Qual o melhor HD externo de 8TB? Guia Completo 2023
O volume crescente de dados digitais como fotos, vídeos e documentos que acumulamos tem exigido hard disks com capacidades cada vez maiores para suportar nosso acervo digital.
Contudo, escolher um disco rígido externo com essa capacidade não é uma tarefa fácil. Com diversos fabricantes e modelos no mercado, onde cada produto possui preços e características técnicas próprias, acabam exigindo uma análise cuidadosa na hora de comprar.
Nesse artigo vamos relacionar quais são os HDs externos de 8TB mais conhecidos, abordando suas especificações técnicas e ponderando sobre os pontos positivos e negativos de cada um deles.
Quais são os HDs de 8TB disponíveis no mercado?
Existem vários modelos de HD externo de 8TB no mercado, cada um com suas próprias características físicas e especificações. Porém, os mais vendidos são:
Seagate
1- Basic Expansion: HD 8TB desktop, 5400 RPM, uma porta USB 3.0, compatível com Windows, Mac e Chromebook. O produto não acompanha software.
2- Backup Plus Portable: Os discos Backup Plus Portable Seagate só possuem modelos até 5TB de capacidade, mas são portáteis, fáceis de usar, possuem software para backup, porta USB 3.0 e suportam dispositivos móveis.
3- Seagate Backup Plus Hub: Esses modelos de HD 8TB oferecem uma solução fácil e segura para backup de dados, acompanha software com recursos para cópia automática e criptografia de dados.
Western Digital
1.My Book: Este modelo de HD 8TB desktop possui uma porta USB 3.2, criptografia AES 256 bits, funciona com Windows ou Mac e acompanha uma solução completa para backup.
2.Elements Desktop: A família Elements é composta por discos de mesa até 22TB para PC com conexão USB 3.0. Todos esses hard disks fornecem desempenho eficiente e confiável, mas não acompanham nenhum software.
3.My Passport e My Passport Ultra: Os hard disks My Passport só atingem 5TB, mas são portáteis e fáceis de instalar. Esses discos são compactos, leves e possuem software de backup. Já os discos My Passport Ultra são ainda menores e incorporam recursos para criptografia.
4.My Cloud Home e Home Duo: Os discos externos My Cloud Home 8TB possuem uma porta de rede gigabit e permitem acessar, gerenciar e compartilhe arquivos de qualquer lugar, a qualquer momento, através de uma conexão Internet.
Toshiba
A Toshiba fornece atualmente apenas hard disks portáteis até 4TB, mas valem a menção:
1. Canvio Basics: HD portátil até 4TB com porta USB 3.0, até 5 Gbit/s e retro-compatível com conexões USB 2.0.
2. Canvio Slim: HDs portáteis, porta USB 3.0, acabamento em alumínio, até 5 Gbit/s e retro-compatível com conexões USB 2.0.
3. Canvio Advance: Discos externos com várias cores e equipados com porta USB 3.0 para computadores Windows. Esse modelo de hard disk acompanha software para backup, mas precisa ser reformatado para funcionar em computadores Mac.
4. Canvio Portable Flex: Os hard disks Canvio Flex possuem porta USB-C, são compatíveis com PC, Mac e tablets e fáceis de instalar. Esses modelos são cross-plataform, isto é, funcionam com diversos dispositivos e sistemas operacionais.
G-Technology
1- Hard disks ArmorATD: Hard disk portátil até 5TB com proteção gabinete reforçado contra quedas, poeira e água. Disco equipado com conectividade USB 3.1 e compatível com computadores PC e Mac.
2- G-Drive Project 8TB: Este é um disco de alta performance equipado com hard disk interno de 7.200 RPM, 8TB de capacidade, conexão USB-C, até 280MB/s de transferência e compatível Windows e MacOS.
3- G-Drive Pro Desktop: Este é um disco rígido externo de classe enterprise que atinge até 20TB de capacidade, com 2 interfaces Thunderbolt 3, 1 conexão USB-C compatível com ambientes Windows ou Mac.
LaCie
1- d2 Professional: Disco desktop 8TB equipado com hard disk interno 7200 RPM, backup em um clique, compatível com PC e Mac. Hard disco com recursos para transferências de dados em até 240 MB/s, projetado para ser usado em estúdios de criação de conteúdo.
