Atendimento por WhatsApp

O que é media server e quais são as aplicações de um servidor de mídia

Com a ascensão das tecnologias digitais e a rápida proliferação da internet, agora podemos compartilhar informações, ideias e todo o tipo de conteúdo digital como nunca antes.

Nesse universo, a distribuição de informação sob o formato de vídeos, imagens, textos, jogos ou mesmo aplicativos democratizou uma plataforma para vozes e talentos emergentes, bem como para grandes corporações.

Nessa hora, tecnologias usadas para compartilhar conteúdo, amparadas por media servers podem ajudar a organizar e simplificar as novas formas de interação social, comercial e cultural, tornando as fronteiras geográficas praticamente irrelevantes.

O que é media server?

O que é media server?

Media server é o termo que qualifica um servidor físico ou software que armazena e compartilha conteúdo digital como vídeos, músicas e fotos para outros dispositivos via cabo, WiFi ou rede. Alguns desses servidores de mídia podem ainda capturar e fazer streaming de áudio, TV ou vídeos ao vivo.

Em aplicações domésticas, outros equipamentos que funcionam como um local físico único capaz de armazenar e compartilhar filmes, vídeos, áudios, fotos e livros também podem ser classificados como media centers residenciais.

Um servidor físico, computador pessoal ou storage NAS podem ser configurados para funcionar para ser um media server através da instalação e do uso de softwares como o Plex, Roku ou Kodi.

Além disso, muitos equipamentos para esse fim suportam os protocolos de comunicação DLNA (Digital Living Network Alliance) ou AirPlay, que possibilitam que os dados seja transmitido diretamente para outros dispositivos.

Seja um pequeno servidor web que distribui conteúdo através do Windows Media Center, MediaPortal, MythTV ou grandes plataformas como o Netflix ou a Amazon Prime, todos esses sistemas podem ser considerados diferentes versões de media servers.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Como funciona a distribuição de conteúdo sob demanda?

A principal função de um media server é fazer a distribuição de conteúdo digital sob demanda.

Isso primeiramente envolve armazenar arquivos como filmes, programas de TV ou músicas em um servidor físico ou virtual, possibilitando assim que usuários com softwares clientes instalados (players) possam acessar esses dados quando quiserem.

Quando qualquer usuário autorizado decide acessar algum dos arquivos armazenados, ele faz uma solicitação através de um aplicativo ou site, que atua como um media player.

Essa solicitação é enviada ao servidor, que processa o pedido e começa a transmitir o conteúdo para o dispositivo cliente através da transmissão via streaming.

O media player instalado no dispositivo do usuário recebe os dados e começa a reproduzi-los, permitindo assim que o usuário requisitante assista ou ouça o conteúdo quase instantaneamente.

Durante a reprodução, o usuário tem a capacidade de pausar, avançar ou retornar para um trecho específico do áudio ou vídeo, além de acessar outros arquivos caso deseje.

Cada uma dessas operações é enviada como uma nova solicitação, permitindo que assim que o servidor de media ajuste o fluxo de conteúdo enviado conforme a demanda.

Como funciona a distribuição de conteúdo sob demanda?

Quais são as principais aplicações de um media server?

Os servidores de mídia podem realizar várias funções, tanto no contexto doméstico quanto empresarial. São elas:

Streaming de mídia residencial: Em ambientes residenciais, um media server pode ser usado para armazenar e transmitir conteúdo digital como filmes, programas de TV, músicas e fotos para outros dispositivos na casa.

Esses dispositivos clientes podem incluir TVs inteligentes, computadores, tablets, smartphones e outros equipamentos de streaming que usam softwares como o Roku, Amazon Fire TV ou Apple TV.

Streaming de jogos: Media servers também são usados em serviços de streaming que envolvem jogos, como o Google Stadia e NVIDIA GeForce Now.

Nestes serviços, os jogos são executados em um servidor remoto e apenas o vídeo da partida é transmitido para o dispositivo do usuário.

Dispositivos de mídia digital (DMPs): Filmadoras, câmeras digitais, videogames e home theaters possuem aplicações integradas ao sistema para permitir o compartilhamento de conteúdo.

Aplicações em redes sociais: Plataformas sociais como Facebook e Instagram usam servidores de mídia para armazenar e distribuir fotos e/ou vídeos enviados por seus usuários.

Serviços de streaming: Empresas como a Netflix, Hulu e Spotify usam servidores de nuvem corporativos para fornecer áudio e vídeo sob demanda para seus assinantes.

Aplicações Empresariais: Em ambientes corporativos, um servidor pode ser usado para gerenciar e distribuir conteúdo digital para uma grande variedade de dispositivos.

Esse compartilhamento é muito útil nos setores da educação, hospitalidade e varejo, onde vídeos promocionais, material de treinamento ou conteúdo educativo precisam ser distribuídos de forma dinâmica.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais são os principais softwares media servers disponíveis?

Plex: O Plex é um dos media servers mais populares, que pode ser instalado em servidores físicos, storages NAS, computadores e notebooks.

Essa plataforma suporta vários formatos de arquivo, pode fazer streaming ao vivo e é conhecida por sua capacidade de transcodificar mídia para reprodução quase todos os dispositivos clientes.

