Qual o melhor HD Externo de 10TB? Saiba tudo sobre o assunto
Nossa vida digital tem exigido sistemas de armazenamento cada vez maiores. Fotos de alta resolução, documentos, filmes, banco de dados, rotinas de backup e downloads tem consumido avidamente os hard disks de nossos computadores.
Como essa quantidade crescente de dados, precisamos de sistemas de armazenamento seguros, confiáveis e de grande capacidade.
Nesse contexto, muitos usuários acabam optando por um HD externo de grande capacidade, como as novas unidades de 10TB que a Seagate, Western Digital, Toshiba e LaCie estão disponibilizando.
Um HD externo de 10TB é bom e confiável?
Um HD externo de 10TB é quase uma usina de dados, capaz de armazenar uma grande quantidade de informações, incluindo arquivos de música, vídeos, imagens, documentos, filmes e fotos.
Além disso, um hard disk externo geralmente possui uma porta USB, que é uma conexão veloz e compatível com a maioria dos computadores, notebooks e outros dispositivos eletrônicos.
Tudo isso nos leva a crer que esse tipo de equipamento é a melhor alternativa de armazenamento para nossos dados, porém essa afirmação pode ser perigosa.
É importante destacar que todo hard disk é um sistema eletromecânico baseado em discos giratórios, ou seja, seu funcionamento depende de parte móveis que fazem a leitura e escrita de dados em seus pratos internos.
Quais são os principais modelos de HD de 10TB disponíveis?
A Seagate disponibiliza três modelos de hard disks externos com 10TB, o Backup Plus, o Expansion Desktop e o One Touch. Essas famílias ainda disponibilizam versões Hub, turbinadas com duas portas USB.
Todos os modelos são discos desktop que utilizam fonte de alimentação, são equipados com um hard disk interno, possuem pelo menos uma porta USB 3.0 e incluem o serviço para a recuperação de dados Rescue.
Além disso, os HD Seagate acompanham software de backup e recursos para a proteção de dados através do uso de criptografia.
Já a Western Digital disponibiliza dois modelos de hard disks externos: O WD Elements Desktop com 10TB de capacidade e o HD My Book Duo com 20TB.
O HD externo Elements Desktop é um hard disk USB 3.0 que usa um hard disk interno, possui uma porta USB 3.0 e não acompanha software.
Já o HD My Book Duo foi incluído no texto pois exige a configuração de um arranjo de disco para funcionar de forma segura. Com dois hard disks, esse HD pode ser configurado em RAID 1 e replicar todos os dados nos dois discos simultaneamente para maior proteção.
Apesar de utilizar dois hard disks e entregar uma capacidade bruta de 20TB, ao ser configurado com RAID 1 o sistema entrega mais segurança, mas só disponibiliza 10TB de capacidade utilizável.
Quais são as vantagens e desvantagens desses discos?
A principal vantagem de comprar um HD externo é ter um sistema de armazenamento USB e transportável com um custo por Terabyte reduzido.
Além disso, a portabilidade proporcionada pela conexão USB permite que esses discos sejam conectados a maioria dos computadores disponíveis no mercado.
Um HD de 10TB USB é compatível com a maioria dos servidores, computadores, notebooks e outros dispositivos eletrônicos em uso, transformando-se em uma solução multiplataforma de armazenamento, prática e fácil de instalar.
Apesar de não entregarem o desempenho de um módulo SSD, um HD externo equipado com uma conexão USB 3.2 consegue ótimas taxas de transmissão para aplicações domésticas, acelerando a transferência de arquivos e melhorando a entrega nos processos de backup.
Porém, qualquer sistema que entrega muito espaço de armazenamento mas tem a dependência mecânica de um único hard disk está mais suscetível a falhas que outros tipos de storages.
Outro ponto a ser considerado é que um hard disk precisa ser conectado a um computador para disponibilizar seus dados. Isso significa que ele só servirá de unidade de armazenamento para um dispositivo por vez.
Equipamentos com essa capacidade geralmente são usados em vários computadores, por isso, na maioria dos casos, sempre vale a pena pensar em uma unidade que pode ser conectada a uma rede local.
Quais são as aplicações comuns para esses discos?
Com espaço de sobra, um disco de 10TB pode ser usado para fazer o armazenamento de fotos, vídeos, documentos e backup dos computadores de uma residência.
O grande problema de usar um dispositivo com essa capacidade de armazenamento é que quanto mais informação armazenada, maior é a necessidade de redundância de seus componentes.
Um hard disk pode parar de funcionar por inúmeras razões e, quando isso acontece, quanto maior é a quantidade de dados armazenada, maior será a perda de dados.
Por que um sistema de armazenamento precisa ter redundância?
A redundância é a técnica que consiste em armazenar várias cópias dos mesmos dados em diferentes locais, com o objetivo de protegê-los contra perdas ou falhas.
Esse processo é particularmente importante quando se trata de armazenar grandes quantidades de dados, como é o caso ao adquirir um HD de 10TB.
Esses sistemas são bem mais seguros que unidades baseadas em apenas um hard disk. Fazer backup em um HD externo de dados corporativos pode trazer muitas preocupações desnecessárias.
Um servidor de armazenamento profissional oferece vários mecanismos de redundância garantem que os dados estarão sempre disponíveis, mesmo em caso de falha em algum componente interno do dispositivo.
