Como fazer backup dos dados de servidores e computadores Lenovo?
Com uma grande variedade de modelo de servidores disponíveis, a Lenovo disponibiliza equipamentos que atendem desde pequenos escritórios até grandes data centers.
As linhas ThinkServer, ThinkSystem e Flex System possuem modelos capazes de atender diferentes verticais de mercado, oferecendo recursos como escalabilidade, desempenho e preço.
Porém, mesmo os servidores mais confiáveis também necessitam de sistemas de backup. Ter cópias dos arquivos de produção das estações de trabalho ou do servidor é vital para manter qualquer operação funcionando.
Até algum tempo atrás, as soluções de backup tinham como função apenas fazer a cópia dos dados dos computadores ou servidores da empresa.
Assim, os sistemas de backup tinham como função principal apenas manter uma cópia simples dos arquivos, geralmente feitas uma vez ao dia.
Caso houvesse uma falha de hardware no servidor ou algum arquivo fosse corrompido por um vírus, recuperava-se a última atualização salva, geralmente do dia anterior, com perda de dados de algumas horas de trabalho.
Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, a maioria dessas soluções evoluíram e incluíram uma série de funcionalidades, além de substituir as antigas unidades de fita por novos sistemas de disco ou flash.
O backup e restore para cada aplicação
Manter o backup de dados não estruturados como documentos, fotos, imagens e arquivos office de computadores e notebooks é mais simples que fazer cópias de segurança dos servidores e ambientes virtualizados.
Apesar disso, muitas empresas ainda usam soluções de backup improvisadas para ambientes virtualizados compostos por servidores Lenovo, principalmente em pequenas e médias empresas.
Buscar alternativas mais seguras para proteger aplicações e informações corporativas armazenados nos servidores ThinkSystem ST50, ST250 e ST550 é uma exigência mínima para qualquer ambiente de TI saudável.
Utilizar dispositivos como HDs externos ou mesmo unidades de fitas LTO e gerenciar cópias feitas manualmente se tornou uma tarefa inviável, principalmente por não possuir a padronização exigida nas operações corporativas.
Mesmo quando o assunto é apenas fazer cópias de registros não estruturados (arquivos e pastas), ter backup em fita é um bom ponto de partida para a conseguir alguma proteção para os arquivos, mas decididamente não é a melhor solução para banco de dados e ambientes virtualizados.
Principais erros ao fazer backup
Pior do que usar dispositivos como HDs externos para fazer as cópias de segurança dos servidores é não ter um destino de armazenamento físico confiável.
Destinos de backup geralmente são equipamentos voltados apenas para esse fim, ou seja, com a segurança e redundância necessária para gravar e manter as cópias dos dados seguras.
Mesmo assim, muitos administradores de TI e usuários de pequenas empresas utilizam servidores obsoletos para gravar as cópias de segurança de toda a infraestrutura de TI da empresa.
Outros ainda fazem e mantém suas cópias de segurança no mesmo hardware de produção, sejam eles servidores ou storages.
Fazer cópias de backup num equipamento obsoleto ou em servidores de produção, por melhores que eles sejam, inevitavelmente é um grande erro e uma fonte de problemas.
Hard disks falham, por isso servidores e storages obsoletos também tendem a falhar sem nenhum aviso.
Além disso, manter os arquivos duplicados nos arranjos de discos do servidor de produção também é uma imperícia. Confiar no mesmo servidor para manter os dados corporativos, da rede local ou das estações de trabalho é um grande risco.
Para que qualquer sistema de backup ofereça algum nível mínimo de proteção, é necessário que o alvo de armazenamento seja um equipamento externo, como um storage NAS ou um dispositivo voltado para esse fim.
A importância dos arranjos de discos
Qualquer processo de cópia voltado para empresas deve ser automatizado e possuir componentes redundantes, para que não haja a perda de dados em caso de falha do hardware.
RAID é a sigla de “Redundant Array of Independent Disks”, que significa “matriz redundante de hard disks”.
A maioria dos servidores Lenovo permitem que seus hard disks sejam agrupados em arranjos RAID, porém nem todos os sistemas mais baratos possuem essa possibilidade.
Qualquer servidor ou sistema de armazenamento configurado para backup que ainda exige intervenção humana e não permite a montagem de arranjos RAID está sujeito a falhas.
Trata-se de uma tecnologia que agrupa dois ou mais hard drives e/ou memórias SSDs para trabalho conjunto, aumentando a segurança e a performance de servidores, computadores e storages.
As soluções profissionais para backup de servidores
Qualquer tarefa que envolve a cópia de dados exige que haja um destino externo de armazenamento (hardware) no processo, seja apenas para fazer a cópia dos arquivos de um servidor local ou manter protegido um grande servidor de nuvem.
A maioria dos sistemas operacionais possuem ferramentas para a cópia de arquivos, porém nem sempre essas aplicações possuem as funcionalidades necessárias para atender ambientes como sistemas de virtualização e softwares executados em servidores corporativos.