2- 1big Dock: Este é um HD 8TB desktop USB e Thunderbolt com design sofisticado e quepermite ingest de dados através de cartões de memória SD ou CF. O equipamento possui ainda uma gaveta removível que permite a substituição do hard disk por unidades de maior capacidade.
3- 2big RAID: Esses hard disks possuem portas USB e Thunderbolt, dois hard disks internos e também permitem ingest de dados através de cartões de memória SD ou CF. Esses discos possuem ainda duas gavetas removíveis e suportam a montagem de arranjos de disco.
3-Rugged RAID Shuttle: Este é HD externo de 8TB resistente e durável, projetado para ser usado em situações de campo. Ele vem com uma capacidade de armazenamento de 8TB e oferece a opção de configurar o disco como RAID 0 ou RAID 1 para proteção de dados.
Qual é o melhor HD: Um modelo desktop ou um portátil?
Existem dois tipos distintos de HD externo, os de padrão desktop (mesa) e os portáteis. Cada equipamento possui características técnicas e recursos distintos.
Dentro do grupo de discos desktop temos o HD Elements e My Cloud Home e Home Duo WD, as linhas Project e G-Drive Pro G-Tech, d2 Professional, 1big e 2big RAID Lacie, Expansion e Backup Plus Hub da Seagate.
Os HDs desktop são dispositivos de armazenamento de tamanho médio a grande, geralmente precisam fonte de alimentação e foram projetados para ser usados com computadores de mesa.
Apesar de maiores em tamanho e exigirem fonte de alimentação para funcionar, esses discos podem possuir mais que um hard disk interno e oferecer velocidades de transferência maiores do que os dispositivos portáteis.
Já os hard disks portáteis são menores, mais leves, fáceis de transportar e não precisam de fonte de alimentação para funcionar.
Esse grupo de discos rígidos é formado pelas famílias One Touch, Expansion e Backup Plus Seagate, My passport, WD Drive e Passport da Western Digital, toda a linha Canvio Toshiba, Mobile Drive e Rugged LaCie e as linhas Armor G-Technology.
Embora esses dispositivos possam ser menos propensos a falhas elétricas por não estarem ligados diretamente na corrente elétrica, eles ainda são mais propensos a sofrer acidentes devido ao tamanho reduzido e sua portabilidade.
Outras desvantagens desse tipo de disco é que eles diminuem a autonomia de notebooks desconectados da rede elétrica, são mais lentos que os modelos desktop e sempre estão sujeitos a quedas.
Qual a diferença entre HDs de 5400 e 7200 RPM?
A principal diferença entre um disco rígido de 8TB de 5400 RPM de um de 7200 RPM é a velocidade para ler e escrever dados. O fato é que a maioria dos discos menores geralmente são mais lentos que seus pares desktop.
Hard disks que operam a 5400 RPM demoram mais para acessar e registrar dados comparados aos que funcionam a 7200 RPM, uma vez que o mecanismo de leitura/gravação tem menor deslocamento do braço para alcançar a mesma quantidade de informações.
Os discos desktops possuem vários modelos de 7200 RPM, enquanto hard disks portáteis são 5400 RPM e geralmente equipam dispositivos como notebooks e tablets.
Apesar do tamanho, os discos de 5400 RPM têm como pontos favoráveis a operação mais silenciosa e o menor consumo de energia, aspectos que os tornam uma escolha acertada para HDs externos designados para notebooks.
Os tipos de conexões afetam o desempenho do HD externo?
Sim, o tipo de conexão externa pode afetar bastante a performance de um HD externo. Conexões mais antigas como USB 2.0 são mais lentas se comparadas às versões mais recentes.
Conexões mais modernas, como USB 3.0, 3.1, e 3.2, e a Thunderbolt 3.0 proporcionam transferências de dados muito mais rápidas, sendo ideais para mover grandes volumes de dados rapidamente.
Ao escolher um HD externo de 8TB, lembre-se de que dispositivos com conexões mais rápidas tendem a ser mais caros e necessitam de portas compatíveis no computador para operar de forma adequada.
