Protocolo FTP: Saiba o que é e para que serve um servidor FTP.

A transferência de arquivos à distância sempre foi uma necessidade para flexibilizar o acesso às informações em sistemas computacionais, mesmo antes da internet que conhecemos.

A primeira versão do protocolo FTP é de autoria do desenvolvedor Abhay Bhushan e surgiu dentro do MIT (Massachusetts Institute of Technology) no início da década de 70.

Apesar de simples, essa versão do protocolo de rede permitia que os usuários enviassem ou recebessem arquivos, antes mesmo que os computadores tivessem interfaces gráficas.

Conheça a linha de storages Infortrend

O que é FTP?

FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de rede para a transmissão de arquivos entre computadores. Dentro do conjunto TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), ele é um protocolo da camada de aplicação para o download e upload de arquivos em conexões do tipo cliente/servidor.

Originalmente lançado como a especificação RFC 114, publicada em 16 de abril de 1971, o protocolo ganhou mais importância ao ser incorporado ao TCP/IP em 1980.

O protocolo foi inicialmente construído para operar no Network Control Program (NCP), um protocolo simplex que utilizava dois endereços de portas em conexões do tipo cliente/servidor, um para a transmissão e outro para a recepção de dados.

Os servidores FTP

O FTP é um dos protocolos mais simples e antigos ainda em uso para a transferência de dados, e assim como o protocolo Simplex, o FTP também canais individuais para a comunicação de dados do tipo cliente/servidor.

Um servidor FTP é um computador dedicado para transferir arquivos e facilitar o compartilhamento remoto de dados via internet entre um servidor (remetente) e um computador cliente (destinatário) através de uma conexão baseada no protocolo FTP.

Esse tipo de servidor geralmente oferece ao dispositivo cliente acesso a um diretório com vários subdiretórios. Deste modo, os usuários se conectam a estes servidores com o status de “clientes FTP”.

Existem dois tipos de servidores que utilizam esse protocolo, o público e o privado. Basicamente, o que os diferencia é a necessidade de um login e senha para ter acesso aos arquivos.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Como funciona o FTP?

O protocolo FTP é usado para transferências de arquivos entre um servidor, sistema de armazenamento ou outro dispositivo através de uma conexão de rede. Ele utiliza dois canais básicos para operar, um de comando e um de dados.

O canal de comando é o responsável por carregar as informações sobre a tarefa em si, ou seja, quais arquivos devem ser acessados e etc. Já o canal de dados é responsável por transferir os dados reais do arquivo entre os dispositivos.

De uma forma simplificada, ao fazer um upload de arquivos, dados são transferidos de um computador para um servidor. Já ao fazer um download, os arquivos são transferidos de um servidor para o seu computador pessoal.

O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é a linguagem que a internet usa para executar esses comandos e transferir arquivos através do FTP.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

O FTP ativo e FTP passivo

As conexões FTP podem ter dois modos: ativo e passivo. No FTP ativo, quando um cliente e um servidor pretendem fazer algum compartilhamento de arquivos, é iniciada uma sessão preliminar de controle para negociar os detalhes da conexão antes de abri-la e transferir os dados.

Neste modo, o servidor ou storage desempenha um papel ativo no estabelecimento da conexão com o dispositivo cliente. Em contrapartida, esse processo pode ser interrompido pela ação dos firewalls e problemas semelhantes.

Em uma conexão passiva, o dispositivo cliente se conecta e envia um comando ao servidor, que funciona como uma solicitação de porta  para se conectar. Assim que o cliente recebe um número de porta, ele inicia uma segunda conexão e envia os dados.

Por sua vez, no modo passivo o servidor utiliza o canal de comando para enviar ao cliente as informações necessárias para abrir um canal de dados, sem manter ativamente a conexão, o que o faz funcionar bem em firewalls e gateways.

Esse tipo de conexão funciona em conjunto com um firewall, configurado para fazer o encaminhamento de porta com maior segurança.

Os dados serão encaminhados da porta do firewall para a porta do servidor, impedindo o acesso não autorizado de outros clientes externos.

O FTP ativo e FTP passivo

Para que serve o FTP?

Em poucas palavras, o protocolo FTP é um tipo de serviço utilizado para a transferências de arquivos entre dois sistemas computacionais.

O File Transfer Protocol também pode ser usado para compartilhar arquivos entre diversos usuários, transferir dados para backup, transferir páginas da web, arquivos de Apps, imagens para servidores da web etc.

Embora pareça complicado, um servidor FTP é apenas um computador dedicado a receber conexões FTP. Assim, ele executa apenas duas tarefas simples: Permite baixar e enviar arquivos.

Neste contexto, esse tipo de servidor é usado para compartilhar arquivos, permitindo que um usuário faça upload de um arquivo para o servidor e compartilhe o link com outro usuário.

