O que é storage server e quais suas diferenças dos servidores de aplicação
O armazenamento e gestão de grandes volumes de dados é um assunto complexo e consume muito tempo em ambientes corporativos.
Na hora de decidir entre comprar um servidor de aplicação, um sistema de armazenamento em rede ou um storage server sempre merece um planejamento cuidadoso e exige uma avaliação clara das necessidades de cada projeto.
Entender a importância do hardware e software exigidos bem como ter em mente quais são as aplicações que serão executadas ajuda a reduzir custos de aquisição, licenciamento de software e serviços agregados.
O que é storage server?
Storage server é um servidor voltado principalmente para armazenar e gerenciar dados. Esses sistemas podem ser físicos ou virtuais, fornecem serviços de armazenamento com alta disponibilidade para a infraestrutura de TI como servidores de aplicação, computadores e outros dispositivos de rede.
Esse tipo de servidor é frequentemente usado em ambientes empresariais e datacenters que precisam de um ambiente centralizado para armazenar e gerenciar grandes quantidades de dados.
Esses sistemas podem armazenar uma variedade de tipos de dados, incluindo documentos office, arquivos de vídeo, bancos de dados, e-mails, aplicativos e imagens.
Quais são as diferenças entre um storage server e um servidor de aplicação comum?
Um storage server possui pequenas diferenças quando comparado a um servidor de aplicação, porém cada sistema é projetado para um tipo de função. São elas:
Aplicações: A principal função de um servidor de aplicação é hospedar e executar aplicativos ou softwares que serão acessados e usados por usuários ou outros sistemas.
Esse uso pode incluir aplicações empresariais como sistemas de planejamento de recursos (ERP), sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) ou softwares de virtualização.
Por outro lado, um storage server é primariamente projetado para armazenar, gerenciar e proteger dados. Isso significa que seus recursos de armazenamento geralmente são mais robustos que sua capacidade de processamento.
Hardware e configuração: Devido à sua principal função de armazenar e compartilhar dados, esses servidores geralmente possuem várias baias para discos rígidos para disponibilizar um grande espaço de armazenamento.
Além disso, esses sistemas são equipados com controladoras RAID (Redundant Array of Independent Disks), que permite a redundância de dados para proteção contra falhas de disco.
Alguns storage servers também podem suportar memórias flash do tipo SSD, que proporcionam melhor desempenho de leitura/gravação (IOPS) do que os hard disks tradicionais.
Em contraponto, um servidor de aplicação geralmente não necessita de tanto espaço em disco ou redundância de dados, mas pode exigir mais processamento e memória para executar aplicativos de forma eficiente.
Otimização de desempenho: Servidores de aplicação são otimizados para oferecer alta disponibilidade e desempenho de aplicativos, enquanto storages servers são otimizados para a eficiência no armazenamento e no acesso aos dados.
Escalabilidade: Esses dois tipos de servidores podem ser escaláveis, mas cada um deles com foco em sua aplicação principal.
Um servidor de aplicação pode receber mais recursos de processamento ou memória para suportar mais usuários ou cargas de trabalho mais intensas.
Já um storage server geralmente é atualizado para adicionar mais espaço de armazenamento ao sistema através da adição de novos hard disks ou módulos de memória.
Rede: Servidores de aplicação podem ser projetados para suportar uma ampla variedade de protocolos de rede para suportar diferentes tipos de aplicações.
Servidores de armazenamento, por outro lado, geralmente suportam principalmente os protocolos de rede que são otimizados para transferência de dados, como iSCSI, NFS ou SMB/CIFS.
Quais são os principais sistemas operacionais usados em storages servers?
Os storages servers são compatíveis com vários sistemas operacionais. O Windows Storage Server, da Microsoft é uma versão do sistema operacional Windows Server especialmente projetada para suportar uma série de recursos associados ao espaço em disco disponível.
Muitos desses servidores também utilizam diferentes distribuições do sistema operacional Linux, que é amplamente utilizado por sua flexibilidade e natureza de código aberto.
Existem ainda distribuições específicas do Linux, como o FreeNAS (agora chamado TrueNAS CORE), OpenMediaVault e Rockstor, que são projetadas para uso nesse tipo de solução.
Algumas versões do Unix, como o FreeBSD, que serve como base para o FreeNAS/TrueNAS, também são comumente usadas nesse tipo de servidores.
Existem ainda sistemas proprietários como o VMware vSAN que são usados uma solução de armazenamento definida por software integrada ao Hypervisor VMware vSphere.
Finalizando a lista, o sistema operacional Oracle Solaris, baseado em Unix, é frequentemente usado em ambientes empresariais e suporta recursos avançados como o sistema de arquivos ZFS.
Quais são os principais fabricantes de storage servers?
Existem muitos fabricantes de servidores que oferecem soluções de armazenamento para o mercado corporativo. São eles:
Dell EMC: A Dell EMC é um dos maiores fabricantes de hardware de TI e oferece uma ampla gama de servidores, computadores e soluções de conectividade, inclusive storage servers de alta capacidade.