HDs externo de 8TB com dois discos internos são mais rápidos?
HDs externos de 8TB com dois discos internos geralmente são mais rápidos e confiáveis que os modelos que têm apenas um disco.
Esses podem ser configurados no modo RAID 0, permitindo que os discos trabalhem juntos, dividindo as tarefas de leitura e escrita de dados entre eles, o que acelera a transferência de arquivos.
No entanto, essa configuração também aumenta o risco de perda de dados, pois se apenas um dos discos internos falhar, todos os dados serão perdidos.
Para quem precisa de segurança, a outra alternativa é associar as duas unidades internas para trabalho conjunto em uma configuração conhecida como RAID 1.
Essa possibilidade oferece maior proteção contra falhas de disco, pois todos os dados são gravados de forma espelhada nas duas unidades internas de forma simultânea.
No entanto, essa configuração também entrega desempenho inferior quando comparada a uma configuração RAID 0, além de usar a metade da capacidade de armazenamento do sistema para duplicar os dados.
Qual o maior problema em armazenar dados em hard disks?
Hard disks são dispositivos eletromecânicos de alta precisão e contam com partes móveis para efetuar a leitura e a gravação de dados. Isso significa que eles estão susceptíveis a falhas ou danos físicos causados por quedas, impactos ou exposição à umidade.
Esses aparelhos também podem sofrer danos relacionados a questões elétricas, falhas de hardware ou no sistema de arquivos, que podem comprometer os dados armazenados.
É importante ressaltar que os HDs externos também podem ser alvo de vírus, malwares e ataques cibernéticos, colocando em risco a segurança das informações armazenadas, levar à perda de dados ou invasões de privacidade.
Com tudo isso, lembre-se que seus dados podem ser perdidos para sempre se não forem armazenados em um dispositivo confiável.
Por isso, vale a recomendação em manter sempre um backup de tudo em múltiplos dispositivos ou localizações, garantindo que eles sejam protegidos em caso de falha.
Um HD de 8TB é melhor que uma unidade SSD?
Não é possível afirmar que um tipo de sistema de armazenamento é melhor do que o outro, pois pontos como preço, resistência, portabilidade e segurança de dados são necessidades específicas de cada usuário.
Algumas das considerações abaixo podem ajudar a comparar HDs externos baseados em disco rígido com unidades SSD:
Preço: Em geral, todas as unidades externas SSD de 8TB custam mais caro do que uma unidade externa baseada em disco rígido.
Desempenho: As unidades de memória SSD tendem a ser mais rápidas do que um HD externo, especialmente quando se trata de tempo de inicialização, carregamento de aplicativos e transferência de arquivos.
Vida útil: Poucos sabem, mas uma memória flash têm uma vida útil mais limitada que um disco, pois o número de gravações e leituras em cada célula de uma memória flash é limitado.
Além disso, a vida útil desses equipamentos também pode ser afetada por fatores como a temperatura do sistema e a frequência de gravação e leitura.
Quanto mais barato for a memória, maior é a chance desse dispositivo possuir células com uma vida útil menor.
Tecnologias como TLC (triple-level cell), MLC (multi-level cell) e SLC (single-level cell) devem ser estudadas antes da compra, pois oferecem diferentes níveis de performance e de vida útil para cada SSD.
Lembre-se que a quantidade de escrita que um SSD de 8TB pode suportar antes de falhar é medido pelos indicadores TBW (Total Bytes Written) e DWPD (Drive Writes Per Day).
Por isso, qualquer unidade de memória SSD que possua especificações TBW e DWPD mais elevadas tendem a ser mais duráveis que as outras.
Quais são os riscos de fazer backup em um HD de 8TB?
Ao usar um HD externo de grande capacidade para fazer backup de dados, há alguns riscos a serem considerados:
Perda de dados: A ameaça da perda de dados é uma preocupação diária para o armazenamento de informações. Discos rígidos sempre estão sujeitos a falhas mecânicas ou elétricas. Por isso, ao manter seu backup em um único disco, sempre existe o risco real de perder todo o seu conteúdo.
Danos físicos: Discos rígidos externos são dispositivos portáteis e, portanto, estão sujeitos a danos físicos se não forem cuidados corretamente, como quedas, choques ou umidade.
