Saiba como instalar e configurar uma câmera IP para sua casa
A segurança é uma das maiores preocupações de toda a população, independentemente se o bairro da sua empresa ou residência é tranquilo ou perigoso.
Câmeras de segurança são instaladas a todo momento, gravando imagens e monitorando os mais diversos tipos de ambiente.
Esses equipamentos possibilitam não só vigiar um ambiente, mas também inibem as ações de criminosos e protegem o local, mesmo que à distância.
Existem diversos modelos de câmeras IP, com as mais variadas configurações e funcionalidades. A maioria delas precisa de um cabo de rede para funcionar, além de outro para a energia elétrica.
Algumas câmeras podem transmitir imagens via Wi-Fi, eliminando o cabo de rede, enquanto outras possuem suporte a tecnologia PoE, ou seja, são alimentadas pelo próprio cabo de rede.
Sabendo disso, em um local distante de um ponto de energia elétrica, como uma garagem por exemplo, é possível optar pelo modelo de câmera IP.
Em outros casos, é possível abrir mão de um cabo de rede, desde que se tenha um ponto de energia e um roteador ou access point por perto.
O que são câmeras IP?
Câmera IP é um dispositivo usado para o vídeo monitoramento e vigilância que captura e transmite imagens, vídeos e áudio via redes IP. Diferentemente das câmeras analógicas, esses equipamentos convertem as imagens capturadas em dados, simplificando a comunicação com outros dispositivos.
Em um ambiente residencial, a câmera IP permite uma maior segurança e proteção dos moradores, enquanto nas empresas proporciona maior organização, segurança e monitoramento das atividades laborais em tempo real, já que atua através da conexão com a Internet.
Atualmente, existem diversos tipos de câmeras que apresentam funções específicas para a realização do monitoramento. Assim, é importante conhecer mais sobre esses itens e entender como funcionam e como configurá-las.
Modelos de câmeras IP
Atualmente, existe uma grande variedade de tipos de câmera IP que apresentam funções específicas em cada modelo. Cada uma das funções apresentadas, oferecem um determinado tipo de funcionamento, podendo ser de grande valia no monitoramento.
Há uma infinidade de marcas e modelos que podem ser adquiridos para residências ou empresas. As três marcas mais buscadas são: Intelbras, Hikvision e Luxvision.
Veja alguns exemplos de câmeras IP que podem ser adquiridas:
- IP Hikvision Full HD 1080p
- Câmera de Segurança com WiFi HD Intelbras
- Dome Intelbras HD CFTV IP VIP 1020D
- IP HD Infravermelho 30 metros GIGA GS
- WiFi IP HD 360 Graus IC 4 Intelbras
- IP HD 2 MP Panorâmica 360 WiFi Lente de Olho de Peixe
- IP sem fio com 3 antenas 360 Graus HD WiFi Visão Noturna
A escolha do modelo da câmera IP deve ser tomada com base nas necessidades do ambiente e finalidade desejada, a fim de evitar arrependimentos e gastos desnecessários.
Outro fator importante a ser considerado é a qualidade dos vídeos. Dê preferência para marcas conhecidas e evite grandes prejuízos.
Como instalar uma câmera IP?
Instalar uma câmera IP pode ser feito em algumas etapas simples. Aqui está um resumo do processo de instalação:
1- Planejamento: Decida a localização da câmera e verifique se ela tem acesso à energia elétrica e à rede Wi-Fi ou Ethernet.
2- Montagem: Monte a câmera no local escolhido, seguindo as instruções do fabricante. Para câmeras externas, certifique-se de que estejam protegidas das intempéries.
3- Conexão à energia: Ligue a câmera à tomada ou conecte-a a uma fonte de alimentação PoE (Power over Ethernet), caso seja compatível.
4- Conexão à rede: Conecte a câmera à rede via cabo ou Wi-Fi. Para conexões Wi-Fi, siga as instruções do fabricante para conectar a câmera à sua rede sem fio. Para usar uma rede local, conecte um cabo ao switch ou roteador.
5- Configuração: Baixe e instale o aplicativo ou software do fabricante no seu smartphone, tablet ou computador. Siga as instruções para adicionar a câmera ao aplicativo e configurá-la de acordo com suas preferências.
6- Atualizações de firmware: Verifique se há atualizações de firmware disponíveis para a câmera e instale-as, se necessário.
7- Teste: Verifique a qualidade da imagem, o ângulo de visão e o funcionamento das funcionalidades da câmera, como detecção de movimento e gravação. Faça ajustes, se necessário.
8- Segurança: Altere a senha padrão da câmera e garanta que a sua rede Wi-Fi esteja protegida por uma senha forte.
Após concluir essas etapas, sua câmera IP estará instalada e pronta para ser configurada de acordo com o software de cada fabricante.