Hewlett Packard Enterprise (HPE): A HPE é outro grande player nesse mercado e oferece uma variedade de soluções de armazenamento dentro de sua linha de produtos HPE Storage.
IBM: A IBM oferece uma ampla gama de soluções para o armazenamento de dados, incluindo servidores corporativos de performance baseados em memórias flash.
NetApp: A NetApp é uma empresa especializada em produtos de armazenamento de dados e gerenciamento de dados e oferece uma variedade de servidores para armazenar e compartilhar dados.
Hitachi Vantara: Hitachi Vantara, uma subsidiária da Hitachi, Ltd., fabrica e tem em sua linha de produtos vários tipos de servidores corporativos, incluindo storage servers.
Infortrend: A Infortrend é bem conhecida por storages, sistemas all flash e suas soluções NAS, mas também oferece várias configurações de storage servers corporativos.
Qnap: Assim como a Infortrend, a Qnap é mais conhecida por seus dispositivos NAS, mas também oferece alguns servidores de armazenamento para pequenas e médias empresas.
Supermicro: Assim como outros fabricantes de hardware, a Supermicro é conhecida por seus servidores de aplicação e workstations, mas também oferece alguns servidores de armazenamento para o mercado corporativo.
Cisco: A Cisco, apesar de ser mais conhecida por seus produtos de rede, também oferece uma variedade de storage servers, que incluem soluções para hiperconvergência e ambientes de nuvem.
Qual a diferença de um storage server e um NAS?
Tanto o storage server quanto o NAS são usados para armazenar e gerenciar dados, porém cada um atende um tipo de mercado. As principais diferenças sobre esses sistemas são:
Hardware: Storage servers geralmente possuem mais recursos de hardware e são escaláveis (expansíveis), mas são menos flexíveis no compartilhamento de arquivos em rede.
Esses sistemas podem ser equipados com processadores de alto desempenho, suportar mais memória e executar tarefas mais intensivas em termos de recursos, como aplicações de virtualização ou executar bancos de dados.
Já os servidores NAS geralmente possuem processadores de menor capacidade e são menos flexíveis em termos de capacidade de expansão, mas são otimizados para tarefas de armazenamento em rede.
Sistema Operacional (SO): Um storage server é tipicamente um servidor de uso geral que pode ser executado em uma variedade de sistemas operacionais, como Windows Server, Linux ou UNIX.
Isso proporciona maior flexibilidade, pois o servidor pode ser configurado para executar uma ampla variedade de tarefas além do armazenamento de dados, como hospedagem de aplicativos ou serviços de rede.
Por outro lado, um NAS geralmente possui seu próprio sistema operacional embutido, que é otimizado para tarefas de armazenamento e compartilhamento de arquivos.
Funções: Devido à sua capacidade de suportar vários sistemas operacionais e ter hardware mais potente, os storage servers podem ser usados como servidor de aplicação, executar banco de dados ou ser servidores de e-mail, além de suas funções de armazenamento.
Um NAS não suporta outros sistemas operacionais, é conectado à rede e é um dispositivo de armazenamento principalmente voltado para o compartilhamento de arquivos e tarefas de backup.
Complexidade e custo: Como um storage server é um servidor de propósito geral, essas soluções geralmente são mais complexas de configurar e gerenciar e custam mais caro.
Já um servidor NAS é uma solução mais simples e econômica, projetada especificamente para armazenar e compartilhar arquivos, ideal para integrar redes locais de pequenas empresas ou usuários domésticos.
O que comprar, storage server ou servidor NAS?
Tanto o armazenamento quanto o processamento são necessidades importantes dentro de uma infraestrutura de TI, por isso uma abordagem correta para esses ambientes é ter uma combinação entre servidores de aplicação e storages.
Esse tipo de topologia permite que cada tipo de servidor seja otimizado para sua função principal, onde ambos trabalham em conjunto para a organização.
Se a sua principal necessidade é armazenar grandes quantidades de dados e garantir que eles sejam protegidos e acessíveis, um storage NAS pode ser a escolha mais apropriada.
Esses equipamentos são projetados com hardware e software que otimizam a capacidade de armazenamento, proteção de dados e eficiência de acesso.
Por outro lado, se a principal necessidade de seu projeto é executar ou hospedar aplicativos que exigem muitos recursos de processamento e memória, um servidor de aplicação será a escolha mais apropriada.
Quer saber mais sobre o assunto? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup.
Servidores
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Servidores.
Storages All Flash Array - Sistemas de Armazenamento Totalmente Flash
Quer comprar um storage All Flash Array barato? Conheça nossas soluções de armazenamento híbridas e totalmente Flash não proprietárias e não se preocupe com o preço.
NAS NVMe, armazenamento all flash SSD de alta velocidade
NAS NVMe? Conheça as melhores alternativas para armazenamento híbrido e soluções all flash para redes locais com memórias SSD NVMe. Ligue e tire suas Dúvidas.
Storages SAS - Direct ou Network Attached Storage (NAS e DAS)
Procurando Storage SAS? Direct ou Network Attached Storage p/ HDDs SAS. Diversas capacidades, escaláveis, híbridos, tiering e iSCSI. Ligue e Tire suas dúvidas.