Backup para nuvem, seus dados sempre protegidos
A crescente dependência do uso da computação em nuvem tem exigido o uso de soluções complementares para garantir a segurança, disponibilidade e a integridade das informações.
Apesar de estarem hospedadas em ambientes seguros, aplicações e dados de nuvem não são a prova de falhas, por isso também merecem os mesmos cuidados que nossos dados locais.
Soluções híbridas que sincronizam dados ou fazem backup entre as aplicações locais e de nuvem são cada vez mais comuns.
Por esse motivo, muitas soluções de armazenamento em rede já possuem em suas listas de aplicativos softwares capazes de manter esses ambientes ainda mais seguros.
Nesse universo destacam-se soluções como o uso dos storages NAS, capazes de fazer a sincronização de dados entre esses ambientes e oferecem uma alternativa robusta e confiável para os dados locais ou o backup de nuvem.
O backup local para nuvem
A transição de um modelo de armazenamento de dados puramente local para soluções baseadas em nuvem tem se intensificado nas últimas décadas.
Muitos servidores e computadores do ambiente on-premise precisam de uma proteção extra, porém nem sempre é possível organizar e controlar os dados sem uma ferramenta adequada.
Assim, a proteção eficaz desses arquivos requer uma estratégia de respaldo que englobe tanto armazenamento local quanto em nuvem.
Neste contexto, o uso de servidores de backup e sistemas de armazenamento em rede (NAS) para centralizar os dados tem simplificado a vida de muita gente.
Por isso, ter as cópias de segurança dos dados locais centralizadas em um único dispositivo para sejam transferidas para a nuvem é uma prática que ganha cada vez mais relevância.
O backup da nuvem para o ambiente local
Serviços de armazenamento em nuvens públicas proporcionam flexibilidade e escalabilidade, permitindo acesso aos dados de qualquer lugar e a qualquer momento.
No entanto, questões relacionadas à segurança e privacidade dos dados nesses ambientes sempre podem emergir.
Essas ameaças incluem vulnerabilidades de segurança e riscos associados à perda de dados devido a falhas de sistema, erros humanos ou mesmo catástrofes naturais.
Por isso, a implementação de um mecanismo com respaldo local usando um servidor ou storage ainda é uma estratégia vital para a proteção de dados.
Os NAS para backup estão em alta
Empresas como Qnap, Synology e Asustor figuram entre as líderes do mercado global quando o assunto é o fornecimento de soluções de armazenamento e backup em rede.
Cada um desses fabricantes oferece um conjunto diversificado de modelos que se adequam a diferentes necessidades e tamanhos de organizações.
Qnap e Synology, por exemplo, são reconhecidos pelo desempenho de hardware, a robustez de seus sistemas operacionais e pela ampla gama de aplicativos suportados.
Já a Asustor se destaca por suas soluções voltadas para o mercado doméstico, eficiência energética, preço baixo e suas aplicações multimídia.
Empresas precisam de soluções com alta redundância
Quando se trata de sistemas de armazenamento em rede, a redundância de dados é um fator crítico para a garantia de disponibilidade e integridade das informações.
Nesse cenário, a tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks) é comumente empregada em equipamentos como storages para proporcionar essa redundância.
Configurações como RAID 1, 5, 6 e 10 são populares, cada uma oferecendo um equilíbrio entre capacidade de armazenamento, proteção de dados e performance.
Além disso, empresas que precisam fazer backup de dados importantes que estão na nuvem não podem correr riscos de falha em seus sistemas locais.
Para esse tipo de necessidade, a Qnap dispõe de equipamentos com controladoras redundantes, que oferecem maior disponibilidade para o ambiente.
Já a Synology possui soluções de armazenamento que podem ser totalmente integradas em um único cluster.
Esse recurso replica totalmente o ambiente local em dois equipamentos em um único ambiente de alta disponibilidade.
O data trunking das portas de rede
Antes voltado apenas para sistemas de alto custo, o data trunking de portas LAN já é uma realidade nos pequenos servidores e sistemas de armazenamento domésticos.
Também conhecido como agregação de link, o data trunking é uma técnica utilizada para agregar vários links físicos de comunicação em um único canal lógico de comunicação.
Essa funcionalidade permite combinar múltiplas conexões de rede em uma única, mais potente, que melhora a velocidade na transferência de dados da rede interna.
Além de aumentar a capacidade de transmissão de dados, a agregação de link também aumenta a redundância das conexões LAN, ou seja, mesmo que uma das portas falhe, o sistema continuará online.
O backup de nuvem exige segurança
Toda essa segurança oferecida pelos storages NAS não são de efeito cosmético: Elas efetivamente trazem um respaldo adicional para os dados sincronizados com os serviços de nuvem.
Como segurança é parte indispensável para a proteção e o gerenciamento de dados mas cobra um custo por isso, cada aplicação deve ser cuidadosamente adequada ao respectivo orçamento.
Porém, vale lembrar que mesmo com todos os recursos oferecidos por equipamentos ou provedores de nuvem, sempre é bom ter uma camada adicional de segurança.
Os benefícios de um sistema de backup seguro
A implementação de um equipamento com um backup server ou NAS para criar cópias de segurança de dados armazenados na nuvem traz benefícios múltiplos.
Primeiramente, esse tipo de abordagem oferece uma camada adicional de proteção contra perda de dados, garantindo que cópias seguras estejam sempre disponíveis localmente.
Em segundo lugar, reduz a dependência exclusiva de provedores de nuvem, mitigando riscos associados a indisponibilidades ou falhas desses serviços.
Por fim, ter os dados localmente proporciona um controle mais refinado sobre o ambiente do datacenter, permitindo a implementação de políticas de acesso e proteção conforme as necessidades específicas de cada organização.
Backup para a nuvem?
A estratégia de backup do ambiente local para a nuvem exige que aspectos como o tempo de restauração e o nível de segurança exigido durante a transferência de dados sejam considerados.
Além disso, a escolha do provedor de nuvem certo, que atenda aos requisitos de conformidade e segurança da organização nem sempre custam barato.
A gestão do custo de armazenamento em nuvem deve ser monitorada cuidadosamente, especialmente quando lidamos com grandes volumes de dados.
Por outro lado, fabricantes como Qnap possuem diversas soluções de armazenamento que podem atender desde usuários domésticos até grandes empresas que precisam fazer backup de seus dados.
Para quem quer a nuvem como sua principal alternativa de backup, vale lembrar que as mensalidades sempre acompanham o crescimento dos dados e estão sujeitas a questões de segurança.
Além disso, as tecnologias como componentes redundantes, arranjos RAID e o trunking de portas LAN já custam mais barato e podem ser agregados aos sistemas locais para oferecer mais segurança aos dados sensíveis.
Quer discutir seu projeto? Fale com nossos especialistas. Somos distribuidores Asus, Qnap, Synology e Infortrend.
Armazenamento de dados
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.
RAID ou Disk Array: Conheça os tipos de Arranjos de Discos
Por que montar um arranjo de discos RAID? Saiba mais porque discos trabalhando em conjunto podem ajudar sua empresa ou residência.
7 melhores práticas para montar uma política de backup
Uma política de backup bem estruturada e funcional garante que cópias dos dados estejam sempre disponíveis quando necessárias. Entenda como montá-la!
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.