O que é Network storage (servidor de armazenamento em rede)?
Sistemas de armazenamento em rede são componentes essenciais para o funcionamento qualquer datacenter moderno.
Esses equipamentos representam a espinha dorsal da maioria das aplicações e serviços, permitindo centralizar, armazenar e distribuir informações dentro da rede.
Ao fornecer esse gerenciamento centralizado, eles aprimoram a eficiência e o desempenho do ambiente, facilitando o acesso a dados críticos quando necessário.
Além disso, os network storages possuem um papel vital na segurança da informação, pois simplificam a segurança e a proteção contra a perda de dados.
O que é network storage?
Network storage é o termo usado para descrever sistemas de armazenamento de dados, físicos ou virtuais, acessíveis por vários computadores e outros dispositivos conectados na mesma rede. Esse tipo de solução é usado por quem precisa de um local centralizado para armazenar e acessar arquivos.
Na década de 1980 foram lançados os primeiros sistemas de armazenamento em rede, batizados como Network Attached Storage (NAS).
Estes sistemas permitiam que os arquivos fossem armazenados em um dispositivo que podia ser acessado por vários computadores através de uma rede local.
Ainda na mesma década, surgiram também as redes de armazenamento corporativas, conhecidas como Storage Area Network (SAN).
Ao contrário do NAS, que permite o acesso a arquivos individuais, uma rede SAN apresenta todas as unidades de armazenamento para os servidores conectados a elas, como se fossem um disco conectado localmente.
Quais são as soluções usadas para o armazenamento em rede?
Network Attached Storage (NAS): O NAS é um dispositivo de rede composto por vários hard disks ou módulos SSD que armazena e compartilha dados não estruturados.
Esse tipo de equipamento é conectado diretamente a uma rede local e fornecer acesso a múltiplos clientes ou usuários simultâneos.
Storage Area Network (SAN): Ao contrário do NAS que possui um sistema de arquivos que trata a escrita e leitura de dados como arquivos, uma rede SAN consegue gerenciar as operações os no nível de blocos de armazenamento.
Essa forma de ler e gravar informações proporciona mais desempenho e eficiência ao sistema, pois adiciona recursos como a escrita granular, a deduplicação de dados e a criação de snapshots.
Essas redes dedicadas de armazenamento permitem que múltiplos dispositivos se conectem a servidores como se estivessem localmente conectados, ideais para datacenters e grandes corporações.
Object Storage: Este tipo de dispositivo gerencia dados como objetos, em vez de arquivos ou blocos, e permite a inclusão de metadados extensivos.
O object storage é a nova tendência na área, sendo torna ideal para armazenamento de longo prazo e arquivamento, bem como para a construção de aplicativos em nuvem.
Quais são os protocolos que podem ser usados em um network storage?
Existem vários protocolos usados por soluções de armazenamento em rede. O Network File System (NFS) é comumente usado em sistemas operacionais Unix e Linux para compartilhar arquivos.
O Server Message Block (SMB), também conhecido como Common Internet File System (CIFS), é o protocolo padrão para compartilhamento de arquivos em sistemas Windows.
Já os protocolos iSCSI (Internet Small Computer Systems Interface) e Fibre Channel (FC/FCoE) facilitam o acesso a Storage Area Networks (SANs) através de redes Ethernet ou fibra óptica.
Além disso netwok storages de datacenters que compõe ambientes de nuvem hibrida também fazem uso do HyperText Transfer Protocol (HTTP/HTTPs) para aplicações de armazenamento baseadas em nuvem.
Quais são as principais aplicações de um network storage?
Os servidores de armazenamento em rede podem ser usados para várias aplicações, tanto em residências como empresas e outras organizações. São elas:
Compartilhamento de arquivos: As soluções de armazenamento em rede são frequentemente usadas para compartilhar arquivos entre usuários em uma rede local.
Esse compartilhamento permite que todos os usuários conectados acessem e colaborem em documentos, apresentações, planilhas e outros arquivos.
Backup e recuperação de dados: Um network storage também pode ser usado para fazer backup de servidores, computadores, endpoints e dispositivos móveis de uma rede local.
Ao fazer e armazenar o backup em uma rede separada, qualquer usuário mantém suas informações seguras em caso de falha do sistema ou perda de dados no local de trabalho.
Media Server: Alguns desses equipamentos podem ser usados como servidores de mídia, permitindo que os usuários acessem e transmitam filmes, músicas e outros conteúdos de mídia.
Virtualização: Em ambientes de TI modernos, a virtualização tornou-se muito comum. Nesses cenários, os storages são frequentemente usados para armazenar imagens de máquinas virtuais e dados associados.
Big Data e Análise de Dados: Para empresas que lidam com grandes volumes de informações, um servidor de armazenamento oferece uma maneira de centralizar esses dados, tornando-os mais acessíveis para análise e processamento.
Arquivamento de dados: Para empresas que precisam reter grandes quantidades de arquivos por longos períodos de tempo, um sistema de armazenamento em disco é uma solução eficaz.
Aplicações de negócios e bancos de dados: Muitos aplicativos de negócios e bancos de dados exigem acesso a grandes volumes de documentos.