Emby: O Emby é outra ótima opção que oferece recursos semelhantes ao Plex, incluindo transcodificação de mídia e compartilhamento de bibliotecas.

A interface de administração do software é completa e oferece recursos com o controle de acesso granular, ou seja, o administrador pode decidir exatamente o que cada usuário pode ver ou fazer.

Jellyfin: Jellyfin é uma alternativa de código aberto ao Plex e Emby. Essa plataforma fornece muitos dos mesmos recursos, mas é completamente gratuito e não inclui algumas das restrições que o Plex e o Emby colocam em suas ofertas gratuitas.

Kodi: Anteriormente conhecido como XBMC, o Kodi é uma plataforma para compartilhamento de conteúdo de código aberto que é altamente personalizável.

Esse media server suporta uma ampla gama de formatos de arquivo e oferece uma variedade de add-ons para expandir suas funcionalidades.

Serviio: Serviio é um software gratuito que usa transcodificação de mídia e suporta streaming para vários dispositivos residenciais, incluindo TVs de tela grande, smartphones e consoles de jogos.

Quais são os principais softwares media servers disponíveis?

Quais são os principais dispositivos usados como media server?

Os media servers podem ser implementados em uma variedade de dispositivos, dependendo do projeto, uso e do orçamento disponível. Os principais são:

Computadores desktop ou laptops: Qualquer computador pessoal decente ou notebook pode ser usado como um media server.

A maioria dos softwares que são servidores de mídia podem ser instalados em computadores compatíveis com sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux.

NAS (Network Attached Storage): Um NAS é um dispositivo de armazenamento conectado à rede, projetado para permitir o acesso aos seus dados de qualquer lugar através de uma rede ou via internet.

Alguns desses dispositivos, como os fabricados pela Qnap, já possuem o Plex instalados de fábrica, facilitando o armazenamento e a distribuição de conteúdo sob demanda.

Mini PCs: Mini PCs ou Raspberry Pi são pequenos computadores que podem ser facilmente transformados em servidores de mídia para ambientes de teste.

Esses sistemas consomem pouca energia, são silenciosos e não custam caro, sendo ideais para compartilhar pequenas bibliotecas de áudio e vídeo.

Servidores dedicados: Soluções especializadas em distribuição de conteúdo para o mercado corporativo geralmente exigem um ou mais servidores dedicados para compartilhar conteúdo com centenas de usuários simultaneamente.

Em alguns casos, sistemas de alta disponibilidade e de alto desempenho são projetados para funcionar 24/7, armazenar grandes bibliotecas de vídeo e suportar o acesso simultâneo de milhares de usuários.

Servidores de nuvem: Muitas corporações e usuários preferem não manter seu próprio hardware, por isso serviços de nuvem como o Amazon AWS, Google Cloud e Microsoft Azure podem ser usados para hospedar e compartilhar esse tipo de conteúdo.

Esse tipo de serviço oferece vantagens como a escalabilidade, permitindo que você aumente ou diminua facilmente os recursos disponíveis para o servidor, de acordo com a demanda exigida.

Quais são os principais dispositivos usados como media server?

Storages NAS são ótimos media servers residenciais

Seja para uso pessoal ou profissional, a capacidade de acessar e transmitir filmes, músicas, fotos e outros arquivos de mídia em vários dispositivos simultaneamente oferece uma conveniência e flexibilidade sem precedentes.

Ao escolher um media server para suas necessidades, um Network Attached Storage (NAS) pode ser uma opção simples e altamente eficaz para manter e compartilhar toda sua vida digital.

Esses dispositivos oferecem muitos benefícios de um servidor dedicado, mas sem os altos custos de aquisição e a complexidade técnica associada a esses sistemas.

Alguns storages têm a vantagem de serem projetados para trabalho 24/7, oferecendo um acesso confiável e constante ao conteúdo armazenado.

Além disso, esses sistemas podem executar softwares de servidor de mídia populares, como Plex e Kodi, permitindo assim a transmissão de mídia para vários tipos de dispositivos clientes.

Conheça a linha de storages Qnap

As responsabilidades legais ao montar um servidor de mídia

Apesar dos benefícios inegáveis oferecidos pela tecnologia, qualquer sistema que permite compartilhar conteúdo digital de terceiros deve possuir sistemas de auditoria para estar estritamente dentro da lei.

Usar um media server para compartilhar conteúdo protegido por direitos autorais pode ter várias consequências legais e éticas significativas ao negócio.

Compartilhar conteúdo de terceiros sem a devida permissão é ilegal e pode resultar em penalidades, que frequentemente incluem multas substanciais e até mesmo a prisão.

Quer falar mais sobre o assunto? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup.

Produtos recomendados:

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Tecnologias

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Tecnologias.

Armazenamento: Mais espaço para guardar e manter os dados
Armazenamento: Mais espaço para guardar e manter os dados

Procurando mais espaço para armazenamento de dados? Fale conosco, somos especialistas em sistemas de disco e temos a solução certa para sua empresa.

NAS NVMe, armazenamento all flash SSD de alta velocidade
NAS NVMe, armazenamento all flash SSD de alta velocidade

NAS NVMe? Conheça as melhores alternativas para armazenamento híbrido e soluções all flash para redes locais com memórias SSD NVMe. Ligue e tire suas Dúvidas.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?
Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.