Atendimento por WhatsApp

Como gerenciar vários sistemas de vídeo monitoramento em um só lugar?

Com a evolução da tecnologia, a segurança e a vídeo vigilância são aspectos essenciais para garantir a proteção e a eficiência operacional dentro de empresas e organizações.

Porém, ambientes corporativos onde filiais, escritórios e depósitos com múltiplos endereços exigem a supervisão constante, o gerenciamento dos sistemas de vídeo monitoramento pode ser uma tarefa complexa.

Como gerenciar diversos sistemas de vigilância em um único lugar? Muitas vezes essa resposta envolve a adequação de várias soluções e diferentes tecnologias.

Para organizar todo o ambiente e centralizar as gravações, o primeiro passo é compreender as diferentes tecnologias envolvidas, como elas funcionam e quais são suas limitações.

Empresas que não padronizaram suas soluções de CFTV provavelmente terão mais dificuldades que organizações que mantém as mesmas soluções para todas as unidades.

Como gerenciar vários sistemas de vídeo monitoramento em um só lugar?

DVRs, NVRs e VMS

Antes de integrar as soluções, o primeiro passo é entender melhor sobre o funcionamento dos sistemas utilizados, como os dispositivos envolvidos funcionam, além de suas características e limitações.

Nesse ambiente, os DVR, NVR e VMS são componentes fundamentais ao integrar a vídeo vigilância e o monitoramento. Sem eles, nenhuma integração é possível.

DVR (Digital Video Recorder): DVR é um dispositivo que recebe, decodifica e grava sinais de vídeo de câmeras analógicas.

Esses dispositivos são os responsáveis em converter os sinais analógicos de vídeo para o formato digital, além de armazenar e possibilitar a reprodução das imagens gravadas.

Em geral, um digital vídeo recorder é conectado fisicamente às câmeras através de cabos coaxiais ou cabos de rede com o auxílio de baloons.

NVR (Network Video Recorder): NVR é um equipamento ou sistema de gravação de imagens baseado no protocolo IP e que utiliza uma infraestrutura de rede para gravar dados (imagens) em formato digital.

Diferentemente das câmeras analógicas, as câmeras IP capturam e convertem as imagens em dados, simplificando o trabalho do dispositivo que centraliza as imagens.

Além disso, ao contrário dos DVRs, um NVR não precisa estar fisicamente conectado às câmeras, pois os dados gerados pelas câmeras IP podem trafegar por qualquer tipo de rede, seja ela ethernet ou Wi-Fi, sem nenhuma conversão adicional.

VMS (Video Management Software): VMS é um software que permite gerenciar, visualizar e analisar gravações de vídeo de várias câmeras, sejam elas analógicas ou IP.

Tecnicamente, qualquer software que converte e exibe as imagens de um sistema de monitoramento analógico pode ser considerado um VMS.

Muitos storages NAS, como os fabricados pela Qnap, possuem softwares de vídeo-vigilância integrados. Esses equipamentos incorporam as vantagens de um software VMS como os recursos de um sistema de armazenamento.

O VMS é a "central de comando" de um sistema de vídeo-vigilância. Ele que permite gravar, reproduzir e visualizar as imagens ao vivo do ambiente monitorado.

Além disso, são esses sistemas que permitem programar as gravações, receber alertas de detecção de movimento e executar outras funções de segurança.

Alguns VMS também integram recursos como o reconhecimento facial, permitem a análise de vídeo e a integração com outros sistemas de segurança.

Conheça os melhores storages para monitoramento e CFTV

Quais são as dificuldades ao integrar diferentes sistemas de vigilância?

A complexidade de integrar diversos sistemas de vigilância aumenta à medida em que diferentes tecnologias são adotadas em cada uma das localidades físicas que precisam ser gerenciadas.

Sistemas de vídeo monitoramento analógicos (baseados em DVR) custam mais barato, porém são mais difíceis de integrar e manter atualizados.

Como cada sistema de vigilância analógico pode ter sua própria interface de uso, muitas vezes a complexidade do ambiente pode exigir ajustes técnicos personalizados ou mesmo a substituição dos equipamentos.

O processo de unificar o gerenciamento de imagens através de um único VMS de diferentes DVRs quase sempre não vale a pena, principalmente quando envolve diversas tecnologias e fabricantes.

Como muitos desses softwares são proprietários, eles não permitem suas soluções sejam integradas a plataformas de terceiros.

