HD para DVR: Quais as diferenças entre HDD p/ PC e Discos para CFTV
Alguns usuários acham que os hard disks que equipam os PCs são os mesmos que equipam os gravadores DVRs.
Apesar de parecidos fisicamente, os discos para sistemas CFTV são totalmente diferentes dos usados em computadores pessoais.
Existem vários tipos de hard disks, onde cada modelo atende uma aplicação específica e possui características próprias, por isso para fazer a escolha certa é necessário entender o funcionamento de cada um.
Os HDs para CFTV
Os hard disks para CFTV foram desenvolvidos exclusivamente para equipar gravadores DVRs e NVRs. Esses equipamentos possuem performance superior aos hard disks desktop encontrados nos computadores pessoais.
Enquanto hard disks de computadores domésticos possuem recursos balanceados para escrita e leitura de dados, os HDD para vídeo-monitoramento possuem mecanismos para suportar maior volume de gravação, pois sistemas de CFTV geralmente gravam imagens de forma ininterrupta.
Essa diferença de engenharia faz com que um hard disk para vídeo-monitoramento suporte 90% do seu tempo gravando dados de vídeo, enquanto uma unidade comum não suporta a mesma carga.
A durabilidade do HDD para DVR é maior?
Os discos para DVR realmente funcionam melhor em aplicações que exigem alto volume de escrita.
Enquanto discos rígidos para computadores desktop são projetados para operar apenas 8 horas por dia e 5 dias por semana, os HDD para DVR e NVR suportam cargas de trabalho 24x7.
Apesar dos hard disks para CFTV suportarem essa carga de trabalho, esses equipamentos não foram desenvolvidos para escrita e leitura balanceada de dados.
Isso significa que aplicações onde o volume de leitura e escrita é parecido (PCs comuns), discos desktop funcionarão melhor.
Além de não suportarem gravações contínuas, os HDs para PC não incluem recursos específicos necessários para sistemas de monitoramento e vigilância.
O firmware dos HDDs para CFTV foi projetado para trabalhar com streaming de vídeo e são preparados para entregar o desempenho necessário na gravação de vários canais simultâneos de vídeo.
Essa funcionalidade de gravação garante que esses equipamentos proporcionem a performance e a durabilidade necessária para aplicações de CFTV (DVR e NVR), media center, backup ou segurança de vídeo.
O firmware dos HDDs de vigilância foi desenvolvido exclusivamente para a captura de imagens, enquanto as unidades voltadas para PCs oferecem benefícios como o trabalho balanceado de leitura e escrita, porém não suportam cargas de trabalho contínuas.
Quais são as vantagens em usar o hard disk certo?
Instalar discos para PCs em sistemas DVR ou NVR pode ser mais barato, mas diminui muito a vida útil do sistema de monitoramento.
A situação inversa também é verdadeira, pois um HDD para vigilância é fabricado para gravar dados durante 90% do tempo e ler dados em apenas 10%.
Como as aplicações de escritório demandam uma relação equilibrada, hard disks para CFTV sofrerão maior desgaste quando instalados em computadores.
Apesar de custarem um pouco mais caro que discos comuns, os hard disks para CFTV consomem menos energia, são mais duráveis e funcionam melhor que discos comuns em DVRs e NVRs.
Isso significa aumentar a longevidade do sistema, gastar menos com manutenção e diminuir as chances de perda de dados.
Hard disks para instalações multi-drives
Sistemas de CFTV (DVR ou NVR) geralmente precisam de muito espaço de armazenamento. Sabendo disso, fabricantes de sistemas de vídeo-vigilância como a Qnap possuem em suas linhas equipamentos que suportam vários hard disks.
Nessa hora faz toda a diferença escolher o hard disk correto para cada aplicação. Discos para sistemas de segurança suportam maior vibração, temperatura e cargas de trabalho que discos para PCs comuns.
Sistemas de segurança para mais que um hard disk aquecem e vibram muito mais que um PC comum.
Sistemas NVR com vários hard disks necessitam de discos especiais para esse fim, sob pena de apresentar instabilidades na gravação e recuperação das imagens.
Tanto Seagate quanto Western Digital possuem em suas linhas de hard disks para sistemas de segurança modelos próprios para instalações corporativas.
A linha de produtos Skyhawk Seagate e WD purple são voltadas para esse tipo de instalação, suportam até 64 câmeras por HD, possuem sensores de vibração, calor, umidade e permitem cargas de trabalho de pelo menos 180TB/ano.
Como aumentar a vida útil do meu sistema CFTV?
Usar discos rígidos certificados e outros componentes de hardware confiáveis para montar seu sistema de monitoramento é o primeiro passo para ter um sistema estável e confiável.
Fatores como confiabilidade e escalabilidade são essenciais ao instalar um sistema CFTV na empresa e podem ser otimizados com a instalação de sistemas NVR ou servidores de vídeo que sejam escaláveis, flexíveis e fáceis de gerenciar.
Sistemas para vídeo-vigilância residenciais podem até envolver câmeras analógicas, porém DVRs com apenas um hard disk sempre estão sujeitos a falhas e vem gradativamente dando espaço a NVR IPs com sistemas multi-drives como storages NAS.
Escolha um hard disk com sabedoria para obter o melhor desempenho
Um disco rígido para vigilância é o componente principal de qualquer sistema para monitoramento baseado em CFTV e precisa estar sempre ativo.
Esses discos podem ser usados em pequenos DVR ou NVRs residenciais, mas também equipam arranjos de discos em servidores de vídeo com sofisticados softwares de segurança para funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Qualquer interrupção no funcionamento desses sistemas pode deixar de registrar um evento de segurança importante e afetar vários usuários.
Sistemas de segurança instáveis ou com mau funcionamento podem ocasionar problemas como o não recebimento de seguros em caso de sinistros não registrados.
Por isso, a escolha correta de um sistema de CFTV (DVR ou NVR) e dos discos que equiparão sua solução de vídeo são de extrema importância para monitoramento do ambiente e futuras auditorias nas imagens gravadas, seja dentro de uma residência ou grande organização.
A maioria dos fabricantes de discos rígidos para vídeo-segurança, geralmente oferecem produtos muito confiáveis e com alto tempo médio entre as falhas.
Alguns fabricantes como a Seagate, além de oferecem firmware específico para vídeo, também oferecem um plano de serviço para recuperar os dados do disco rígido (Seagate Rescue), em caso de falha causado por problemas mecânicos ou dano acidental.
Somos especialistas em hard disks para sistemas de CFTV
Instalar um servidor para a gravação de imagens corporativas de centenas de câmeras ou mesmo apenas um hard disk num sistema DVR doméstico exige conhecimento para evitar imprevistos.
Ligue e tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazenamento e CFTV e representantes autorizados de empresas como Seagate, WD, Qnap e Synology e Infortrend.
Segurança e Monitoramento (CFTV)
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Segurança e Monitoramento (CFTV).
Como gerenciar vários sistemas de vídeo monitoramento?
Precisa centralizar o gerenciamento de vários sistemas de vigilância em um só local? Saiba quais são as ferramentas que podem simplificar essa tarefa.
NVR vs DVR - Qual é a diferença entre esses sistemas CFTV?
NVR vs DVR - Qual é a diferença entre esses sistemas CFTV? Tire suas dúvidas sobre qual é o melhor sistema de vídeo-monitoramento antes de comprar.
Sistema de CFTV e vigilância Digifort
Buscando um sistema de CFTV? A Digifort é um software inteligente de vídeo monitoramento com alta tecnologia capaz de aprimorar o sistema. Saiba mais.