Os usuários de um servidor FTP podem baixar arquivos ou enviar arquivos dentro de um ambiente controlado, funcionando como uma espécie de ponto de encontro entre o destinatário e o remetente.

É importante mencionar que o protocolo FTP não oferece criptografia em suas transferências de arquivos, o que demonstra uma vulnerabilidade na segurança.

Deste modo, muitos usuários optam por usar os protocolos FTPS ou SFTP, que possuem a mesma função, porém com uma segurança maior e acessos totalmente criptografados.

Para que serve o FTP?

O FTP é seguro?

Como vimos, o protocolo FTP foi desenvolvido na década de 70 e foi revisado por diversas vezes para acomodar as novas tecnologias.

Da mesma forma, o serviço também passou por várias atualizações para aprimorar sua segurança. Porém, por padrão, esse protocolo não criptografa o tráfego e torna o servidor vulnerável.

Dentre as atualizações para aprimorar a segurança, algumas versões do FTP criptografam os dados através de uma conexão do tipo TLS implícita (FTPS), de uma conexão explícita (FTPES) ou que funcionem através do SFTP.

Ao criptografar o protocolo FTP com FTPS ou FTPES os dados ganham um nível adicional de proteção, limitando assim as chances de uma invasão ou roubo de dados.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Os problemas de uso do FTP

Embora as soluções FTP pareçam ser baratas e muitas vezes até gratuitas, a simplicidade do FTP e utilitários semelhantes podem realmente inflar o custo total de propriedade (TCO) de empresas e datacenters.

As transferências de arquivos do tipo “ponto a ponto” exigem código adicional como a criação de scripts ou eventos para gerenciar as transações, enviar notificações, limpar arquivos ou processar dados recebidos.

Com o tempo, essas personalizações exigem um grande esforço para a manutenção do código. Isso também significa maior custo de operação e aumento dos riscos de interrupção dos serviços.

Apesar do FTP ser considerado parte integrante da computação em nuvem, pois também permite compartilhar arquivos de qualquer lugar, os serviços de armazenamento em nuvem tem apresentando ferramentas e recursos mais avançados e seguros para esse fim.

Ser dependente do FTP como o principal modo de transferência de dados significa que, mesmo com tanto tempo passado, profissionais de TI ainda estão encontrando maneiras de tornar o FTP mais seguro ou simplesmente substituí-lo.

Algumas outras deficiências do FTP incluem:

Falta de segurança: Um sistema gerenciado por funcionários geralmente opera sem supervisão de TI. Os sistemas FTP sempre estão em risco ou porque não podem ser gerenciados adequadamente e porque a maioria dos serviços FTP não possui criptografia de dados.

Falta de controle: Mesmo o remetente perde o controle dos dados enviados via FTP, então o que dizer sobre quem acessa o conteúdo e por quanto tempo os arquivos podem ser usados.

Falta de relatórios: O protocolo FTP não fornece nenhuma informação de status sobre arquivos enviados ou recebidos e não fornece notificação sobre o recebimento ou transmissão de dados.

Falta de automação: Os servidores FTP geralmente não permitem automação, exigindo processos manuais e desperdiça muito tempo na manutenção.

Tipos de FTP

Em geral, existem diversas maneiras para realizar uma transferência de arquivos utilizando o protocolo FTP, são eles:

Melhores Storages Desktop

O FTP e os sistemas de armazenamento

O FTP é uma ferramenta muito usada na transferência de arquivos, principalmente para usuários iniciantes, que pode ser usado tanto para enviar, baixar, armazenar ou realizar backup de dados ou arquivos.

Quando habilitado, qualquer usuário pode acessar arquivos hospedados em servidores remotos ou sistemas de armazenamento através de uma conexão de internet.

Sendo assim, qualquer usuário pode configurar um servidor FTP em um storage NAS para acessar os dados através um navegador web ou um software de FTP como o Filezilla ou Cyberduck.

Além disso, o protocolo FTP também pode usado em ambientes de nuvem para facilitar a implementação de serviços como o armazenamento e o compartilhamento de dados.

Controle Net – Sistemas de armazenamento

Precisa armazenar, compartilhar dados ou fazer backup remoto? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. A Controle Net é especializada em servidores, sistema de armazenamento e backup. Faça um orçamento sem compromisso.

Produtos recomendados:

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Tecnologias

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Tecnologias.

Para que serve e o que é backup?
Para que serve e o que é backup?

Saiba quais são os principais equipamentos e softwares utilizados para manter as informações seguras.

Servidor NAS, conheça os conceitos básicos sobre o assunto.
Servidor NAS, conheça os conceitos básicos sobre o assunto.

Network attached storage: O que é, para que serve e como surgiu. Informações sobre o sistema de armazenamento de maior sucesso no mercado de TI.

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?
Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Comprar o storage NAS e os hard disks em diferentes revendedores pode ser muito arriscado. Saiba porque comprar tudo num único distribuidor é melhor.