale lembrar que esses dois modelos são voltados para usuários que buscam mais desempenho, por isso oferecem recursos úteis como a expansão de discos, memória RAM, além de possuírem capacidade para a transcodificação de mídia e de criptografia.
Dentre as opções disponíveis, a menção honrosa fica por conta do Qnap TS-431K, que é uma opção econômica sem ter que sacrificar o desempenho.
Este modelo oferece um bom processador quad-core de 1.7 GHz, é ideal para uma nuvem pessoal segura, backup centralizado de dados, fácil acesso ao sistema e recursos para compartilhamento de arquivos.
Além disso, o TS-431K não economiza em recursos multimídia e apresenta uma variedade de métodos de streaming, atendendo aos entusiastas de mídia doméstica.
Com a capacidade de gravar completamente o estado do sistema e os dados através de Snapshots, ele também garante proteção contra exclusões acidentais e ataques de malware.
Como escolher o NAS 4 baias que atenda minhas necessidades?
Caso haja dúvidas sobre qual equipamento escolher, nossa sugestão é seguir o seguinte roteiro e verificar os seguintes pontos antes de comprar qualquer equipamento:
Hardware: Verifique a CPU, a memória RAM, a compatibilidade com os hard disks e se o sistema possui capacidade de expansão. Esses componentes afetarão o desempenho geral, especialmente se você planeja usar aplicativos mais exigentes ou executar tarefas pesadas como virtualização ou transcodificação de mídia.
Capacidade de armazenamento: Verifique quantos compartimentos de disco (baias) cada servidor NAS suporta, o tipo de unidades (HDDs ou SSDs), tecnologia (SATA/SAS/SSD) e a capacidade máxima de armazenamento.
Portas de rede: Verifique a velocidade das portas LAN (1Gbe, 2,5 Gbe ou 10Gbe, por exemplo) e se há portas múltiplas para agregação de link.
Outras portas externas: Observe se há portas USB ou outras interfaces para conectar dispositivos externos capazes de fazer backup ou transferir dados em alta velocidade.
Sistema operacional e aplicações: Cada marca oferece seu próprio sistema operacional com seu conjunto de aplicativos e serviços. Verifique o que está disponível em cada modelo e como eles atendem às suas necessidades.
Arranjos RAID: Diferentes modelos oferecem diferentes opções de configuração RAID para redundância de dados e desempenho.
Serviços de nuvem: Veja como cada modelo se integra com serviços de nuvem existentes, como Dropbox, Google Drive, etc.
Soluções de backup e sincronização: Observe quais opções de backup e sincronização estão disponíveis nativamente com o dispositivo.
Segurança: Examine as opções de segurança oferecidas, como criptografia, antivírus, e outras formas de proteção de dados.
Transcodificação de vídeo: Se você planeja usar o NAS para streaming de mídia, a habilidade de transcodificar vídeos em tempo real pode ser importante.
Suporte e Comunidade: A reputação do fabricante, a qualidade do suporte ao cliente, e a comunidade de usuários podem ser indicativos da experiência geral que você terá. Verifique o número de queixas que cada fabricante ou revenda possui em sites como o Reclame Aqui ou em avaliações feitas por quem já comprou.
Serviço de instalação e garantia: Fuja de websites e empresas que não possuem departamento técnico ou algum tipo de canal direto para esclarecer dúvidas. Lembre-se que os dados armazenados no sistema valem mais que qualquer equipamento.
Vai comprar um NAS 4 baias?
Problemas com o espaço de armazenamento de seu servidor, rede local ou backup?
Fale conosco, somos especialistas no assunto e temos diversas soluções de armazenamento (NAS, DAS ou SAN) de baixo custo para atender seu projeto.
Storage
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Storage.
Storages e Servidores NAS Desktop - Sistemas de Armazenamento em Rede
Conheça nossos servidores e storages NAS, DAS e SAN desktop Qnap, Infortrend, Synology e Seagate. Somos especialistas em sistemas para o armazenamento de dados.
Storages p/ redes SAN: Direct Storages Fibre Channel e Armazenamento iSCSI
Storages Fibre Channel p/ redes SAN, Direct Storages iSCSI e storages NAS de baixo custo. Temos a solução de armazenamento ideal p/ sua infraestrutura de TI.
Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha
Comprar um NAS Qnap nem sempre é uma tarefa simples. Saiba mais sobre o assunto e escolha o storage NAS certo para sua residência ou empresa.