Caso todas as instalações possuam o mesmo tipo de solução, a integração dependerá basicamente do fornecedor do DVR, que já deve possuir um VMS com capacidade de centralizar tudo no mesmo ambiente.

A simplicidade de integrar NVRs e câmeras IP

Já sistemas baseados em NVR tendem a ser mais fáceis de integrar a um único VMS, principalmente devido à sua natureza intrinsecamente digital e conectada em rede.

Câmeras IP transmitem dados digitalmente via uma rede local ou remota, o que facilita a comunicação com softwares do tipo VMS, que também operam no ambiente de servidores e sistemas de armazenamento em rede.

Outro ponto importante é que sistemas baseados em IP possuem mais funcionalidades que seus pares analógicos, como detecção de movimento e análise de vídeo.

Além disso, esses sistemas suportam câmeras com maiores resolução de imagem, permitem a movimentação de câmeras através de software e incorporam outros recursos que podem ser explorados por um VMS.

A dependência de links velozes para o gerenciamento unificado

Outra dificuldade da unificação de vários sistemas de vídeo vigilância estão associados a largura de banda disponível entre as localidades e quanto essa inovação irá comprometer outras aplicações.

A integração de imagens de múltiplas câmeras em um único servidor físico pode aumentar significativamente a quantidade de dados a serem armazenados e transmitidos, sobrecarregando a infraestrutura de TI existente.

Essa nova demanda pode exigir recursos adicionais e atualizações na infraestrutura, resultando em novos custos de hardware, software, linhas de transmissão e recursos humanos.

Além disso, a segurança é outra preocupação. Conectar vários sistemas de vídeo monitoramento através de uma única plataforma pode abrir novas vulnerabilidades e aumentar o risco de ataques cibernéticos.

Outro ponto a ser considerado é cada sistema pode exigir conhecimentos e habilidades específicas da equipe para a operação e manutenção do novo sistema.

A dependência de links velozes para o gerenciamento unificado

Quais são as vantagens de unificar vários sistemas de vigilância?

Ter um único VMS compatível com todas as plataformas de hardware e software de todos os sites da empresa proporciona uma série de benefícios significativos.

Essas são as principais vantagens para unificar o gerenciamento de vídeo segurança:

1. Eficiência Operacional: A gestão de vários sistemas de segurança por meio de diferentes plataformas pode ser complicada e ineficiente.

No entanto, um VMS compatível com diversas soluções permite visualizar todas as câmeras em uma única central, independentemente do fabricante ou tecnologia, simplificando o gerenciamento e melhorando a eficiência operacional.

2. Flexibilidade: Com um VMS que funciona com várias plataformas permite que cada empresa escolha dispositivos entre diversos fabricantes, sem se preocupar se eles funcionarão com o sistema de gerenciamento de vídeo.

Isso significa esses sistemas permitem selecionar as câmeras, DVRs e NVRs mais adequados para cada local, sem comprometer a capacidade de monitoramento de tudo a partir de um único ponto.

3. Redução de Custos: Um único VMS pode reduzir a necessidade de treinamento em múltiplas plataformas de trabalho, diminuindo assim os custos de treinamento e os erros operacionais.

Além disso, com um VMS compatível com várias plataformas ajuda a evitar a necessidade de substituir todo o sistema de segurança caso haja mudança do fabricante de câmeras.

4. Resiliência e Escalabilidade: A compatibilidade entre várias plataformas também oferece maior resiliência e escalabilidade.

Nesses casos, à medida que a estrutura cresce, novas câmeras podem ser adicionadas e gerenciadas pelo mesmo VMS. Além disso, soluções baseadas em VMS entregam mais disponibilidade para o ambiente.

Se uma câmera ou DVR falhar, o equipamento pode ser facilmente substituído por outro sem a necessidade de alterar o sistema de gerenciamento de vídeo.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais são os principais softwares VMS para câmeras IP disponíveis?

Vários softwares VMS (Video Management Software) robustos e confiáveis estão disponíveis para gerenciar câmeras IP. São eles:

Milestone XProtect: Este é um dos softwares VMS mais populares do mercado de vídeo vigilância. Ele oferece recursos como a visualização ao vivo, reprodução de gravações, alertas de detecção de movimento e compatibilidade com milhares de câmeras IP.

Genetec Security Center: Este é outro software VMS poderoso, conhecido por sua flexibilidade e escalabilidade. Ele integra vídeo, acesso, backup e outros sistemas de segurança em uma única interface. O Genetec é particularmente útil para empresas maiores com múltiplos locais.

