Atendimento por WhatsApp

NAS Linux: Quais são os principais softwares de código aberto

A explosão na produção de conteúdo está consumindo a maior parte dos recursos de armazenamento de servidores e storages, e esse problema não tem previsão de ser resolvido.

A verdade é que a quantidade de dados gerados continua crescendo em velocidade acelerada, e a demanda por soluções de armazenamento mais eficientes e de maior capacidade só aumenta.

Armazenamento centralizado, segurança com backup automáticos, acesso remoto seguro e facilidade de uso. Que empresa não sonha em ter essas questões resolvidas sem gastar dinheiro?

Para usuários avançados Linux essa busca pode não ser um sonho distante. Existem diversos softwares NAS disponíveis para ambientes de código aberto, cada um com suas características, vantagens e desvantagens de uso.

O que é um NAS Linux?

O que é um NAS Linux?

NAS Linux é um software de código aberto que transforma um computador em um sistema de armazenamento, capaz de gerenciar e distribuir dados via rede. Essa solução permite centralizar e compartilhar arquivos, fazer backup, transmitir conteúdo digital e executar outras tarefas que envolvem dados.

Embora alguns desses softwares não sejam difíceis de configurar, muitas empresas e usuários ainda não se sentem confortáveis em adotar esse tipo de solução.

Afinal, manter dados importantes em equipamentos configurados com um software de código aberto sem um profissional qualificado para dar o suporte nem sempre é uma experiência confortável.

De qualquer forma alguns desses sistemas podem entregar recursos e funcionalidades avançadas, facilitando a vida do administrador de rede.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Quais são os principais softwares NAS para Linux?

Existem diversos softwares livres que podem assumir a função de um Network Attached Storage para Linux disponíveis. Os principais são:

OpenMediaVault: O OMV é uma solução NAS baseada em no sistema operacional Debian, projetada para pequenas empresas e uso doméstico.

Esse software possui uma interface web fácil de usar e possui diversos recursos como o gerenciamento RAID, monitoramento S.M.A.R.T. e o compartilhamento de arquivos através de protocolos como o SMB/CIFS, FTP e NFS.

TrueNAS: O TrueNAS é um software NAS sucessor do FreeNAS e que oferece suporte a ZFS, um sistema de arquivos altamente robusto e confiável.

Além disso, o sistema possui interface web avançada, suporta snapshots, replicação em tempo real, criptografia e o compartilhamento de arquivos (SMB, NFS, AFP).

Rockstor: É uma solução NAS baseada em Linux que utiliza o Btrfs como sistema de arquivos e possui ferramentas para o gerenciamento de discos.

Projetado para ser flexível, o software também permite snapshots, compartilhamento de arquivos (SMB, NFS, SFTP) e é compatível com o Docker.

XigmaNAS: (anteriormente NAS4Free) é uma solução NAS leve baseada em FreeBSD que pode ser instalada em sistemas Linux.

Conhecido por sua estabilidade e simplicidade, o aplicativo também permite o compartilhamento de arquivos através dos principais protocolos de rede, possui suporte a RAID e permite o gerenciamento de usuários.

Principais softwares NAS para Linux

É possível usar um computador como um NAS Linux?

O objetivo de usar um software de código aberto é não depender de hardware proprietário ou ter que pagar por programas que exigem licenciamento para instalar um servidor ou solução de armazenamento em rede.

Porém, a estratégia de ter um computador comum trabalhando como NAS quase nunca entrega a segurança necessária para o ambiente de produção.

Uma das grandes vantagens de usar um software NAS é que esses sistemas permitem arranjos de disco (RAID). Esses arranjos entregam mais segurança aos dados armazenados, porém exigem hard disks e fontes de alimentação de classe corporativa.

Muitos usuários vão além, e utilizam servidores obsoletos associados a esses softwares para trabalharem como um sistema de armazenamento em rede.

Essa prática pode parecer econômica, porém está longe de ser segura. 

Primeiramente, componentes antigos podem ser menos confiáveis e mais propensos a falhas, o que aumenta o risco de perda de dados.

Além disso, componentes como hard disks e SSDs usados podem estar no final de suas vidas úteis e geralmente não possuem desempenho e capacidade para suportar o volume de dados exigido pelo ambiente.

Outro ponto importante é que esses componentes também não suportam as novas tecnologias e protocolos de segurança, tornando os dados vulneráveis a ataques e violações.

Essa falta de suporte, as limitações de hardware e o impedimento de novas atualizações de firmware também são problemas que podem causar a perda de dados.

Além disso, o desempenho de um sistema de armazenamento baseado em hardware obsoleto também é uma preocupação relevante.

