Como criar uma nuvem pessoal de dados
Dezenas de serviços permitem armazenar e manter seus arquivos na nuvem. Microsoft Azure, Google Drive e Amazon AWS são algumas alternativas para os usuários que pretendem contratar um provedor para esse fim.
Porém, nem sempre contratar um serviço de armazenamento para arquivos e documentos pessoais é um bom negócio.
Mensalidades, falta de controle sobre o sistema, problemas com segurança, privacidade e não ter o ambiente sob controle são apenas alguns motivos que levam diversos usuários e empresas a criar sua própria nuvem pessoal.
O que é nuvem pessoal?
Nuvem pessoal é a tecnologia, geralmente comercializada como serviço, que disponibiliza área de armazenamento e capacidade de processamento de forma privada dentro de servidores e sistemas de armazenamento, proporcionando o acesso e o gerenciamento remoto do ambiente via internet.
Essa tecnologia também pode ser implementada em equipamentos próprios, como storages NAS e servidores de armazenamento.
Nesses casos os equipamentos funcionarão como provedores, possibilitando armazenar e disponibilizar dados via nuvem, executar aplicações remotamente e servir como repositórios de backup fora do ambiente de produção.
Criar uma nuvem pessoal de dados utilizando um storage NAS também é uma ótima alternativa para empresas, pois esses equipamentos são seguros e fáceis de instalar e não acrescentam novos custos mensais a organização.
Esses sistemas podem ainda utilizar serviços de diretório existentes, como o LDAP e Active Directory, facilitando a integração das contas e privilégios de usuários existentes de outros sistemas computacionais e melhorando a segurança do sistema.
Como criar uma nuvem pessoal de dados?
Antes de entrar na questão de como criar uma nuvem pessoal, qualquer empresa ou usuário sempre precisa identificar exatamente qual é a necessidade da implementação, bem como as vantagens e desvantagens do processo.
Apesar de ser uma ótima ferramenta para armazenar e acessar dados e/ou aplicações remotamente, a nuvem não resolve todos os problemas.
Quando contratada como um serviço, criar uma nuvem pessoal é basicamente alugar espaço de armazenamento exclusivo em provedores que atendem milhares de usuários, dispensando o investimento inicial em hardware e software.
Apesar de ter um custo inicial menor, comprar armazenamento em nuvem de provedores não significa ter a flexibilidade de adequar o ambiente para todas as necessidades.
Muitas vezes equipamentos como um storage NAS possibilitam uma implantação mais flexível desse serviço, com a vantagem de não exigir mensalidades ou aditivos contratuais.
A nuvem pessoal de armazenamento
Pequenas e médias empresas e usuários domésticos geralmente precisam apenas de algum espaço de armazenamento para manter seus arquivos e sistemas de backup sempre disponíveis, seguros e fora do ambiente de produção.
Nesses casos um NAS já dá conta do recado, não adicionando mensalidades desnecessárias e mantendo o ambiente e os dados sob controle.
Claro que essa visão simplista não resolve questões como mover sofisticados ambientes virtualizados para datacenters de terceiros ou criar uma nuvem corporativa interna, porém resolve 95% dos problemas de usuários domésticos.
Para usuários que não estão familiarizados com essa tecnologia, um storage NAS também simplifica esse tipo de implantação e pode ajudar muito quem não é especialista em TI.
Como criar uma nuvem capaz de executar aplicações?
Uma das tendências no mercado de tecnologia é mover (e executar) aplicações corporativas para a nuvem. Implementar esse tipo de solução exige um estudo mais detalhado, custa mais caro e nem sempre entrega os resultados esperados.
Questões como a adequação de aplicações, menor performance das conexões internet e os cuidados com a privacidade sempre falam mais alto quando o assunto é migração para nuvem, principalmente em instalações cliente-servidor de ambientes de alta produtividade.
Servidores VPN são mais baratos
Além disso, algumas empresas ainda confundem o significado de “acessar remotamente aplicações via internet” com manter aplicações (e dados) rodando e disponíveis numa nuvem privada.
Caso a ideia seja apenas mover aplicações como softwares administrativos baseados em Windows e SQL para a nuvem, antes de contratar um provedor e adequar todos os sistemas para o novo ambiente, sempre vale a pena considerar um servidor VPN.
Um servidor VPN pode disponibilizar acesso aos programas administrativos da empresa através de conexões seguras via banda larga, mantendo a infraestrutura de TI existente e substituindo a nuvem em diversos casos.
Como essa tarefa nem sempre é simples, talvez seja necessário a contratação de profissionais para a adequação e aderência dos sistemas aos serviços disponíveis.
Por que montar uma nuvem pessoal de armazenamento?
Montar uma nuvem pessoal utilizando equipamento próprio significa manter o controle do sistema, processos, aplicações e dos dados armazenados.
Muitas pessoas e organizações preferem ter controle total do ambiente onde seus dados estão armazenados ao invés de contratar um provedor para isso.
Uma das vantagens em implementar um servidor de armazenamento em nuvem utilizando equipamentos próprios é o controle total do processo.
Além disso, a flexibilidade para adequar as soluções de acordo com as demandas internas também são um diferencial que pesa na hora de decidir.
Uma forma simples e confiável para montar uma nuvem de armazenamento é utilizar um storage NAS Qnap ou Synology.
Esses equipamentos que já acompanham todos os softwares para disponibilizar e controlar os acessos e dados armazenados através de uma conexão telefônica ou internet.
Quais são as desvantagens de montar uma nuvem pessoal?
Um dos pontos positivos ao contratar grandes provedores de serviços ao invés de montar sua própria nuvem pessoal é a equipe de profissionais envolvida, a redundância e a disponibilidade fornecida pela estrutura de TI dessas empresas.
Porém supor que profissionais que cuidam de estruturas que hospedam milhares de nuvens irão dar a mesma atenção que você ou sua equipe interna de TI dão para o assunto pode causar algum descontentamento, principalmente quando o problema for causado em instâncias superiores.
A incorporação de tecnologias como componentes redundantes, softwares para gerenciamento da saúde do sistema e a redução nos preços dos storages tem facilitado a criação de nuvens privadas redundantes e diminuído a força desse argumento, facilitando criar e gerenciar ambientes de alta disponibilidade sem gastar muito.
Um NAS como solução de nuvem pessoal
O NAS Qnap é uma maneira rápida e econômica de criar uma nuvem pessoal de dados. Com ele é simples armazenar e compartilhar arquivos via internet, sem instalações complicadas ou a ajuda de especialistas.
Como outros serviços de nuvem, um NAS também fornece um centro de gerenciamento com painel de controle amigável para que seus usuários gerenciem uma personal cloud.
Isso dá o controle necessário sobre os recursos que podem ser utilizados, sem intermediários, contratos ou mensalidades.
Aplicações como armazenamento, backup em nuvem, compartilhamento de arquivos e acesso remoto aos sistemas administrativos são apenas alguns benefícios que um storage NAS fornece ao ser usado como uma solução de nuvem pessoal.
Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. Somos especialistas em sistemas de armazenamento de dados e estamos prontos para atendê-lo.
Nuvem de Dados
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Nuvem de Dados.
Nuvem Privada, Como criar uma Nuvem Particular de Dados
Saiba mais sobre conceitos como private cloud e conheça os equipamentos e softwares para te auxiliar na montar um serviço de nuvem privativa de dados.
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.