Axis Camera Station: Este software VMS é feito pelo mesmo fabricante que produz uma das linhas mais populares de câmeras IP. Ele é fácil de usar e oferece uma ampla gama de recursos, mas é melhor otimizado para trabalhar com câmeras Axis.

Luxriot Evo: Este é um software de gerenciamento moderno e de alto desempenho, com uma interface intuitiva e fácil de usar. Ele suporta mais de 4000 dispositivos de mais de 140 fabricantes.

Avigilon Control Center: Este software de vídeo monitoramento é conhecido por sua solução de busca de vídeo, que usa inteligência artificial para permitir que os usuários pesquisem rapidamente por eventos e pessoas específicas nas gravações de vídeo.

Digifort: O VMS Digifort permite a integração com várias câmeras IP e outros dispositivos de segurança. Esse sistema oferece recursos como o monitoramento ao vivo, reprodução de gravações, detecção de movimento, reconhecimento facial e análise de vídeo.

Principais softwares VMS para câmeras IP disponíveis

Os desafios ao unificar diversos sistemas de vídeo monitoramento

Antes de começar a unificar seu sistema de vídeo monitoramento na mesma estrutura, alguns pontos importantes devem ser analisados.

Avalie a infraestrutura tecnológica existente. Isso envolve entender quais tipos de sistemas de gravação e câmeras estão em uso nas diferentes unidades, bem como os protocolos de rede e a forma de comunicação desses sistemas.

Essa avaliação inicial ajudará a determinar se o sistema atual pode suportar a unificação e quais atualizações podem ser necessárias.

Analise se o sistema é escalável. Quais são as câmeras precisam estar no mesmo ambiente, onde as imagens serão armazenadas e quantos locais estão envolvidos no projeto.

Outros endereços serão incorporados ao sistema? A escala pode ter um grande impacto na escolha do software VMS e na infraestrutura de rede necessária.

Verifique os recursos para cada sistema. Quais recursos de vídeo monitoramento são importantes para sua operação? Cada VMS possui características próprias, por isso vale a pena identificar quais são as reais necessidades para cada projeto.

Isso pode incluir soluções que possuem detecção de movimento, reconhecimento facial, cercas eletrônicas, análises de vídeo ou integração com outros sistemas de segurança.

Adequação do orçamento: O orçamento também é um fator importante. A unificação do sistema de gerenciamento de vídeo pode exigir investimentos significativos em novo hardware, software e possivelmente treinamento de equipe.

Avalie o fornecedor da solução: É importante escolher um fornecedor idôneo, que entregue um software compatível com os equipamentos já homologados pela empresa, que ofereça suporte contínuo e faça atualizações regulares de software.

Conheça a linha de storages Infortrend

Como gerenciar vários sistemas de vigilância em um só lugar?

A unificação de vários sistemas de vídeo monitoramento em uma única plataforma exige planejamento cuidadoso, uma boa compreensão da infraestrutura existente e das possibilidades de crescimento.

Além disso, a seleção de um software que seja compatível com todos os ambientes existentes, funcione através de uma rede e que possa atender aos requisitos do sistema de segurança da empresa é essencial.

Embora o processo apresente vários desafios como ter que atualizar a infraestrutura, capacitar a equipe e resolver questões de compatibilidade, os potenciais benefícios envolvido são significativos.

Um sistema unificado pode oferecer maior eficiência, melhor controle, mais recursos avançados e uma visão mais holística da segurança.

Isso pode, por sua vez, aumentar a eficácia das operações de segurança e proporcionar uma maior proteção para o seu negócio.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazenamento, vídeo-vigilância e distribuidor autorizado Seagate, Qnap, WD, Vivotek e Synology.

Produtos recomendados:

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Segurança e Monitoramento (CFTV)

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Segurança e Monitoramento (CFTV).

Tolerância a falhas: O que é um sistema tolerante a falha
Tolerância a falhas: O que é um sistema tolerante a falha

Empresas não podem parar. A tolerância a falhas é uma das ferramentas que pode ajudar. Saiba como sistemas tolerantes a falha podem ajudar sua empresa

NVR ou Network Video Recorder, um sistema para gravação de imagens de vídeo
NVR ou Network Video Recorder, um sistema para gravação de imagens de vídeo

Precisando de um NVR? Conheça nossa linha de network video recorders e câmeras IP. Traga seu projeto e esclareça suas dúvidas com nossos Especialistas.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.