O uso desses dispositivos é especialmente necessário quando se trata de armazenamento de dados importantes ou confidenciais, ou seja, que não podem ser perdidos ou corrompidos.
Um hard disk melhor e mais caro
Um HD externo de 20TB como o My Book Duo é equipado com 2 hard disks internos e custa mais caro, entrega apenas 10TB de espaço de armazenamento utilizável (RAID 1), mas oferece esse tipo mais segurança para os dados gravados.
Uma opção ainda melhor que usar uma dessas soluções da WD é usar um dispositivo como um network attached storage, como os fabricados pela Qnap, para obter mais proteção para os dados gravados.
Esses equipamentos oferecem ainda maior flexibilidade e escalabilidade, pois podem ser acessados via rede local por qualquer computador e podem receber novas expansões caso necessário.
Essas vantagens são realmente uteis quando o assunto é armazenamento corporativo, especialmente para empresas que armazenam grandes quantidades de dados e precisam garantir que eles estarão sempre disponíveis.
HD, SSD, storage ou nuvem: Qual o melhor sistema de armazenamento?
10TB é uma quantidade quase infinita de fotos, documentos e backup para estarem em risco, por isso vale a pena analisar quais são as principais alternativas para armazenar esses dados.
Um HD externo possui bom preço e é uma opção conveniente e portátil para armazenar dados, mas pode estar mais propenso a falhas mecânicas devido à sua movimentação frequente.
Eles também são mais lentos do que os SSDs, mas oferecem uma grande capacidade de armazenamento por um preço que podemos pagar.
Já um SSD da mesma capacidade é muito mais rápido do que um HD mecânico, mas custa muito mais caro e também está propenso a falhas.
As memórias do tipo PLC e QLC são as mais frágeis, custam menos do que outras memórias, porém ainda muito mais que um HD externo. Além disso, mesmo um SSD precisa de backup, principalmente porque ele faz parte do sistema elétrico do sistema principal.
Já os storages NAS são soluções de armazenamento de rede conhecidas dos usuários corporativos, oferecem alta disponibilidade e capacidade de expansão.
Esses sistemas são bem mais caros do que HDs externos e SSDs, porém oferecem recursos adicionais como ferramentas para backup automático, replicação de dados e outros sistemas de proteção contra falhas.
Outra vantagem importante é um NAS doméstico pode ser configurado como um dispositivo de nuvem, não precisa de computador para funcionar e não tem nenhum custo mensal.
Como o assunto do momento é o armazenamento em nuvem, não podíamos deixar de mencionar a possibilidade de armazenar dados na nuvem.
Usar um serviço de nuvem como o Google Drive para guardar 10TB é uma opção que pode ser considerada, mas possui uma série de contraindicações.
Armazenar esse volume de dados custa caro, principalmente ao movimentar esses dados. Adicionar uma mensalidade sobre os dados de nossas vidas digitais é como contratar uma empresa de seguros sem saber o valor da apólice.
Outro ponto que deve ser mencionado é que para movimentar os dados armazenados sempre será necessário uma linha de comunicação para fazer o download e o upload de arquivos.
O problema é duplamente complexo, fazer o upload de 10TB de dados pode demorar meses, custar caro e ser totalmente ineficiente para a recuperação de um ambiente ou sistema.
Um dos maiores problemas desse tipo de processo é que em caso de imprevistos a recuperação de dados é lenta, cara e não pode esperar.
Qual o melhor HD externo de 10TB?
Como vimos, cada opção de armazenamento tem suas próprias limitações e vantagens, por isso a escolha ideal dependerá das necessidades específicas de cada usuário ou empresa.
Para uma solução de armazenamento de grande capacidade, os HDs externos são uma opção acessível, enquanto os SSDs oferecem desempenho superior.
Tanto Seagate como a Western Digital possuem HDs de 10TB que podem ser usados como unidades pessoais de armazenamento, porém sempre deixam a desejar quando o assunto é segurança de dados.
Como sugestão, todos usuários domésticos ou corporativos que possuem aplicações que exigem essa capacidade de armazenamento devem recorrer a sistemas profissionais como storages, sob pena de correrem risco de perder os dados.
Além da capacidade de armazenamento, um servidor NAS oferece vantagens adicionais como a segurança, escalabilidade, a segurança aprimorada e recursos avançados para gerenciar dados.
Além disso, um NAS permite que você compartilhe arquivos e pastas com múltiplos usuários e dispositivos na rede, oferece sistemas para backup automático e ferramentas para recuperação de desastres.
Embora esses equipamentos custem mais caros do que um HD externo, eles podem ser a solução ideal para organizações que precisam armazenar grandes quantidades de dados de maneira segura e acessível.
Precisa de espaço em disco para backup ou armazenamento?
Fale conosco. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento de dados, backup e distribuidores Seagate, Qnap, LaCie, Synology e Infortrend.
Saiba como armazenar e manter seus dados sempre protegidos. Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente, estamos à disposição para ajudá-lo.
Discos Externos
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Discos Externos.
O que é backup em nuvem?
O que é backup em nuvem? Conheça as diferenças entre backup local e de nuvem. Tire suas dúvidas sobre o assunto e construa um plano de backup robusto.
NAS para Backup
NAS para backup é seguro? Conheça as vantagens de usar um servidor de backup usando um NAS Qnap e saiba como manter os dados de sua empresa seguros.
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.