Os network storages oferecem uma maneira de centralizar esses aplicativos e dados, permitindo um acesso mais rápido e eficiente.
Qual a diferença entre o network storage e um serviço de nuvem?
Localização física: A primeira diferença entre esses dois sistemas é onde os dados estão fisicamente armazenados.
O termo network storage normalmente refere-se a dispositivos como um NAS ou SAN que estão instalados localmente, ou seja, em algum local físico da empresa ou residência.
Em contraste, o armazenamento em nuvem se refere aos dados armazenados nos servidores de um provedor de serviço e acessado via internet como o Amazon AWS, Google Cloud ou Microsoft Azure.
Controle e segurança: Com o network storage, qualquer empresa tem controle direto sobre o hardware, software e a segurança da informação.
No armazenamento em nuvem, essa responsabilidade geralmente é do provedor de serviços, que deve fornecer medidas de segurança para proteger os dados de terceiros que contratam a plataforma.
Custo e capacidade: A capacidade de um storage de rede é limitada pelo hardware instalado e suas possibilidades de expansão.
Nesse caso, caso a empresa precise aumentar o espaço de armazenamento, muitas vezes basta comprar e instalar uma expansão, novos hard disks ou memórias para o sistema.
Já nos serviços de nuvem, sempre é possível contratar mais capacidade através da mudança de plano e pagar uma taxa mensal adicional pelo serviço.
Escalabilidade: Serviços de nuvem geralmente são mais escaláveis que storages físicos, pois qualquer usuário pode aumentar ou diminuir a quantidade de armazenamento sob demanda quase instantaneamente.
Network storages por sua vez exigem a compra de mais hardware para aumentar a capacidade de armazenamento, mas não suportam a redução da configuração existente.
Desempenho: O desempenho de storages locais geralmente é maior que usar serviços de nuvem, pois não dependem de links de comunicação ou servidores externos.
Em geral, acessar arquivos digitais através de um rede local é mais rápido do que fazer download ou upload de dados da nuvem, principalmente em aplicações corporativas ou se a conexão com a internet for lenta.
Storages DAS podem ser considerados um servidor de armazenamento?
Os storages DAS são dispositivos conectados diretamente a computadores, como hard disks internos ou memórias SSD, por isso funcionam diferentemente de network storages. As principais diferenças são:
Acessibilidade: Enquanto um network storage (NAS ou SAN) é projetado para ser acessado por vários servidores ou clientes em uma rede, o DAS é um hardware dedicado a um único computador ou cliente.
Isso significa que enquanto esses equipamentos podem ser acessados por qualquer dispositivo na rede, um DAS só pode ser acessado pelo servidor ao qual está conectado.
Compartilhamento de dados: Uma das principais vantagens do network storage é a capacidade de compartilhar arquivos entre múltiplos usuários ou dispositivos.
Como um direct storage está conectado a um único servidor, esse sistema não é tão eficiente quando se trata em compartilhar arquivos em rede.
Conectividade: Como diz o nome, um direct attached storage está fisicamente conectado ao seu computador hospedeiro através de uma conexão direta SCSI, SATA ou USB.
Por outro lado, um network storage pode ser conectado à rede local através de uma conexão ethernet padrão ou uma rede WiFi.
Os network storages e os servidores de aplicação
Enquanto um servidor de aplicação pode executar aplicações que exigem alto poder de processamento e memória, um network storage é projetado para ser acessado por vários servidores ou clientes dentro da mesma rede.
Além disso, servidores desse tipo também usam dispositivos como hard disks ou módulos flash, que são conectados diretamente a suas respectivas placas-mãe.
Apesar de serem mais rápidos e ideais para executar softwares corporativos, os servidores de aplicação não oferecem os benefícios de compartilhamento que um network storage proporciona.
O uso corporativo dos servidores de armazenamento em rede
Mesmo na era da computação em nuvem, o storage local continua sendo uma parte importante da infraestrutura de TI, pois oferece controle total sobre o sistema e mais velocidade de acesso aos dados e aplicações.
Os network storages facilitam o compartilhamento e a gestão de arquivos não estruturados entre empresas, departamentos, equipes e indivíduos, melhorando a colaboração e a eficiência.
Sua redundância, flexibilidade e capacidade de adicionar ou modificar o espaço de armazenamento permite que qualquer empresa se adapte às mudanças nas necessidades de dados.
Nessas horas, equipamentos como um NAS podem simplificar a gestão em qualquer organização, centralizando e organizando o acesso aos dados não estruturados.
Quer saber mais sobre o assunto? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup.
Armazenamento de dados
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.
Storages All Flash Array - Sistemas de Armazenamento Totalmente Flash
Quer comprar um storage All Flash Array barato? Conheça nossas soluções de armazenamento híbridas e totalmente Flash não proprietárias e não se preocupe com o preço.
O que é e quais são as vantagens do iSER?
iSER é um recurso que garante melhorias significativas na performance do ambiente de armazenamento, menor latência e maior largura de banda, confira
Qual storage comprar, NAS ou DAS?
Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.