Vulnerabilidade a ameaças de segurança: Ao fazer backup de dados confidenciais em um HD externo, há o risco de esses dados serem comprometidos se o dispositivo for perdido ou roubado. É importante usar criptografia de arquivos ou senhas fortes para proteger os dados armazenados no disco.
Desgaste mecânico: Discos rígidos são dispositivos mecânicos e, com o tempo, podem sofrer desgaste devido ao uso contínuo. Se você usar um disco rígido externo frequentemente para fazer backup de dados, ele pode falhar mais rapidamente.
Para minimizar esses riscos, é importante fazer backup de dados em vários dispositivos ou serviços de nuvem, para que você tenha cópias de segurança em vários lugares.
Além disso, é importante tomar medidas de segurança adequadas, como criptografia de arquivos e proteção de senhas, para proteger seus dados confidenciais.
Um NAS de 8TB é melhor que um HD externo?
As vantagens de usar um storage NAS (Network Attached Storage) em vez de um HD externo incluem:
Compartilhamento de arquivos: Com um NAS é simples compartilhar arquivos com outros usuários pela rede local, sem precisar transferir fisicamente os arquivos de um dispositivo para outro.
Acessibilidade remota: Um NAS permite acessar seus arquivos de qualquer lugar através de uma conexão de internet, facilitando o trabalho e a colaboração remota.
Backup automático: Alguns storages NAS oferecem recursos para fazer backup automático de diversos dispositivos, inclusive telefones celulares, centralizando assim as cópias em um único dispositivo de armazenamento.
Melhor segurança: Esses equipamentos oferecem recursos avançados de segurança como a autenticação por login e senha, permitem criptografar dados e possuem outros recursos para a proteção dos dados.
Desempenho: Alguns NAS de uso corporativo são equipados com hardware superior, suportando mais unidades de disco e processadores rápidos, o que permite transferir dados mais rapidamente que HDs externos.
Escalabilidade: Um NAS de 8TB facilita a expansão de armazenamento, bastando para isso adicionar discos ou substituir os em uso por novos de maior capacidade, sem precisar transferir dados ou adquirir um novo equipamento.
Por que os HDs externos de rede são mais seguros que os discos comuns?
Os discos externos de rede são soluções diferentes das unidades externas USB que conhecemos. Esses sisstemas geralmente possuem recursos mais robustos para a gravação e para a proteção de dados.
Uso de senhas: Algumas unidades de disco para rede permitem criar senha para proteger os dados armazenados, permitindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a eles.
Redundância: Muitos discos externos ethernet usam componentes redundantes para garantir que os dados não sejam perdidos, mesmo que haja falhas no disco.
Backup automático: Alguns hard disks desse tipo permitem configurar o backup automático para dados sensíveis, ou seja, você não precisa se preocupar em fazer as cópias manualmente.
Armazenamento remoto: Ao usar um disco rígido de rede, todos os dados podem ser armazenados em um servidor remoto. Isso significa manter os dados longe da produção e protegidos contra desastres físicos como incêndios ou inundações.
Em resumo, os discos de rede oferecem, além de mais capacidade de armazenamento, uma camada adicional de segurança para os dados que os discos comuns não oferecem.
Comprar HD externo 8TB é a melhor solução para armazenar seus dados?
Comprar um HD externo 8TB nem sempre é a melhor alternativa para guardar grande um volume de informações, principalmente quando o assunto é a proteção de dados.
Um NAS residencial é mais seguro do que um HD convencional e é ideal para usuários que precisam compartilhar arquivos em rede, fazer backup de vários computadores e não correr riscos com a perda de dados.
Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e distribuidores Seagate, Qnap, Synology e Infortrend. Traga seu projeto e tire suas dúvidas sobre qual disco comprar.
Armazenamento de dados
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.
Qual a melhor forma de fazer backup automático?
Backup Automático? Temos as ferramentas certas para evitar a perda de dados. Um storage NAS permitem centralizar os backups num único local.
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.
HD para servidores, storages ou computadores. Qual escolher?
Definir o hard disk correto para cada sistema evitará muitas dores de cabeças futuras. Saiba porque essa escolha é tão importante.