Ao partirmos para soluções profissionais, empresas como a Qnap, Synology e Seagate possuem um vasto portfólio de soluções compostas por hardware e software capazes de fazer backup dos servidores Lenovo.
Soluções como o Veeam e Commvault custam caro
Soluções como o Veeam e Commvault são grandes plataformas de backup para servidores, baseadas em hardware e software.
Esses sistemas geralmente oferecem ferramentas para proteção corporativa abrangentes e incorporam recursos profissionais como a desduplicação e o snapshot.
O problema é que essas soluções muitas vezes são caras demais para pequenas e médias empresas, que contam orçamentos apertados e apenas alguns servidores Lenovo instalados.
Com o orçamento reduzido, a maioria dessas empresas acaba adotando soluções mais acessíveis, que exigem um investimento menor em manutenção, instalação e treinamento.
A boa notícia é que um NAS pode dar conta desse recado, entregando soluções completas para copiar dados de servidores e estações por valores muito menores.
Muitas soluções de armazenamento baseada em disco já incorporam soluções profissionais para backup, seja apenas para arquivos ou grandes ambientes virtualizados.
Um servidor NAS como solução de backup
A vantagem de usar um storage NAS para manter os backups da sua empresa atualizados é não precisar adquirir hardware e software separados: Esses equipamentos fornecem tudo o que você precisa numa única solução.
Softwares para backup de máquinas virtuais, replicação de dados, nuvem híbrida e arquivamento já acompanham gratuitamente esses sistemas, disponibilizando soluções para a proteção dos sistemas em grandes clientes corporativos como data centers.
Tanto o Netbak Replicator como o Hyper Data Protector são softwares gratuitos, voltados para criar um plano de recuperação de dados corporativo confiável e econômico.
Enquanto o Netbak Replicator é uma solução de backup para as estações de trabalho e dados não estruturados, o HDP é uma solução voltada para servidores.
Os Melhores storages para backup
O backup tem como função principal duplicar os arquivos para a proteção contra a falha de hardware, porém a maioria das soluções também incorporaram recursos adicionais, como sistemas para recuperação de exclusões acidentais, identificação de corrupção nos arquivos e até a compactação de dados.
Tecnologias como a proteção contínua de dados (CDP), snapshot, replicação de arquivos, desduplicação e ferramentas para controle de versões também foram incorporadas aos sistemas de backup corporativos.
Além disso, relatórios para controle do versionamento das cópias, auditoria e outros recursos úteis como o arquivamento foram integrados as soluções de classe empresarial.
Os snapshots como ferramentas de recuperação
Snapshot é um retrato do sistema de armazenamento do servidor feito por software, que agiliza o processo de cópia e a recuperação de desastres (DR) quando as informações são perdidas.
Quando um administrador cria um snapshot, o sistema de backup cria um disco diferencial virtual em segundo plano, vinculado ao disco rígido ou volume original.
Em ambientes virtualizados, as máquinas virtuais fornecem diversas informações para a criação e o gerenciamento de um ou mais snapshots.
Os instantâneos geralmente são criados para proteção de dados, mas também podem ser usados para testar softwares e para a mineração de dados.
Esse recurso profissional utiliza a estrutura de armazenamento baseada em blocos e, por ser mais rápido que outros processos de cópia, é muito útil para a recuperação de ambientes em servidores de datacenters.
O backup das máquinas virtuais
O Hyper Data Protector oferece cópia incremental, de máquina virtual (VM), desduplicação global, agendamento de tarefa e a compactação de arquivos.
Todos os storages corporativos Qnap incluem gratuitamente esses aplicativos, que são ótimas ferramentas para fazer cópias de estações de trabalho ou servidores corporativos em ambientes virtualizados.
O HDP possui um sistema para gravação de dados baseado em blocos e permite criar tarefas ilimitadas de cópia, sem agentes para VMs, dentro de ambientes VMware vSphere e Microsoft Hyper-V.
Todos os NAS como os fabricados pela Qnap e Synology fornecem uma série de soluções para backup, compatíveis com sistemas operacionais Mac, Linux, Windows e dispositivos móveis.
A grande vantagem é que esses softwares não possuem custos adicionais para novas licenças, custos ocultos ou contratos que envolvem mensalidades, diminuindo assim o investimento na proteção do ambiente.
Dados compactados diminuem a necessidade de espaço de armazenamento, facilitam a recuperação e economizam tempo no processo de cópia e para eventuais restaurações.
Somos especialistas em armazenamento e backup
Traga seu projeto e tire suas dúvidas, nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo. A ControleNet é distribuidora autorizada para o Brasil dos sistemas para backup em disco de empresas como a Asus, Seagate, Qnap, Synology e Western Digital.
Backup
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Backup.
RAID 5, com apenas três hard disks as informações estarão mais seguras
Com apenas 3 discos é possível estabelecer um arranjo RAID 5. Saiba como obter mais performance e segurança para suas informações.
Alta disponibilidade ou High Availability
Saiba mais sistemas de alta disponibilidade e não deixe a empresa parar. Servidores e storages HA evitam a perda de dados e interrupção nas operações.
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.