Como compartilhar arquivos entre computadores via rede ou nuvem?
Compartilhar arquivos é simples
Compartilhar arquivos entre usuários de diferentes dispositivos é relativamente simples. Mesmo com a diversidade de plataformas, sistemas operacionais e equipamentos, existem inúmeras alternativas para fazer isso.
Como compartilhar dados entre dois computadores?
Para compartilhar dados entre computadores numa residência ou empresa que estejam na mesma rede local é possível criar uma pasta num computador, servidor ou storage e mapear esse destino como “área compartilhada”.
Caso seja esse seu caso, clique no link e saiba mais como compartilhar arquivos em rede.
Caso você precise compartilhar dados com pessoas que não estejam conectados à mesma rede e não tenham acesso a internet, será necessário utilizar algum tipo de dispositivo físico como um pen-drive, hd externo ou drive óptico que faça a gravação dos dados numa mídia de armazenamento.
A maioria dos computadores possui uma porta (como a entrada USB) para a ligação desses tipos de dispositivos para gravar as informações.
Compartilhamento de arquivos via nuvem
Outra forma efetiva de compartilhar arquivos via internet é criando uma conta em algum serviço de armazenamento de nuvem grátis que possua esse tipo de recurso.
Para isso basta ter uma conexão internet, acessar um site que oferece esse tipo de serviço (como o Google Drive, iCloud, Box ou Dropbox), criar uma conta e fazer o upload do arquivo.
Além de computadores, esses serviços geralmente oferecem suporte para smartphones e tablets com sistemas Android, iOS, BlackBerry e Kindle Fire. Basta criar uma conta e começar a armazenar e compartilhar os arquivos pela nuvem.
Como o tempo para fazer esse upload dependerá do tamanho do arquivo e da velocidade de sua conexão, esse tipo de ação poderá tomar um bom tempo. Além disso, as contas gratuitas desses serviços limitam a capacidade de armazenamento e direcionando seus usuários a optarem por versões pagas do serviço.
Em tempos de nuvem, storages NAS da Qnap são sistemas de armazenamento que permitem montar facilmente um sistema de nuvem privativo, voltado especificamente para compartilhar arquivos via internet de uma forma segura.
Apesar de cada serviço (private cloud ou serviço de nuvem pública) possuir sua própria forma de compartilhar dados, todas basicamente se resumem em armazenar o arquivo em algum disco de rede e fornecer um endereço lógico que acesse essa informação, como por exemplo um link, para que outros usuários possam localizá-lo.
Alguns softwares compartilhadores de arquivos
Quem nunca baixou um arquivo através de torrent? Conhecidos por utilizarem comunicação ponto-a-ponto (P2P), através deles qualquer usuário pode compartilhar arquivos com inúmeros usuários simultaneamente. As redes ponto-a-ponto ganharam muita popularidade como softwares como o Napster, eMule e BitTorrent.
Esses softwares gratuitos são responsáveis por montar e estabelecer conexões às redes peer-to-peer, disponibilizando os arquivos que estão armazenados em computadores hosts para outros usuários que também estão conectados (pontos).
Esses arquivos geralmente são compartilhados diretamente de um usuário a outro, sem a necessidade de servidores intermediários.
Alguns sistemas mais sofisticados de torrent “quebram” os arquivos em pequenas partes, para que as mesmas possam ser obtidas de forma simultânea de diferentes computadores e, quando todas tiverem sido baixadas, serem remontadas formando o arquivo desejado.
Cada vez que um usuário baixa alguma destas partes, ele automaticamente disponibiliza as mesmas para que outros usuários também baixem.
Esse método de compartilhamento é funcional pois, desde que os usuários sempre disponibilizem seus arquivos para outros, sempre haverá várias fontes disponíveis para o mesmo download.
Como compartilhar arquivos para grandes audiências?
Como compartilhar arquivos também é um ato social, caso você esteja buscando formas para compartilhar suas fotos com amigos e parentes, aplicativos como o Instagram, Flickr e Google Fotos são uma boa alternativa.
Caso de você precise compartilhar arquivos de vídeo domésticos, plataformas como Twitter, YouTube ou Facebook podem resolver.
Como compartilhar arquivos dentro da empresa?
Empresas geralmente precisam de regras, processos e controles. Compartilhar arquivos dentro de empresas exige recursos de controle como autenticação de usuários por login e senha, dados protegidos por criptografia e sistemas equipados com alguma redundância de hardware.
Nesses casos, um profissional qualificado pode ajudar você em qual equipamento escolher.
Caso sua empresa precise montar um servidor de arquivos ou um repositório de informações, consulte-nos: Somos especialistas em sistemas de armazenamento e temos a solução que sua empresa procura.
Rede de Computadores
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Rede de Computadores.
O que é data writing per day (DWPD)?
O que é data writing per day (DWPD)? Saiba porque essa métrica é importante vai te ajudar a escolher o tipo correto de SSD para cada aplicação.
NAS NVMe, armazenamento all flash SSD de alta velocidade
NAS NVMe? Conheça as melhores alternativas para armazenamento híbrido e soluções all flash para redes locais com memórias SSD NVMe. Ligue e tire suas Dúvidas.
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.