Como sincronizar arquivos de vários computadores em um servidor?
Todos sabemos que a informação é o ativo corporativo mais importante. Porém, a velocidade no crescimento da produção de conteúdo acrescentou novos desafios e preocupações com a proteção de dados.
Nesse contexto, a necessidade de ter um único servidor, que suporte dados replicados de vários dispositivos e que seja compatível com diversos sistemas operacionais é um caminho sem volta.
A sincronização de arquivos entre dispositivos e servidores se tornou uma necessidade comum para muitos usuários, seja para fins profissionais, acadêmicos ou pessoais.
Afinal, quem nunca precisou recuperar um arquivo, aplicativo ou ambiente por problemas de hardware, software ou erro humano?
Quais são as diferenças entre os sistemas de sincronização local e de nuvem?
A sincronização local e a sincronização em nuvem são métodos diferentes de manter os arquivos atualizados e acessíveis em vários dispositivos.
Sincronizar arquivos localmente geralmente exige uma rede local composta por dispositivos como servidores e/ou storages, capazes de receber dados de outros dispositivos, que são enviados através de softwares usados para esse fim.
Já as soluções de nuvem podem fazer a sincronização de arquivos de um ou mais dispositivos, porém sempre precisam de um link de internet e da contratação de um serviço para esse fim.
Como é feito o armazenamento de dados em cada situação?
A sincronização local de dados ocorre diretamente entre os servidores e endpoints envolvidos, geralmente por meio de uma rede local (LAN) ou conexão Wi-Fi.
Nesse caso, todos os arquivos são armazenados nos próprios servidores e sistemas de armazenamento internos da empresa, por isso não requerem links de comunicação ou servidores de terceiros.
Já na sincronização em nuvem os dados são enviados e armazenados em servidores remotos contratados, exigem um link de internet e não oferecem o mesmo nível de gerenciamento que uma plataforma local.
Quais são as vantagens e desvantagens de cada processo?
Ao escolher entre a sincronização local ou de nuvem, considere as necessidades específicas de seu projeto.
Ambas possuem vantagens e desvantagens, mas a escolha ideal para cada situação sempre dependerá das prioridades e requisitos individuais exigidos.
Considere as aplicações que fazem parte do processo, o volume de dados a ser transferido, a compatibilidade entre os dispositivos e sistemas operacionais utilizados.
Outros elementos como a privacidade, segurança, acessibilidade, velocidade do sistema, custo, backup e o tempo para recuperação de dados também devem ser considerados.
Quando a sincronização de dados local é melhor?
A sincronização local pode ser a melhor opção se sua empresa precisa manter o controle total sobre os dados, garantir maior privacidade ou ter velocidades na transferência de arquivos mais rápidas.
Esse tipo de processo agrega segurança à aplicações locais importantes, entregando uma solução adicional para backup de ambientes heterogêneos, ou seja, compostos por diversos dispositivos e sistemas operacionais.
Além disso, direcionar as requisições para um novo servidor físico ou recuperar dados de um sistema corrompido sempre será mais rápido através de uma LAN do que utilizando um link de internet.
Já a sincronização em nuvem pode ser a escolha certa caso sua empresa precise ter uma segunda alternativa de backup, desde que haja uma conexão de internet sempre disponível.
No entanto, antes de ir para a nuvem, lembre-se que crescimento nos custos de armazenamento e sincronização de dados nesse tipo de ambiente é exponencial, pois exigirá links de internet e espaço de armazenamento cada vez maiores.
Outro ponto importante é escolher um provedor nuvem confiável, que seja capaz de garantir a privacidade e a segurança dos seus dados importantes.
Quais são as melhores ferramentas para fazer a sincronização local de dados?
1- Resilio Sync: Conhecido anteriormente como BitTorrent Sync, o Resilio Sync é uma opção segura e eficiente para sincronização de arquivos ponto a ponto (P2P).
Esse software é muito utilizado em storages NAS, em equipamentos como o TS-431K, fabricado pela Qnap.
Essa solução é especialmente útil para empresas que precisam sincronizar arquivos entre dispositivos com diversos sistemas operacionais.
2- Syncthing: Essa é uma aplicação open-source e descentralizada para sincronização local de arquivos entre dispositivos.
O Syncthing também é uma ótima opção para quem busca uma solução gratuita, privada e segura para manter seus arquivos sincronizados, sem depender de serviços em nuvem.
3- FreeFileSync: O FreeFileSync é um software open-source gratuito que permite sincronizar arquivos e pastas entre dispositivos usando sua própria rede local (LAN) ou Wi-Fi.
Esse sistema é fácil de usar e possui várias opções de configuração para personalizar o processo de sincronização.
4- GoodSync: A solução de sincronização GoodSync é ideal para sincronizar arquivos e backup que permite sincronizar arquivos entre dispositivos locais, bem como entre dispositivos e serviços de armazenamento em nuvem.
O aplicativo oferece recursos avançados como a sincronização de dados em tempo real, detecção de conflitos e suporte a vários protocolos de transferência de arquivos.