Esses componentes geralmente possuem velocidades de processamento e de transferência de dados limitadas, ou seja, inferior a exigida pelo ambiente de produção.

Vale ainda lembrar que a eficiência energética desses componentes também é menor, resultando em maior consumo de energia e custos operacionais.

Usar um computador como um NAS Linux

As dificuldades de gerenciar um NAS de código aberto

Gerenciar um NAS Linux quase sempre é uma missão inglória, principalmente devido à complexidade da configuração inicial, a necessidade de manutenção contínua, desafios com a segurança e questões de compatibilidade com o ambiente.

Além disso, ao optar por software de código aberto, qualquer usuário tem que estar consciente sobre os tempos de resposta em caso de problemas.

A solução de problemas para um NAS Linux pode demorar mais que um storage NAS de mercado, pois além do software ser customizado, o hardware também pode variar de acordo com os recursos disponíveis.   

Além disso, usuários sem experiência com o sistema também podem enfrentar dificuldades com a instalação, atualizações e as configurações associadas com a segurança do ambiente.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais são as principais aplicações de um NAS Linux?

1- Armazenamento centralizado de arquivos: Um NAS Linux permite armazenar e acessar arquivos de forma centralizada, facilitando o compartilhamento e a colaboração entre diferentes dispositivos e usuários na rede.

2- Backup e recuperação de Dados: Um sistema de armazenamento em rede pode ser configurado para realizar backup automático de dados importantes, simplificando a recuperação de dados em caso de falhas.

3- Servidor de mídia: Um network attached storage também funciona como media server, armazenando e transmitindo músicas, vídeos e fotos para smart TVs, computadores e dispositivos móveis.

4- Servidor de arquivos: Além de armazenar dados, a maioria dos NAS de código aberto podem funcionar como um servidor de arquivos utilizando protocolos o SMB/CIFS, NFS e AFP.

6- Servidor de nuvem privada: Com software apropriado, um NAS Linux pode funcionar como uma nuvem privada, permitindo acesso remoto seguro aos arquivos armazenados, semelhante a serviços como Dropbox ou Google Drive.

7- Servidor de virtualização: Muitos NAS corporativos permitem executar máquinas virtuais, oferecendo um ambiente de teste para diferentes sistemas operacionais e aplicações.

8- Backup de DVR: Um NAS pode ser usado para armazenar gravações de câmeras de segurança, oferecendo um armazenamento seguro e de grande capacidade para vídeos de vigilância.

9- Hospedagem de sites: Alguns storages instalados com software livre podem hospedar sites e aplicações web, funcionando como um servidor web simples para pequenos projetos ou necessidades pessoais.

10- Sincronização de dados: Um storage NAS pode ser usado para sincronizar dados entre diferentes dispositivos, garantindo que os arquivos estejam atualizados em todos os dispositivos conectados.

Lista dos melhores storages NAS domésticos

Comprar um NAS de mercado ou montar uma solução Linux?

Quem precisa de um NAS geralmente busca o armazenamento centralizado de dados, soluções de backup automático, streaming de mídia, acesso remoto aos arquivos e simplicidade dos processos.

No entanto, montar uma solução de código aberto pode trazer desafios. Para os não iniciados, a configuração inicial é complexa e exige conhecimentos técnicos para manter o ambiente funcionando.

Alguns usuários acreditam que montar um NAS de código aberto utilizando componentes obsoletos traz economia, porém essa escolha pode ser catastrófica.

Computadores antigos sempre trazem riscos ao ambiente, como a possibilidade de falhas e a consequente perda de dados.

Além disso, o desempenho inferior, problemas de compatibilidade, vulnerabilidades e menor eficiência energética desses computadores também resultam em maiores custos operacionais.

Nessa hora, um NAS como os fabricados pela QNAP podem oferecer uma solução mais robusta e confiável. Esses equipamentos utilizam hardware moderno e otimizado para garantir maior desempenho e confiabilidade.

Além disso, esses dispositivos possuem garantia de fábrica, atualização de software constante, suporte técnico especializado e manutenção contínua.

Quer saber mais? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup.

Produtos recomendados:

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Softwares

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Softwares.

Qual tipo de backup usar: Full, Incremental ou diferencial?
Qual tipo de backup usar: Full, Incremental ou diferencial?

Quais são os tipos de backup mais usados e quais são suas principais aplicações? Saiba mais sobre backup completo, incremental ou diferencial.

Hybrid Storages ou Sistemas de Armazenamento Híbrido
Hybrid Storages ou Sistemas de Armazenamento Híbrido

Os hybrid storages Qnap são sistemas de armazenamento que custam pouco, entregam mais performance que soluções em disco e não exigem mudança na infraestrutura de TI.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?
Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.