iSCSI: O que é e como usar o serviço de alvo nos storages NAS Qnap
Conceitos: LUN (Logic Unit Number) - Iniciador e target ou alvo iSCSI
iSCSI (Internet Small Computer System Interface) é um protocolo de rede baseado no protocolo IP (internet protocol), padrão para armazenamento de dados em rede.
Utilizado para conexão entre dispositivos como storages (hosts), servidores, computadores e outras estações de trabalho, os comandos SCSI são transportados sobre a rede IP.
Essa tecnologia facilita a transferência de dados e gerencia storages a distância, podendo ser usada em redes locais (LANs) ou através da internet (WAN).
LUN (Logic Unit Number)
Na terminologia iSCSI, LUN representa o número da unidade lógica dentro de um sistema de armazenamento.
Basicamente, trata-se de uma área de armazenamento disponível em computadores, storages ou servidores de uma rede que é alocada e recebe um ou mais números lógicos (LUNs) para acesso.
Um sistema de armazenamento pode ter vários alvos (targets) onde o particionamento da capacidade será gerenciado de acordo com as necessidades do administrador de TI.
Initiator e target iSCSI
Uma LUN representa um número do dispositivo SCSI (lógico) individualmente endereçável que é parte de um dispositivo iSCSI físico (target ou alvo).
Nesses ambientes, LUNs são essencialmente áreas nos discos rígidos onde um aplicativo iniciador negocia com seu alvo para estabelecer a conectividade.
O resultado é uma conexão que simula a "ligação direta" entre o disco rígido e servidor ou host, como se os mesmos estivessem fisicamente conectados. Iniciadores tratam LUNs iSCSI e discos rígidos SAS ou SATA da mesma forma.
Com isso, ao invés de montar pastas remotas como é feito em ambientes NFS ou CIFS (storage NAS), os sistemas iSCSI formatam e gerenciam áreas de dados diretamente pelo host ao qual foram iniciadas as respectivas LUNs.
Sistemas de Armazenamento com serviço iSCSI Integrado
Em ambientes corporativos e datacenters, LUNs geralmente representam subconjuntos em grandes arranjos de discos RAID, muitas vezes alocados por um ou mais agentes (clientes).
O protocolo iSCSI permite que diversos computadores compartilhem a mesma LUN. Esse acesso compartilhado reconhece uma única base de dados como se fosse uma tarefa para o sistema operacional, porém o compartilhamento da mesma LUN depende de qual sistema sistema operacional está sendo utilizado e como esse sistema trata o acesso simultâneo aos dados.
Iniciador iSCSI
As funções de um iniciador são as mesmas de um cliente iSCSI. Um iniciador normalmente serve ao mesmo propósito que um computador com uma placa HBA (host board adapter) SCSI, só que em vez de termos uma conexão física, será um iniciador (software) que enviará comandos SCSI através de uma rede IP (LAN ou WAN).
O iSCSI initiator (hardware ou software) é o responsável para que a negociação entre o computador que vai alocar capacidade e o servidor que dispõe desse recurso aconteça.
Target ou alvo iSCSI
O serviço iSCSI refere-se a transmissão de dados entre um cliente e um recurso de armazenamento localizado em um ou mais servidores mapeados na rede, mais especificamente nós de armazenamento que estão disponíveis e serão tratados como alvos e que poderão ser compartilhados.
O protocolo de comunicação não deve ser confundido com o termo "alvo iSCSI". O protocolo é o serviço de comunicação e não uma localização física do servidor de armazenamento e, target é o elemento fisico (hardware) composto por um ou mais servidores ou storages contendo uma ou mais LUNs.
Storage NAS iSCSI Qnap
Antes de começar:
Na relação entre seu computador e o storage Qnap, seu computador será chamado de “iniciador” porque ele iniciará a conexão com o storage NAS Qnap, que será denominado “Destino ou alvo”.
Observação: não é recomendado que dois clientes diferentes (iniciadores iSCSI) conectem-se ao mesmo tempo com o mesmo destino, pois isso poderá causar perda de dados ou danos ao disco.
Para começar, simplesmente siga o guia passo-a-passo a seguir:
- Connect to the iSCSI targets by iSCSI initiator on Mac OS
- Connect to the iSCSI targets by Open-iSCSI Initiator on Ubuntu Linux
Criando um alvo iSCSI com um volume lógico (LUN)
Acesse seu Qnap NAS, vá em Control Panel > Storage Manager > iSCSI Storage > e clique no botão Create para criar um novo alvo.
Use a imagem abaixo como referência para preenchimento das informações solicitadas.
Após criar o alvo com sucesso, o mesmo será exibido na página de gerenciamento de destinos iSCSI e o seu status será mostrado como “Ready”.
Conectar ao alvo pelo Iniciador iSCSI Microsoft no Windows.
Este artigo mostra como usar o iniciador iSCSI no Windows para adicionar o destino (QNAP NAS) como um Disco extra no Windows.
Antes de começar a usar o serviço, Certifique-se de que você já criou um alvo lógico no QNAP NAS em Device Configuration > ‘iSCSI Target e possui o iniciador correto instalado em seu sistema operacional.
Iniciador iSCSI no Windows
O software iniciador da Microsoft v2.07 é um aplicativo oficial para Windows 2003, XP e 2000 que permite ao usuário implementar um storage externo pela rede.
Se você estiver usando Windows Vista/Server 2008 ou versões superiores do Windows o iniciador iSCSI já está incluso no Windows. Para mais informações e Downloads, por favor visite:
Tecnologias
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Tecnologias.
Vai alugar um storage? Fazemos aluguel de storages para datacenter
Vai alugar um storage? Temos aluguel de storages e servidores de armazenamento para datacenter. Desempenho, capacidade e redundância. Ligue e fale conosco
Hybrid Storages ou Sistemas de Armazenamento Híbrido
Os hybrid storages Qnap são sistemas de armazenamento que custam pouco, entregam mais performance que soluções em disco e não exigem mudança na infraestrutura de TI.
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.