5- Duplicati: Outra ferramenta para sincronização e backup de código aberto é o Duplicati. Ela permite sincronizar arquivos localmente entre dispositivos ou com armazenamento em nuvem.
Essa plataforma oferece recursos como a criptografia de ponta a ponta, agendamento de sincronização e a compactação de dados.
6- Unison: A Unison é um software de sincronização de arquivos gratuito e de código aberto, projetado para sincronizar arquivos entre dispositivos locais.
Ele usa um algoritmo aumentar a eficiência na identificação das diferenças entre os arquivos e sincronizá-los mais rapidamente, mesmo quando há uma grande quantidade de dados envolvidos.
7- SyncBack: SyncBack é uma solução abrangente para sincronização e backup de arquivos, que suporta a sincronização de arquivos entre dispositivos locais e armazenamento em nuvem.
Esse aplicativo é oferecido em várias edições, que incluem inclusive uma versão gratuita (SyncBackFree) com recursos básicos e várias versões pagas com recursos avançados.
8- Qsync: O Qsync é um aplicativo de sincronização que permite aos usuários manter arquivos sincronizados entre dispositivos como computadores, dispositivos móveis e network attached storages.
Esse software oferece uma solução eficiente e segura para a sincronização de dados e backup, facilitando o gerenciamento e o acesso a documentos, fotos, músicas e vídeos, tanto para uso pessoal quanto profissional.
Com funcionalidades avançadas como o controle de versões, pastas de equipe e sincronização seletiva, o Qsync auxilia os usuários a otimizar a colaboração e a produtividade.
Quais são os serviços mais usados fazer a sincronização de dados em nuvem?
Além das soluções para a sincronização local de dados, existem diversos serviços de nuvem disponíveis para sincronizar arquivos. Alguns dos mais populares incluem o Google Drive, Dropbox, Microsoft OneDrive e Apple iCloud.
Esses serviços oferecem vários planos e recursos, que cobrem diferentes capacidades de armazenamento, proporcionam diferentes níveis de integração e compatibilidade com dispositivos e aplicativos de terceiros.
Outras opções incluem o serviço de nuvem Box, pCloud, Sync.com e Mega, que também oferecem recursos e planos variados para a replicação de dados na nuvem.
Qual a importância de usar um servidor local confiável para sincronizar dados?
Usar um equipamento confiável para sincronizar dados locais garante a segurança, integridade e privacidade dos dados armazenados, além de proporcionar eficiência e agilidade no acesso e a eventual recuperação de ambientes.
Um servidor local minimiza ainda o risco de perda ou corrupção de dados, protege contra ameaças externas e garante um desempenho consistente da rede local, otimizando a colaboração e a produtividade.
Os storages NAS e a sincronização de dados
O custo do armazenamento em nuvem tem sido frequentemente reajustado, deixando gradativamente de ser um serviço atraente para a sincronização de dados.
A explicação é que a maioria dos provedores de nuvem também precisam mostrar resultados positivos em seus balanços, por isso vão reajustando seus contratos antigos.
Apesar de exigir um investimento inicial maior, um storage NAS tem sido uma boa alternativa aos custos crescentes da nuvem.
Alguns NAS, como os fabricados pela Qnap, permitem fazer a replicação remota de dados, além de sincronizar arquivos entre dispositivos com diferentes sistemas operacionais, incluindo o Windows, macOS, Android e o iOS.
Esses equipamentos entregam capacidade de armazenamento quase ilimitada, permitem acesso via internet e não estão sujeitos a renegociações contratuais.
Além disso, todos os NAS Qnap oferecem gratuitamente softwares como o Qsync e o HBS, que oferecem opções para sincronizar arquivos em tempo real ou em intervalos programados, localmente ou com serviços de nuvem.
Traga seu projeto e tire suas dúvidas
O diferencial para conseguir bons resultados ao fazer a sincronização de dados é conhecer todas as ferramentas disponíveis para sincronizar arquivos entre dispositivos físicos ou ambientes de nuvem.
Montar um servidor de arquivos com uma estratégia agregada com serviços de armazenamento em nuvem pode ajudar muito na solução, principalmente em empresas que não podem perder dados.
Seja qual for a opção escolhida, lembre-se que é fundamental manter uma solução de sincronização local confiável e que garanta que todas os dados sejam mantidos atualizados, seguros e prontos para o uso.
Além disso, um sistema de armazenamento local sempre é necessário abreviar os tempos de recuperação em caso de desastre. Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos especialistas em sistemas de armazenamento e backup.
Armazenamento de dados
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.
Saiba quais são os riscos antes de armazenar seus dados na nuvem
Sabia que armazenar dados na nuvem também possui riscos? Conheça alguns contrapontos que podem colocar em risco as operações de sua empresa.
ZFS, um sistema de arquivos para dispositivos de armazenamento
O ZFS é um sistema de arquivos robusto, de alta performance com recursos contra a perda de dados voltado para sistemas de armazenamento profissionais
Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?
Comprar o storage NAS e os hard disks em diferentes revendedores pode ser muito arriscado. Saiba porque comprar tudo num único distribuidor é melhor.