Processo para configurar câmera IP para casa
Geralmente a instalação de uma câmera IP é simples: Basta seguir os procedimentos indicados pelo fabricante do produto.
Para facilitar a instalação, um manual e programa acompanham a câmera, assim basta segui-lo para que a instalação seja feita corretamente.
Além de uma câmera IP, um roteador ou switch são indispensáveis. Roteadores e switches são dispositivos que criam ou conectam redes, permitindo o acesso à internet.
Tão importante quanto, é a escolha do local de instalação, uma vez que pode influenciar no desempenho do aparelho ao ser instalado. Portanto, sua localização deve ser muito bem pensada.
De simples e fácil instalação, para configurar uma câmera IP basta acompanhar o passo a passo:
- Através do software que acompanha o produto, configure um endereço IP para a câmera.
- Com o IP gerado, é preciso configurá-lo à rede. Para facilitar, há sempre um programa assistente de instalação que acompanha o produto.
- Abra o ícone que provavelmente surgiu em seu Desktop para visualizar o que está sendo observado pela câmera.
- Adicione a câmera na sua lista de dispositivos.
- Faça a configuração dos tempos onde as imagens serão gravadas.
- Para fazer o acesso às imagens em tempo real ou gravadas, acesse o IP da sua câmera através de qualquer navegador ou dispositivo conectado à internet.
Vale ressaltar que para que os vídeos possam ser visualizados, talvez o recurso ActiveX precise estar instalado e habilitado no computador.
Onde armazenar os vídeos gravados?
Para armazenar os vídeos capturados pela câmera IP basta escolher um dispositivo como um cartão de memória, uma unidade flash USB (pen drive), um HDD, um NAS ou até mesmo na nuvem.
Para escolher a melhor opção, deve-se levar em consideração as necessidades e capacidade requerida. No geral, o ideal é que o equipamento tenha grande capacidade e seja seguro, uma vez que os vídeos captados geram grandes arquivos que são importantes.
Os HDs são boas opções e podem ser encontrados em diversas capacidades. Da mesma forma, os NAS são parecidos, mas com performance e desempenho superiores quando comparados aos HDDs convencionais.
Lembre-se que dependendo do uso das imagens capturadas pela câmera, é importante fazer backup de tudo. A falta de backup causa a perda de dados e grandes prejuízos.
Em geral, o monitoramento residencial é menos exigente do que o empresarial, mas requer também atenção. Em caso de dúvida, o auxílio de um especialista na área pode ajudar a evitar problemas.
Um servidor NAS trabalhando como NVR
Um NAS atua de forma bem semelhante a um computador normal, ou seja, armazena arquivos, dados e informações. Entretanto, sua utilização é muito mais ampla.
Alguns NAS, como os fabricados pela Qnap, possuem um software para vídeo monitoramento disponível, capaz de monitorar várias câmeras e gravar todo o conteúdo com segurança.
Além disso, esses sistemas possuem diversos recursos contra falha e permitem compartilhar imagens pela rede local, possibilitando ainda que usuários autorizados acessem as imagens gravadas.
Outra função de um servidor NAS é a realização dos famosos backups, que evitam perdas de dados e garantem a segurança das informações.
Ao habilitar a função de backup automático no aparelho, o sistema faz com que todo o processo seja mais tranquilo, rápido e eficiente.
Deste modo, o NAS Qnap também pode ser usado como um sistema de vídeo monitoramento, gravando imagens de várias câmeras IP e gravando de forma segura todas as imagens do ambiente.
Somos especialistas em sistemas de vídeo monitoramento e backup
A instalação de uma câmera IP é um processo simples e eficaz, que permite monitorar ambientes de empresas e residências com facilidade. Com a configuração correta, as câmeras IP fornecem uma solução de vigilância confiável e flexível.
Utilizar um storage NAS para armazenar as imagens capturadas é uma decisão estratégica, pois esses equipamentos oferecem maior capacidade de armazenamento, segurança e acesso remoto as imagens de vídeo segurança.
Além disso, ao integrar um NAS ao sistema de câmeras, é possível gerenciar tudo de forma centralizada, acessando as imagens ou as gravações em tempo real e sem burocracia.
Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos especialistas em conectividade, sistemas de vídeo monitoramento e backup.
Segurança e Monitoramento (CFTV)
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Segurança e Monitoramento (CFTV).
Sistema de monitoramento para pequenas e médias empresas
Sistemas de Monitoramento IP: A tecnologia de vídeo que fornece soluções de vigilância flexíveis, escaláveis e baixo custo p/ empresas e residências.
Servidor NAS, conheça os conceitos básicos sobre o assunto.
Network attached storage: O que é, para que serve e como surgiu. Informações sobre o sistema de armazenamento de maior sucesso no mercado de TI.
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.