Qual a melhor solução de backup para sua empresa?
O maior desafio de qualquer empresa é manter suas operações sempre online. Seja em ambientes cliente-servidor, aplicações hospedadas na nuvem ou ambientes virtualizados, a grande dependência de mantermos nossas informações seguras é um desafio sempre presente.
Nesse cenário, perder dados não é uma opção. Manter uma solução de backup corporativa sempre funcional é uma das tarefas mais importantes dentro de qualquer empresa.
No entanto, encontrar a melhor solução para cada demanda pode ser um desafio. Backup local, remoto, replicação de dados ou contratar um serviço de nuvem?
Como entender as necessidades da minha empresa?
Aqui estão algumas perguntas básicas para ajudá-lo a determinar a solução correta para sua empresa:
- Quantos dados você precisa fazer backup?
- Quais dados são críticos para manter as atividades do seu negócio?
- Qual é o impacto potencial da perda desses dados?
- Com que rapidez você precisa para restaurar os arquivos perdidos?
- Quantos anos os dados devem ser retidos no seu servidor?
Saber responder essas perguntas ajudam a identificar vários pontos sensíveis que devem ser exigidos da solução a ser implementada, como a frequência da cópias, objetivo de tempo de recuperação (RTO) e espaço de armazenamento necessário.
A importância do backup para empresas
Uma boa prática antes de adotar qualquer nova solução para a proteção de dados é entender quais são os principais riscos de perda de dados e montar um plano de backup corporativo com as possíveis medidas que podem ser adotadas preventivamente.
Podemos dividir as soluções para a gravação de dados em dois tipos, as que fazem o backup no local, através de dispositivos conectados diretamente ao servidor ou via rede local.
Outra alternativa válida é a cópia remota dos arquivos, baseado na replicação de dados via rede ou a utilização de serviços de nuvem para esse fim.
Backup local ou onsite
Manter backup em disco, fita ou memórias flash são as formas mais comuns de fazer cópias locais.
Tradicionalmente, os dados corporativos são armazenados em unidades de discos, armazenamento flash ou até fita magnética, sempre em dispositivos externos e fora do ambiente de produção (que estão gravando os dados).
Definir a periodicidade, valor do investimento, estratégia, estrutura e do tipo de backup à ser adotado varia de acordo com cada aplicação, bem como pela opção em manter os dados da empresa localmente ou off-site.
Aplicações sensíveis ao downtime (tempo de paralisação em caso de desastre) como backup de máquinas virtuais exigem soluções de alta performance de data recovery.
Quais são os principais equipamentos para backup local?
- HDs externos e memórias flash USB: Empresas menores ou sem uma cultura de TI muitas vezes utilizam esses equipamentos para suas cópias de segurança. Seduzidos pelos preços competitivos, muitas empresas ainda mantêm seus dados nesses equipamentos, correndo riscos desnecessários. Confira nossas dicas para escolher o melhor equipamento de backup para pequenas e médias empresas.
- Servidores baseados em disco: Ainda no ambiente das pequenas e médias empresas, também é relativamente comum encontrarmos servidores replicando dados para outras unidades de disco, geralmente máquinas mais antigas, usando serviços através do uso de alvos iSCSI (Windows, Linux ou Mac) ou Rsync (Linux).
- Network Attached Storage: Os storages NAS são dispositivos de armazenamento que podem ser conectados a qualquer rede local ou servidor e que permite organizar, armazenar e compartilhar arquivos pela rede. Esses equipamentos são uma excelente alternativa para fazer cópias de segurança de diversos computadores da rede local.
- Soluções baseadas em fita: Sistemas como drives LTO, DLT, AIT e DDS já fazem parte do passado em empresas modernas. Apesar de muito utilizadas na década passada, armazenar e manter fitas fora do ambiente do datacenter tornou-se um grande problema. Apesar do baixo custo por terabyte armazenado, estratégias de backup híbrido (local + replicação/nuvem) se mostraram mais eficientes e de menor custo no longo prazo.
Dentre as soluções apresentadas, os NAS são as melhores soluções de cópia para pequenas e médias empresas.
Fáceis de instalar e configurar, esses equipamentos são muito úteis para necessidades básicas do armazenamento de arquivos, porém nem todos são projetados para serem soluções de recuperação de desastre em operações 24x7 como ambientes virtualizados.
Backup remoto ou Offsite
Antes limitado apenas no ato de fazer cópia dos dados em dispositivos removíveis como fitas ou discos e transportar essas mídias para fora da organização, o significado de backup off-site foi atualizado para o ato enviar as informações da empresa para uma diferente instalação física, geralmente através de uma conexão de banda larga.
Isso implica em contratar linhas de comunicação, softwares, equipamentos e infraestrutura de TI de terceiros em outros endereços para manter uma cópia dos dados corporativos. Essa solução pode ser conseguida das seguintes maneiras:
- Replicação remota de dados: Geralmente entregue através de serviços online como Google Drive, AWS, Dropbox e Microsoft Azzure, a replicação de dados pode ser instantânea ou agendada, dependendo da aplicação e do serviço contratado. Esses serviços online fornecem uma cópia relativamente básica dos arquivos e pastas do dispositivo, armazenando-os na nuvem.
- Backup em nuvem privada e pública: As soluções de nuvem corporativas são essencialmente os mesmos dos métodos tradicionais de cópia que conhecemos, exceto que os dados podem ser armazenados em datacenters externos contratados e gerenciados por você (nuvem privada) ou por terceiros (nuvem pública).
A nuvem é segura?
Como entregar dados confidenciais para terceiros é sempre uma tarefa indigesta, muitas empresas optam pela compra de seu próprio sistema de armazenamento, alocando esse hardware em datacenters contratados e preservando a administração das informações.
Os serviços de backup em nuvem, massivamente divulgados como uma boa alternativa aos equipamentos convencionais também tem suas desvantagens, principalmente no cenário corporativo. Saiba mais sobre backup em nuvem corporativo.
Dentro desses cenários, uma boa estratégia para empresas sensíveis a perda de dados é implementar uma solução híbrida, onde as cópias são feitas e armazenadas localmente, em storages e outros dispositivos, para maior velocidade de recuperação.
Além disso, uma segunda cópia dos dados é enviada automaticamente do storage para um serviço de nuvem, entregando proteção adicional contra possíveis perda de dados local.
Principais vantagens do backup híbrido
- Realizar backup local é mais rápido e eficiente;
- Menor tempo de restauração dos arquivos em caso de desastre;
- Possibilidade de recuperação de dados para qualquer cenário;
- Proteção adicional quando a infraestrutura local de TI é comprometida;
- Solução mais econômica para pequenas e médias empresas.
Somos especialistas em sistemas de backup para empresas
O backup em nuvem utilizando serviços de terceiros também pode ser parte da estratégia corporativa, complementando a solução primária ou funcionando como redundância para aplicativos que já funcionam na nuvem em hospedagem de terceiros.
Como o assunto é extenso, estamos abertos a um bate-papo sem compromisso. Traga seu projeto e conheça nossas soluções, somos especialistas em sistemas de discos e dispomos de uma linha completa de equipamentos para backup.
Backup
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Backup.
O que é um servidor de backup (backup server)?
O que é e como funciona um servidor de backup (backup server)? Saiba mais sobre o assunto, economize tempo e organize as tarefas de cópia da empresa.
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.