Cloud Storage, tire proveito do armazenamento em nuvem
O que é cloud storage?
Cloud Storage ou armazenamento em nuvem é um modelo de computação. Geralmente é comercializado como serviço, onde provedores disponibilizam áreas de armazenamento em servidores e sistemas de armazenamento, físicos ou virtuais, voltados para armazenar, alterar e acessar dados via internet.
Quando contratado como serviço, o armazenamento em nuvem disponibiliza serviços de computação sob demanda, disponibilizando capacidade de armazenamento e processamento de acordo com o uso.
Esse modelo de utilizar provedores para hospedagem, geralmente cobra seus usuários de acordo com o uso do sistema, mas terceiriza totalmente o gerenciamento da infraestrutura principal a um provedor.
Além da falta de controle, outros problemas como privacidade, segurança e falta de flexibilidade levam muitas empresas e usuários a criar uma nuvem privada de dados.
Os serviços de nuvem podem ser públicos, privados ou híbridos, comercializados como serviço ou ser implementado através da compra de storages ou servidores próprios para esse fim.
Empresas como Google, Amazon, Dropbox, e Microsoft oferecem serviços de cloud storage para usuários e empresas através de planos baseados na utilização, performance e aplicações, mas não oferecem nenhum nível de personalização.
Enquanto isso, fabricantes como Qnap, Synology, Seagate e Infortrend oferecem soluções que envolvem todo o hardware e software necessários para criar e gerenciar sua própria cloud storage privada.
Serviços de nuvem ou Storage as a Service (SaaS)
Diversos serviços de cloud storages gratuitos estão disponíveis no mercado, porém quase sempre oferecem pouca capacidade de armazenamento e serviços relativamente limitados para receberem aplicações empresariais.
Serviços como esses estão associados a provedores de e-mails e outras soluções comerciais como o Google Drive, Dropbox e o Microsoft OneDrive.
Quando o cloud storage grátis não é a resposta, serviços como nuvem disponíveis no mercado envolvem a locação, em algum momento, por parte de provedores (empresas) de parte de sua área de armazenamento ou de infraestrutura de TI/datacenter (servidores, storages e softwares) para terceiros.
A arquitetura de armazenamento cloud é classificada por aplicações que envolvem sistemas de nuvens públicas ou gratuitas, comunitárias, híbridas ou privadas.
Nuvem pública ou gratuita
Geralmente voltado para pessoas físicas, o serviço de nuvem pública é ofertado por diversos sites como o Dropbox ou Google Drive, que disponibilizam planos com algum espaço de armazenamento grátis para seus usuários, mas cobram caso seja necessário contratar mais espaço.
Indicados para quem não necessita de um alto nível de segurança e desempenho, esses serviços de nuvem grátis oferecem uma boa oportunidade para iniciantes entenderem o funcionamento de um cloud storage, porém não são indicados para uso corporativo.
Nuvem comunitária
Diferentemente da nuvem pública, as nuvens comunitárias são plataformas compartilhadas entre clientes com negócios em comum que rateiam os custos de desenvolvimento, utilização e manutenção.
A nuvem comunitária pode ser implementada, hospedada e gerenciada dentro das infraestruturas de TI existentes nas empresas ou terceirizada para datacenters específicos para esse fim.
Nuvem privada ou private cloud
Trata-se de uma infraestrutura de computação em nuvem implementada e administrada para uso exclusivo de uma única empresa.
Uma nuvem privada proporciona maior controle de operação, pois todo o hardware da infraestrutura como storages e servidores estão ao alcance e sob controle do cliente.
Alguns fabricantes de storages NAS como a Qnap, Synology e Infortrend possuem equipamentos para a criação de nuvem privadas residenciais ou comerciais, entregando mais controle aos administradores de TI e menor custo por Terabyte armazenado.
Nuvens privadas são indicadas para criação de ambientes colaborativos via internet dentro de empresas que não podem correr riscos com problemas como falta de segurança, privacidade ou falta de controle sobre os custos.
Nuvem híbrida, a solução que envolve nuvem privada e pública
Considerando os riscos de contratar serviços de nuvem para toda sua operação, algumas empresas e usuários tem adotado estratégias que misturam dois modelos, buscando obter o melhor uso da nuvem privada e da pública.
Assim, os envolvidos mantem uma estrutura computacional interna para armazenar informações sigilosas e estratégicas para a empresa. Além disso, costumam contratam um sistema em nuvem público para ambientes colaborativos menos críticos como backup ou replicação de dados.
Como criar uma estrutura de cloud storage para minha residência ou empresa?
A implementação de qualquer cloud storage começa com a análise de ao menos quatro requisitos: disponibilidade, velocidade, privacidade/segurança e investimento.
Para aplicações como compartilhar arquivos ou fotos, onde segurança, performance ou privacidade não são requisitos, geralmente um serviço de nuvem grátis pode resolver o problema.
Para empresas ou usuários que precisam de um nível mínimo de segurança, manter sigilo dos dados armazenados e não quer ter taxas mensais de administração, a escolha natural é a montagem de uma nuvem privada.
Isso implica em ter um ou mais servidores e storages para o armazenamento em nuvem.
Em alguns casos, empresas têm optado por alugar espaços físicos dentro de datacenters para criarem sua própria nuvem privada de dados, através do serviço conhecido como “colocation”.
Essa modalidade aproveita uma infraestrutura de TI existente fora da empresa, onde o cliente fica responsável pela instalação, manutenção e gerenciamento dos equipamentos e é tarifado mensalmente por custos como seguros, consumo de energia e utilização de banda.
Outra forma comum de criar um servidor Cloud na sua empresa ou residência é a compra e instalação de Personal Cloud Storage.
Consulte-nos, somos especialistas em Armazenamento de dados
A ControleNet oferece servidores NAS que permitem a criação de ambientes de nuvem para residência e empresas, oferecendo os mesmos recursos de gerenciamento que os principais serviços de armazenamento em nuvem do mercado.
Dentre as vantagens de implementar uma nuvem privada está o fato de maior controle sobre os dados e ambientes, ausência de mensalidades e maior privacidade dos dados armazenados. Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre o assunto.
Nuvem de Dados
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Nuvem de Dados.
Como criar uma nuvem pessoal?
Como criar uma nuvem pessoal de dados? Equipamentos como Storages NAS são feitos para isso. Saiba mais sobre o assunto e fique longe de mensalidades.
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.